CEMAR – Energia elétrica de qualidade para áreas com gambiarras

Comprometida com a segurança de seus clientes a Cemar, em seu ano do maior investimento de todos os tempos, esta intensificando ações para regularizar gambiarras com ligações clandestinas em várias cidades no Estado, sobretudo nas áreas com o reconhecimento do poder público. Bons exemplos são as comunidades:

  • Nova Jerusalém em Paço do Lumiar – 479 famílias
  • Airton Senna na área da Vila Luizão em São Luís – 350 famílias
  • Ponta Vermelha na área de Panaquatira em São José de Ribamar – 187 famílias

O furto e a fraude de energia são crimes com penas elevadas. O furto é caracterizado pelo desvio direto de energia da rede elétrica das distribuidoras, que faz com que a energia seja consumida, mas não registrada, levando à perdas de energia. No caso da fraude, o consumo é influenciado por meio de alteração intencional do medidor de energia, e desta forma registra uma quantidade de energia bem menor e, paga apenas uma parte deste consumo.

  • Furto de energia é uma ação criminosa e  passiva de punição legal, prevista no Artigo 155, parágrafos terceiro e quarto do Código Penal Brasileiro (inclusive com pena de 1 a 8 anos de reclusão e multa).
  • O furto de energia coloca a sua vida em risco, pois pode provar choque elétrico, que costuma ser fatal!
  • O furto de energia sobrecarrega os transformadores, o que pode deixar sua casa sem energia elétrica e ainda causar acidentes graves, como por exemplo, o incêndio.
  • Lembre-se que: alterar o medidor de energia elétrica também é considerado furto. Se o lacre do seu medidor estiver rompido você poderá ser multado.

Em casos de furto e fraude de energia, ou de ligações elétricas realizadas clandestinamente em áreas de ocupação irregular ou invasões, popularmente conhecidas por gambiarras ou gatos, denuncie por meio da Central de Atendimento 116, ou pelo site da Cemar www.cemar116.com.br.

E lembre-se: Em situações de risco a Cemar orienta a população a se afastar do local e ligar imediatamente para o 116 para informar o ocorrido. Eletricidade é coisa séria, por isso, fiquem atentos às dicas de segurança, pois a prevenção sempre é a melhor atitude.

Deixe um comentário