Empreendedores de Caxias e região agora tem a sua disposição uma nova ferramenta de atendimento digital. A Prefeitura de Caxias, em parceria com o Sebrae lançaram oficialmente a Sala do Empreendedor Virtual, a primeira sala virtual do Maranhão. O lançamento aconteceu no último dia 30, em uma live transmitida nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Caxias e do Sebrae Maranhão.
A Sala do Empreendedor Virtual é um serviço oferecido por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, com o intuito de melhorar e facilitar o atendimento aos empreendedores, com a oferta de serviços digitais. O evento de lançamento da Sala contou com a participação de representantes das instituições, que ressaltaram sobre a importância da Sala do Empreendedor Virtual no apoio aos pequenos negócios na cidade.
“Essa é uma iniciativa pioneira no estado e o Sebrae sente-se honrado em ser parceiro da Prefeitura em mais uma ação voltada para os empreendedores. Diante do momento que vivemos precisamos oferecer alternativas aos empreendedores, para que eles possam ser atendidos de forma mais acessível e eficiente. Essa ferramenta vai contribuir ainda mais com as empresas na sustentabilidade do negócio, além de alcançar um número maior de empresários na região”, disse o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.
Segundo o diretor superintendente do Sebrae MA, Albertino Leal, a Sala do Empreendedor tem a função primordial de desburocratizar o processo mercantil do Estado, agilizando a formalização e qualificação das empresas. “A Sala do Empreendedor se tornou uma referência para os pequenos negócios e por isso apostamos em medidas inovadoras para atender melhor essas empresas. O mundo está cada vez mais digital e Caxias está acompanhando essa tendência, lançando uma plataforma que se torna marco para o empreendedorismo digital”, ressaltou o superintendente.
Para a secretária de Indústria e Comércio de Caxias, Maria Del Sarquis, a proposta de atendimento a distância, por meio do contato digital, oferece ao empreendedor um local onde ele pode encontrar ferramentas que o ajudem a enfrentar a crise, além de mostrar que o Novo Normal não é tão assustador quanto parece.
“Vimos a necessidade de estarmos mais próximos dos empreendedores, especialmente nesse momento de isolamento social, onde eles precisam de apoio e orientação. Fomos desafiados a nos reinventar e com a parceria do Sebrae surgiu essa alternativa inovadora. Subsidiarmos a primeira Sala do Empreendedor Virtual do Maranhão, onde acreditamos que representa um marco na história do Sebrae no estado e na cidade de Caxias, nos faz orgulhosos e gratos por mais uma vez o Sebrae acreditar na força do nosso município”, enfatizou a secretária.
Durante a transmissão foi exibido ainda um case de sucesso de atendimento da Sala do Empreendedor em Caxias. A empresária Maria Layde Dayane, da loja Dayane Modas, falou sobre o acompanhamento da Sala e como os serviços oferecidos a tem ajudado na gestão de seu negócio e a enfrentar os desafios gerados pela pandemia.
Serviços
A Sala do Empreendedor Virtual já está funcionando há um mês e nesse período já atendeu mais de 200 empreendedores. “Toda estratégia de desenvolvimento local que visam a formalidade e o fomento ao empreendedorismo passam por uma Sala do Empreendedor bem estruturada, assim como Caxias. Oferecer uma plataforma como a Sala do Empreendedor Virtual mostra a importância do município para o desenvolvimento da região e faz com que o empreendedor passe a pensar em estratégias, em negócios criativos e inteligentes que irão refletir no crescimento de seu negócio e de todo o estado do Maranhão”, explicou o analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Maranhão, José Noleto .
A Sala pode ser acessada no site https://linkme.bio/saladoempreendedorvirtualcx/ . O empreendedor acessa links específicos de acordo com o serviço de seu interesse. Entre eles estão Formalização; Emissão de boletos DAS/SIMEI; Alterações de dados do MEI; Solicitação do Alvará; Linhas de crédito (em parceria com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil) dentre outros. Os empreendedores também tem a sua disposição serviços oferecidos pelo Sebrae, entre eles consultorias online, capacitações e Site Compre do Pequeno.
“Notamos que a percepção dos empreendedores está mudando, principalmente nos últimos três meses com os impactos da pandemia, e por isso eles estão buscando informações para melhorar seus negócios. E nesse sentindo dispomos na plataforma ferramentas onde os empreendedores serão atendidos também por especialistas do Sebrae, onde poderão não só tirar dúvidas, como ter acesso ao portfólio de serviços da instituição, sendo orientados sobre as melhores estratégias para manter sua empresa ativa no mercado”, explicou o gerente regional do Sebrae em Caxias, Cesar Guimarães.
A Sala do Empreendedor Virtual também é uma oportunidade para o empreendedor ter acesso aos serviços em horários não comerciais, que vão além do horário de funcionamento da Sala do Empreendedor (das 08h às 13h), já que possui acesso aos links necessários para execução e acompanhamento dos seus serviços a qualquer hora do dia.
“Diante da demanda gerada pela pandemia, com a suspensão do atendimento presencial, buscamos estratégias para manter, melhorar e intensificar o atendimento ao empreendedor, surgindo então a Sala do Empreendedor Virtual. Todos os serviços que são oferecidos pela Sala do Empreendedor no modo presencial também estão dispostos de forma on-line, além dos serviços que são executados pelo Sebrae. Ficamos felizes em disponibilizar essa ferramenta e reforçamos nossa disposição em acompanhar e orientar os empreendedores da região”, concluiu Lilian Santos, coordenadora da Sala do Empreendedor de Caxias.
3 Responses
Caxias é uma excelente cidade pra morar,diferente do lixo que é Codó. Isso por causa de prefeitos ladrões,população desqualificada e omissa. É questão de tempo para o Dr Zé Francisco se vender, assim como todos do grupão. O incompetente Nagib já tá reeleito,porque tem muito dinheiro e a oposição pouca vergonha.
Prezado, focar críticas apenas ao Executivo não adianta, pois a causa do descaso está no Legislativo.
Conselho de cidadão, não reelejam ninguém nesta eleição para vereador.
O descaso do Executivo está na ausência de fiscalização ou autonomia do Legislativo. Meu finado pai sempre dizia, vereador que se julga oposição ou situação, na verdade é pau mandado de alguém.
Cara to com um ódio mortal de vc. Disse tudo que eu ia dizer…não deixou nada pra eu reclamar. Mas ainda sobrou: tudo bando de alienados do Cuduo.