CAPS de Timbiras realiza evento no Dia Mundial da Saúde Mental

Palestrante
Palestrante

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental foi realizado na manhã de ontem, quinta-feira, 10,  no prédio do Centro de Atenção Psicossocial –  CAPS, do no bairro Anjo da Guarda. Um delicioso café da manhã     oferecido aos usuários dos serviços do CAPS, seus familiares e funcionários.

A equipe de funcionários chegou cedo para receber os convidados, pois o dia era mesmo muito especial para reunir as famílias e usuários dos serviços, às sete e meia todos os convidados já estavam presentes.

A coordenadora da unidade de saúde mental, Regina Lúcia Santos, agradeceu a presença de todos e disse que os serviços do Caps estão firmes e fortes na cidade, e chamou o médico psiquiatra Carlos Alberto para ministrar uma pequena palestra antes do café.

Ele iniciou falando da importância do município ter uma unidade de saúde do CAPS funcionando e cuidando da saúde mental das pessoas.

“Esse serviço depende da boa vontade do gestor e graças a Deus aqui o gestor ta mostrando boa vontade”,  disse ele.

O PAPEL DA FAMíLIA 

A todo o momento o ser humano é cobrado e influenciado pelo meio em que vive, é este meio que também determina como ele deve agir,  pensar e se comportar. Se ele fugir a essas normas sociais  conseqüentemente será punido pela sociedade, com isso a todo o momento o ser humano é vigiado pela sociedade e por ele mesmo, sendo assim o nível de stress ao qual é submetido todos os dias é alto e sair do normal para a loucura é um risco muito grande.

Café da manhã
Café da manhã

Porém esse papel da família no tratamento do doente mental não é fácil.  Pois vários são os sentimentos que ela pode apresentar diante dessa situação, tais como culpa, preconceito e incapacidade. Alem do preconceito que o doente mental sofre da sociedade, ele também é submetido ao preconceito da família, pois esta muitas vezes se envergonha por não ter formado um individuo saudável e preparado para cumprir com suas obrigações sociais. Para finalizar a palestra o medico pediu para que o tratamento dos pacientes que estão aparentemente curados não seja interrompido, pois isso só vai atrapalhar.

Encerrada a palestra foi à vez de saborear o delicioso café, regado a sucos, frutas, bolo de vários sabores, num clima de confraternização entre pacientes, familiares e equipe de profissionais. Em seguida foi iniciado  o atendimento que estendeu se durante todo o dia, como vem sendo feito desde a sua reinauguração.

Um comentário sobre “CAPS de Timbiras realiza evento no Dia Mundial da Saúde Mental”

  1. São muitos os desafios em relação aos cuidados com as pessoas com doença ou transtornos mentais tanto por parte da familia como de toda a sociedade mas, a luta vale a pena.
    Elencando algumas conquistas leito psiquiatrico nos hospitais gerais, CAPS, UAs dentre outras.
    vamo que vamo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário