Caravana Estudantil mobiliza estudantes de Chapadinha, Timon, Caxias, Codó e Bacabal

Mais cinco municípios maranhenses receberam, durante esta semana, a Caravana Estudantil. Desta vez, centenas de estudantes das regionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de Chapadinha, Timon, Caxias, Codó e Bacabal foram mobilizados durante a passagem da caravana e toda sua estrutura, que chega às escolas com atividades culturais e esportivas, oficinas e rodas de conversas que incentivam o debate sobre temas atuais e importantes.caravana-1

Com a presença da caravana, os espaços das escolas são divididos e transformam-se em espaços de debate, que estimulam a criticidade e o protagonismo dos estudantes na construção de uma escola democrática, que trabalha na formação de cidadãos livres e conscientes de que podem fazer a diferença nos lugares onde estão inseridos.

Mariana Teodora de Almeida, aluna do 2º ano do CE Cônego Aderson Guimarães Júnior, participou da roda de conversa sobre cultura e aprovou a chegada da Caravana a sua cidade. “Muito importante trazer estas informações e estimular o debate destes temas entre os alunos. São informações sobre saúde, esporte, diversidade, tudo extremamente necessário. Esse tipo de movimentação nos enriquece como alunos e nós levamos para o futuro”, disse.

A gestora Ana Maria Uchoa Bueno também destaca a caravana como uma incentivadora ao fortalecimento da gestão democrática nas escolas. “Com estes diversos temas, a caravana estudantil estimula o debate e criticidade dos alunos”, afirmou.caravana-2

“É importante a vinda da caravana às escolas. A proposta de discutir a implantação do grêmio estudantil, as políticas a serem trabalhadas dentro das escolas, a fomentação de debate sobre tudo que está acontecendo são fundamentais. Já participei de alguns congressos estudantis, mas ainda não tinha presenciado algo como a caravana”, enfatizou a estudante Eliane Andrade, que faz o 2º ano no CE Inácio Passarinho.

Fonte: Seduc

Deixe uma resposta