Fale com Acélio

O período de férias pode elevar a conta de energia elétricas pois a tendência é que as pessoas fiquem mais tempo em casa. Medidas simples podem fazer do fim das férias um momento tranquilo sem sustos ou prejuízos. E para te ajudar com isso, a Cemar reuniu algumas dicas que vão fazer a diferença quando o assunto é economia, além de evitar acidentes domésticos que colocam em risco a segurança da sua casa e das pessoas que moram nela.

Se você vai viajar e a casa vai ficar vazia, a dica da Companhia é retirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada. Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. Os cabos de telefone, de antenas de televisão e de provedores de internet devem ser desconectados, pois também podem propagar sobretensões, que são provocadas por incidências de raios comuns nesse período, mesmo que esses aparelhos não estejam em funcionamento.

Durante as férias as crianças ficam muito mais tempo “plugadas” nos computadores, games, celulares. Estabeleça horários para uso e evite desperdício. Jamais manuseie qualquer equipamento elétrico com o corpo molhado e os pés descalços.

O Engenheiro de Segurança da Cemar, Francisco Ferreira, alerta para o uso de celulares enquanto estiver conectado à rede elétrica (carregamento da bateria) “ A ação de utilizar o celular conectado ao carregador tem provocado inúmeros acidentes em todo o mundo. Evite usar o equipamento durante o carregamento e não o deixe conectado à tomada após o final do carregamento. Não deixe extensões em contato com agua, há risco de choque elétrico e curto circuito nestes casos. A eletricidade nos traz conforto e diversão, mas se mal utilizada pode causar acidentes.”

Se você vai levar as crianças para brincar ao ar-livre, oriente-as a soltar pipa em parques ou campos abertos. Uma pipa enroscada na fiação da rede elétrica não deve ser puxada, pois os fios podem se tocar e provocar um curto­-circuito. Além de proibido, o uso de cerol na linha da pipa pode danificar cabos da rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas.

É importante ficar atento ao aumento do número de pessoas em casa, característico no período de férias, quando é comum receber vistas. Com mais pessoas em casa, aumenta o número de banhos e o uso do chuveiro elétrico, que consome muita energia elétrica por conta da sua alta potência. A Cemar orienta a reduzir o tempo de banho e colocar o chuveiro no modo “Verão” que reduz a potência e proporciona uma redução no consumo. Outro aparelho que se deve ter atenção é a geladeira, que consome muita energia elétrica devido ao “abre e fecha” ao longo do dia. A dica para acabar com esse vilão da economia, é deixar um litro com água com gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir a geladeira toda hora para beber água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo.

Uso do ar condicionado, ventiladores, maior número de banhos, festas, mais eletroeletrônicos conectados, tudo isso significa consumo extra de energia elétrica no período de férias. É importante ficar de olho para não haver desperdício de energia elétrica. E lembre-se: essas dicas podem ser aproveitadas para o ano todo!

 Assessoria de Imprensa da Cemar

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias