Campanha de segurança com energia elétrica é intensificada no Maranhão

Com o intuito de levar à população informações para evitar acidentes com energia elétrica, a Companhia Energética do Maranhão – Cemar alerta os consumidores quanto aos cuidados com este bem, que apesar do conforto que proporciona, requer muita atenção.

A campanha intitulada Segundos de Vida consiste na divulgação de vídeos em televisão, na internet e spots para rádio, que contam através de relatos, baseados em fatos reais, as principais causas de acidentes com a rede elétrica e as medidas para evitar os acidentes, como realizar construções obedecendo a distancia segura, instalar antenas e soltar pipas e papagaios próximos à rede de energia.

O alerta que a campanha traz é importante, pois é exatamente na construção civil, reformas de prédios e serviços de reparo que acontecem a maioria dos acidentes com eletricidade. A Cemar informa que ao construir, ou reformar telhados, a população mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica, que deve ser de no mínimo dois metros. Ao manusear vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos, que se tome cuidado para que nada toque ou se aproxime dos fios da rede elétrica e, em caso de acidentes, não se deve chegar próximo de quem esteja recebendo a descarga de energia elétrica. O mesmo cuidado e atenção deve ser tomado durante a instalação de antenas de TV.

Outro ponto de atenção visto na campanha está voltado para as crianças, pois uma simples e saudável brincadeira de empinar pipa, por exemplo, pode ocasionar acidentes gravíssimos ou até fatais. Como ainda estamos no período de férias, mais do que nunca é importante orientar as crianças a não subir em árvores com galhos que estejam tocando na rede elétrica, lajes ou postes; jamais tentar resgatar pipas que estejam presas na rede de energia, além de nunca invadir subestações para tentar resgatar pipas presas nos fios de energia, pois a área é bastante energizada, perigosa e, somente funcionários da Cemar, devidamente trajados com equipamentos de proteção individual, estão autorizados a acessar a área.

Ainda falando nas pipas e papagaios, se estiver chovendo, essa situação fica bem mais agravada, por isso é importante não permitir que as crianças soltem pipas durante as chuvas. Se a linha molhada ela torna condutora de energia elétrica podendo aumentar o risco de choque elétrico e, se nesta linha houver cerol, pode danificar a fiação elétrica com sua composição cortante e, além de também poder causar acidentes graves com ciclistas, motociclistas e pedestres.

São medidas de segurança como estas, ilustradas na campanha, que podem evitar que, em questão de segundos, vidas sejam perdidas. De acordo com a Companhia Energética do Maranhão, o número de interrupções de fornecimento de energia elétrica ocasionadas por pipas enroscadas na rede elétrica aumentou quando comparado ao mesmo período do ano passado, como mostra o gráfico abaixo:

A campanha de segurança “Segundos de Vida” faz parte do Programa “Segundos de Vida” já existente internamente na Cemar, e é mais uma forma de mostrar para os maranhenses que ter energia elétrica é um bem incomensurável, mas preservar a vida é mais importante ainda.

 Para o Executivo de Segurança da Companhia, Francisco Ferreira, o mais importante é alertar à população sobre a preservação da vida. “A energia elétrica é muito importante nas nossas vidas, mas é necessário agir com cuidado ao manuseá-la para garantir a segurança e preservar a vida.

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta