
O apresentador, Jeroan Almada, levou ao ar ontem (8) em seu programa na TV Cidade – o Balança Codó – uma entrevista exclusiva com o ex-diretor do PAM, Chico Estrela, direto do Hospital Geral de Peritoró onde continua internado se recuperando da cirurgia que não o deixou perder a perna em um acidente de motocicleta ocorrido no último sábado (3).
Os repórteres Dino Canibal (cinegrafista) e Ramíria Santiago foram até a cidade vizinha saber sobre o estado de saúde do comerciante e ouvir dele sua opinião a respeito da saúde pública ofertada no município de Codó.
Estrela, sempre agradecendo à Deus por sua vida, começou pedindo perdão ao homem que o atropelou.
“Eu só quero dizer uma coisa – que aconteça o que acontecer, que me perdoe. Eu espero que ele venha a me perdoar se eu cometi alguma coisa com ele porque eu sirvo á um Deus que é um Deus vivo, que me sustenta e que me alimenta, e que me conduz. Naquele momento desesperador foi a única pessoa que eu clamei, foi à Deus”, revelou
AS CRÍTICAS
Ao elogiar as pessoas que o atenderam começou a tecer comentários a respeito de Codó.
“Pessoas de coração verdadeiramente amoroso me atenderam com destreza a partir de Codó mesmo a gente sabendo que Codó há uma deficiência muito grande no problema de equipamento de hospitais, um problema de…uma responsabilidade com a saúde daquele município”, disse
Na opinião dele, Codó, pela população que tem, não era mais para estar mandando seus pacientes para cidades vizinhas. Segundo Estrela, tem profissionais aptos a desenvolverem qualquer trabalho, mas estes profissionais não dispõem de meios para trabalhar.
“Um município de 120 mil habitantes como é Codó não é hoje para estar mandando seus doentes para cidades como Peritoró, Coroatá, Presidente Dutra. Não aqui querendo menosprezar os demais municípios, pelo contrário, eu só acho que Codó também teria capacidade de estrutura de saúde pública bem superior ao que nós temos hoje”,
“Eu sofri uma fratura exposta Codó infelizmente tem profissionais, mas não tem equipamentos. Tá faltando mais amor com o próximo, faltando mais pessoas que queiram mais fazer o bem á comunidade de Codó. Codó precisa de alguém que possa se justificar que, verdadeiramente, tem amor ao povo de Codó’, concluiu
NO CORAÇÃO DAS AUTORIDADES
Disse que a situação dele e de tantos outros venha a tocar no coração das autoridades que lidam com o dinheiro da saúde de Codó.
“Só espero que isso venha a tocar no coração dos administradores, das pessoas que mexem com o dinheiro da saúde, que passem a ser mais responsáveis e que apliquem as verbas, realmente, para a que vieram (…) é isso que nós esperamos’, argumentou
Chico Estrela passa bem, não perderá a perna, mas ainda não há previsão de quando retornará à Codó.
A PROCISSÃO DE DOENTES PARA PERITORÓ
De acordo com informações repassadas pela diretora administrativa do Hospital Geral de Peritoró, Ester Moura, já são mais de 270 pacientes de Codó atendidos desde que o centro de saúde foi inaugurado às margens da BR-316.
Em média, mais de 30 codoenses por mês chegam em condições de urgência para receberem cuidados médicos do HGP.
“Em média, assim por mês, em nossos boletins, dá acima de 30 pacientes que são encaminhados de Codó até o município de Peritoró. Isso via regulação de leitos ou então pacientes que são casos de urgência e emergência que são vítimas de uma arma de fogo, arma branca, acidente que tenha fratura exposta”, explicou Ester à Ramíria Santiago
17 Respostas
Chico Estrela desejo que nosso DEUS lhe dê uma boa recuperação e muita saúde para você retornar as suas atividades.
Chico em uma cidade com um potássio W-29 ninguém pode fazer nada, nem mesmo O Secretário de Saúde tem força.
realmente w29 é pior que tudo, só Jesus pode nos levar a salvação
PRIMEIRO, AO CHICO ESTRELA, QUE DEUS O ACOMPANHE E O FAÇA RETORNAR À
CODÓ,COM MUITA SAÚDE E DISPOSIÇÃO. AGORA, O QUE ADIANTA RECLAMAR DESSES
ADMINISTRADORES DA SAÚDE E DO PREFEITO ZITO?? NÃO ADIANTA NADA.
