Fale com Acélio

Codó e Timbiras passam  por duras horas sem energia elétrica. O problema começou por volta do  meio dia deste domingo e se arrastou até às 20h13min em Codó. (Não obtive informações ainda da situação de Timbiras após este horário)

As cidades, simplesmente, pararam. Quem não tinha reservatório em casa, ficou sem água porque as bombas dos poços artesianos que abastecem Codó não tem como funcionar sem energia elétrica. O comércio que funciona no domingo, essencialmente bares, farmácias e lanchonetes, fechou as portas.

De acordo com nota da Assessoria de Imprensa da CEMAR, ocorreu um problema no TRANSFORMADOR DE FORÇA DA SUBESTAÇÃO CODÓ. A solução viria por meio de uma subestação móvel que se desloca de Bacabal.

Diz a Nota:

“A CEMAR comunica que a falta  de energia elétrica que atinge os municípios de Codó e Timbiras desde as 12h59min deste domingo, 22,  aconteceu em virtude de um problema no TRANSFORMADOR de força da subestação Codó. Cabe informar que a Companhia já iniciou o deslocamento da sua subestação móvel, montada  sobre uma carreta, que estava na cidade de Bacabal, para o procedimento técnico necessário para o restabelecimento  do fornecimento da energia elétrica para os municípios atingidos. Por essa ocorrência a CEMAR pede desculpas aos moradores das cidades de Codó e Timbiras. Assessoria de Imprensa da CEMAR”

INVESTIGAÇÃO DA CAUSA

Nós também ouvimos por telefone o Executivo de Comunicação da CEMAR, Luis Carlos Cardoso. Ele explicou que uma equipe técnica da Companhia ainda vai estudar os motivos do BLOQUEIO do referido transformador da subestação Codó uma vez que trata-se de algo raro de acontecer, principalmente, numa subestação relativamente nova.

“Mais técnicos estão se deslocando e a gente vai saber qual foi o motivo  porque isso é algo raríssimo de acontecer, ou seja, de certa forma nós estamos também numa expectativa de identificar o motivo do bloqueio do transformador. Esta subestação foi ampliada no final de 2014 e é uma subestação que passa por manutenção em uma certa frequência e de, certa, forma a gente se surpreendeu”

AJUDA DA FC OLIVEIRA

Enquanto a solução definitiva não acontece, a Cemar, de acordo com Luís Carlos, buscou a ajuda da empresa FC OLIVEIRA que possui uma subestação própria para atender suas necessidades.

A Companhia pediu autorização para usar parte da energia gerada pela subestação da FC Oliveira para distribuir energia à alguns bairros de Codó, dando prioridade à áreas com hospitais e serviços essenciais já que a indústria só pode liberar parte do que gera para não inviabilizar seus serviços diários.

“A FC Oliveira tem uma subestação que atende exclusivamente a fábrica, como hoje a produção ela é um pouco menor eles conseguem liberar parte da potência pra alimentar, pelo menos parcialmente, a cidade de Codó, o procedimento técnico é totalmente viável. Nós fizemos contato com ele já no meio da tarde, por volta das 5h, pedimos, então, autorização (…)  de um pequeno trecho de rede pra poder fazer essa interligação da subestação da FC Oliveira com a rede da Cemar, isso leva um tempo, isso não é tão rápido porque tem que ser feito dentro dos padrões técnicos da Cemar de segurança”, explicou o executivo de comunicação da CEMAR que continuou

“Eu não tenho ainda como te dizer quantos bairros nós vamos conseguir atender, eles estão construindo a rede e vendo  a capacidade de potência que será liberada pela FC, considerando isso a gente ver o tamanho necessário do atendimento”, disse

CHEGOU PARCIALMENTE

Exatamente às 20h13min a energia chegou à alguns bairros, como havia prometido o executivo. No bairro São Benedito, a energia chegou à Av. Dr. José Anselmo, onde fica o prédio da TV Mirante e da Rádio Mirante AM. No alto, somente a Av. Santos Dumont ficou iluminada segundo moradores ouvidos pelo blog por telefone, a Av. João Ribeiro e do outro a rua Teresina, por exemplo, continuaram sem energia.

Rua da Veneza, no bairro São Pedro, voltou às 20h13. Alguns residenciaisdo Minha Casa, Minha Vida também sem energia. Rua Mandacaru, bairro São Pedro (às 20h58min) ainda sem energia. Rua Osmarina Medeiros (às 20h56min) às escuras.

Estamos verificando outros bairros, mas a comunicação está difícil porque algumas operadoras de telefone estão fora do ar (o que também implica no uso do whatsApp). Durante o apagão somente a operadora OI funcionou plenamente.

Todos os bairros só receberão fornecimento quando a subestação móvel for interligada. O trabalho deve entrar pela madrugada.

6 comentários sobre “Cemar conta com ajuda da FC OLIVEIRA para solucionar parcialmente problema de Codó e Timbiras”

  1. Ainda tem gente que fala mal da FC Oliveira, isso mostra que essa industria tem uma enorme contribuição com o município, não defendo a bandeira da FC atoa, a verdade tem sempre prioridade.

  2. EM CODÓ EXISTE UM POLÍTICO DA VELHA OLIGARQUIA QUE MANDAVA PRENDER O LAVRADOR QUE TIRAVA UM TALO NO TERRENO DELE, DOIS DIAS DEPOIS O MESMO POLÍTICO CHEGAVA ATÉ A DELEGACIA, E MANDAVA O DELEGADO SOLTAR O POBRE TRABALHADOR, DIZENDO QUE SE TRATAVA DE UMA INJUSTIÇA FEITA AO COITADO. POIS O POBRE NEM SABIA O MOTIVO PELO QUAL ESTIVERA PRESO.
    CERTO É QUE O OPRESSOR AINDA SAIA COMO ANJO DA GUARDA DO POBRE HOMEM. E ESTA HISTÓRIA DE ENERGIA ELÉTRICA ME FEZ RECORDAR O EPISÓDIO.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias