
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental foi realizado na manhã de ontem, quinta-feira, 10, no prédio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, do no bairro Anjo da Guarda. Um delicioso café da manhã oferecido aos usuários dos serviços do CAPS, seus familiares e funcionários.
A equipe de funcionários chegou cedo para receber os convidados, pois o dia era mesmo muito especial para reunir as famílias e usuários dos serviços, às sete e meia todos os convidados já estavam presentes.
A coordenadora da unidade de saúde mental, Regina Lúcia Santos, agradeceu a presença de todos e disse que os serviços do Caps estão firmes e fortes na cidade, e chamou o médico psiquiatra Carlos Alberto para ministrar uma pequena palestra antes do café.
Ele iniciou falando da importância do município ter uma unidade de saúde do CAPS funcionando e cuidando da saúde mental das pessoas.
“Esse serviço depende da boa vontade do gestor e graças a Deus aqui o gestor ta mostrando boa vontade”, disse ele.
O PAPEL DA FAMíLIA
A todo o momento o ser humano é cobrado e influenciado pelo meio em que vive, é este meio que também determina como ele deve agir, pensar e se comportar. Se ele fugir a essas normas sociais conseqüentemente será punido pela sociedade, com isso a todo o momento o ser humano é vigiado pela sociedade e por ele mesmo, sendo assim o nível de stress ao qual é submetido todos os dias é alto e sair do normal para a loucura é um risco muito grande.

Porém esse papel da família no tratamento do doente mental não é fácil. Pois vários são os sentimentos que ela pode apresentar diante dessa situação, tais como culpa, preconceito e incapacidade. Alem do preconceito que o doente mental sofre da sociedade, ele também é submetido ao preconceito da família, pois esta muitas vezes se envergonha por não ter formado um individuo saudável e preparado para cumprir com suas obrigações sociais. Para finalizar a palestra o medico pediu para que o tratamento dos pacientes que estão aparentemente curados não seja interrompido, pois isso só vai atrapalhar.
Encerrada a palestra foi à vez de saborear o delicioso café, regado a sucos, frutas, bolo de vários sabores, num clima de confraternização entre pacientes, familiares e equipe de profissionais. Em seguida foi iniciado o atendimento que estendeu se durante todo o dia, como vem sendo feito desde a sua reinauguração.
Uma Resposta
São muitos os desafios em relação aos cuidados com as pessoas com doença ou transtornos mentais tanto por parte da familia como de toda a sociedade mas, a luta vale a pena.
Elencando algumas conquistas leito psiquiatrico nos hospitais gerais, CAPS, UAs dentre outras.
vamo que vamo!!!!!!!!!!!!!!!!!