DEVEMOS RECLAMAR, URGENTEMENTE, JUNTO À JUSTIÇA EM CODÓ, AOS PROMOTORES, JUIZES
E QUEM SE ARVORAR DE AUTORIDADE. NÃO ADIANTA RÁDIOS, TVs, BLOGS E OUTROS
MEIOS DE COMUNICAÇÕES TECEREM CRÍTICAS SOBRE AS MISÉRIAS ADMINISTRATIVAS
DE UM GOVERNO INCAPAZ E DESONESTO. NÃO, NÃO ADIANTA NADA.
MAS, O QUE
ENTÃO A POPULAÇÃO PODERÁ FAZER PARA QUE TUDO MELHORE, PRINCIPALMENTE NA
SAÚDE E EDUCAÇÃO?? SOMENTE EXISTE UM MEIO, SOMENTE EXISTE UM CAMINHO, AS
MANIFESTAÇÕES DIRECIONADAS À JUSTIÇA,O EXERCÍCIO DA VERDADEIRA CIDADANIA
COM EXIGÊNCIAS TOTAIS DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS. A PREFEITURA É UM BEM
PÚBLICO, O PREFEITO NÃO É O DONO, AS LEIS O OBRIGA A PRESTAR CONTAS DOS
RECURSOS RECEBIDOS.
UM GRUPELHO, INTITULADO DE CUIDANDO DA SUA GENTE,
TEM QUE SE SUBMETER À VONTADE POPULAR. CHEGA DE CRÍTICAS, CHEGA DE MAIS
REPORTAGENS, PRECISAMOS AGIR, PRECISAMOS EXIGIR DAS AUTORIDADES JUDI-
CIAIS UMA TOMADA DE POSIÇÃO CONTRA ESSA NEFASTA ADMINISTRAÇÃO.
ESTAMOS
PERPLEXOS COM OS ACONTECIMENTOS PREJUDICIAIS AO NOSSO POVO SEM QUE HAJA
INTERFERÊNCIA DA JUSTIÇA. ALIÁS, DEVO DIZER QUE, UM EXECUTIVO MUNICIPAL,
CASSADO NOS SEUS DIREITOS POLÍTICOS ESTEJA EXERCENDO OS MESMOS DIREITOS
POLÍTICOS, EMPREGANDO E DEMITINDO; CELEBRANDO CONTRATOS; ASSINANDO OS
CHEQUES E SACANDO OS RECURSOS SEM PRESTAR CONTAS; FAZENDO LICITAÇÕES
CONSIDERADAS ….., É UMA SITUAÇÃO INCOMUM QUE SOMENTE ACONTECE
NO GRANDE MARANHÃO DE POUCOS. FINALIZANDO, O NOSSO POVO NÃO É COVARDE,
ESTÁ FALTANDO LIDERANÇAS.
Estou na torcida pela recuperação do Chico Estrela como muitos codoenses que o conhece, gostam dele como homem, como comerciante e como pessoa, o que não aguento mesmo é a hipocrisia e a ………… do Sr. Murilo Salen um homem sem nenhuma ……. que usa o seu “conhecimento” para denegrir a imagem de quem trabalha e enaltecer os seus pares no mundo do c… organizado.
Tem gente que não se toca mesmo…
Chico, tenha fé,sei que não foi culpa do secretário,ele esta trabalhando,sempre irá acontecer acidente na cidade quem pode os defender é DEUS,sei de sua grande fé continue firme.
impressiona como o jeruan almada é sensacionalista. será a última visita dele junto ao sr chico estrela. pois ele só foi lá com o único propósito; ao de querer denegrir a imagem do zito. quem não sabe que a saúde do municipio e do brasil como um todo não anda de mal a pior? daí ele se aproveita da péssima situação de saúde do chico estrela prá fazer comentários tedenciosos. jeruan vai chutar bunda de vaca. vc como jornalista é um grande aproveitador da desgraça alheia.
E vc, o que está ganhando pra defender esse prefeito?
A imagem do teu prefeito quem denegriu foi ele mesmo quando foi reeleito comprando votos, quando ….. dinheiro da saúde e outras …….. que ele cometeu.
Teu prefeito, que vc defende tanto, é o mais incompetente que Codó já teve. Ele tem muita competência, pra …… recursos da saúde e da educação.
Então vc acha que está certo? A pessoa que mora em Codó, precisar de atendimento médico e ter de se deslocar pra outras cidades como Peritoró, Coroatá e Presidente Dutra quando ele enganou toda a população codoense dizendo que nós teríamos saúde de primeiro mundo?
Teu prefeito é a marca da incompetência, espero que esses três anos que ainda faltam pra terminar o seu mandato passem o mais rápido possível pois o pessoal de Codó não vai suportar por muito tempo esses deslocamentos para atendimento médico em outras cidades.
Que Deus devolva a Chico Estrela sua saúde. Quando ele esteve a frente
do PAM, teve muita dedicação e respeito com a saúde da população, seria ótimo que ele pudesse estar agora colhendo os frutos que plantou no passado aqui em Codó. É muito lamentável que precise se tratar numa cidade economicamente mais carente,( com todo respeito a Peritoró)porém oferece uma condição mais digna para tratar seus pacientes.
Triste ver como Profissionais da Educação inclusive ex-secretária de Educação do municipio são manipulados pela mídia e nem sequer sabe que o hospital no qual seu amigo está sendo atendido é do ESTADO, portanto a comparação entre os municípios de Codó e Peritoró nada tem a ver.
Adoece aí bichão, que tu vai é para PERITORÓ ou tu prefere ficar aqui para ir para o CEMITÉRIO?
Quem adoece aqui vai é para PERITORÓ. Lá tem Hospital Estadual porque tem poucos recursos.
Aqui no Codó não precisa de hospital do Estado, porque a prefeitura recebe e tem MUITO dinheiro, mas não é aplicado como deveria. Este é o motivo do governo do estado não ter obrigação de construir um hospital aqui.
Professora eu era seu fã e admirador, estou triste pelo seu estado de …………., sinceramente vc baixou muito o seu nível intelectual e critico, quem te viu? quem te ver?
se ele não tivesse precisado não tava na tv né?
Eita JUJU, como tu és abestada. Codó não tem a saúde porque o senhor e
magnifico ……. e o melhor secretário de ….. estão cuidando das
suas saúdes financeiras.
Achas pouco, contruir um centro de hemodiálise?
Achas pouco, construir e instalar um hotel com posto de combustíveis?
Achas pouco, o magnifico usar a mão de obra da prefeitura e as
caçambas no seu empreendimento?
Olha JUJU, a saúde está ruim em Codó e
em todo Brasil, são as tuas palavras, mas não está ruim em Peritoró, um
município do tamanho do bairro da trizidela, porque atende os cidadãos
de lá e mais os CODOENSES. JUJU, meu doce, fale que eu transmito ao Sr
JERUAN, como se procede para chutar bunda de vaca? Cuidado, um aviso,
se ensinar ele vai chutar a ……, pois se não for …… é ……
pra tí antonio.codó-ma. sinceramente, eu jamais ganhei um centavo de prefeitura e nem preciso graças a Deus. mas, temos de confessar que nenhum prefeito faz tanto por codó que o zito. e só prá lembrar ele não é só o meu prefeito, ele é prefeito de todos os codoenses. quanto a você não passa de um jornalistazinho de meia tijela, que se duvidar nem documento (Drt) vc tem. faça o seu papel de puxa saco se quiser continuar comendo. seja profissional, precisamos de pessoas que façam trabalhos a serviço do povo. lembra quando vc foi mostrar imagem da creche gessy localizada no bairro são francisco, então; volta lá se vc for no mínimo profissional. ainda vai. kkkkkkk.
Aquele HGM não é um hospital e sim um ……… digo isso pq presenciei coisas absurdas lá, aquilo é um aglomerado de gente onde vc é tratado como lixo e não como ser humano vc chega ali os profissionais não tem o que fazer pq falta de tudo, passei uma noite lá e nem um remédio a pessoa que eu acompanhava tomou os próprios acompanhantes que se ajudam pra levar o doente pro banheiro por exemplo as macas são umas porcarias, colchão nem se fala, os lençóis parecem mas um pano de chão encardido é catinga pra todo lado precisei de uma ambulância pra fazer a transferência nem isso eles conseguem com agilidade chegando no outro hospital o médico falou que se tivesse continuado lá tinha era morrido pq eles trataram um caso de alto risco como um simples AVC as autoridades deviam tomar era vergonha e nem parecerem por lá dando mão pra todos como se tivessem cegos e alheios a situação!
Codó já foi referência em Saúde, O HGM atendia pacientes que vinham até de capitais se hospedar em casas de parentes e fazer tratamentos desde os mais simples até cirurgias complexas. Hoje o que vemos é pacientes codoenses viverem à mercê dos serviços de Coroatá,Peritoró,Caxias… O pior é que ainda tem gente para defender tanta humilhação e desprezo pelos cidadãos codoenses. Tomara que os defensores do governo “fraudando a nossa gente” não precisem de tratamento médico para provar do próprio veneno.
E ainda tem gente que acha que ninguem fez mais por Codó que Zito.