Cidade de Caxias vai ganhar bases militares em bairros mais violentos

Foto - O Estado
Foto – O Estado

Caxias – O município de Caxias poderá ganhar pelo menos seis bases militares nos bairros onde são registradas as maiores ocorrências policiais. A ideia é do comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Caxias, que agora espera apenas a autorização do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão para dar início às obras. As bases são mais uma frente de atuação contra a criminalidade no município.

Cerca de 20 mil pessoas serão atendidas com a instalação das bases militares. Os bairros beneficiados serão: José Castro, Pai Geraldo, Cohab, Bela Vista, Dinir Silva e Mutirão.Os locais estratégicos para a construção das novas Bases de Atuação Militar (BAM) estão sendo vistoriados pelo comando do 2º BPM. A intenção é inaugurar até o fim do mês de março a primeira delas, no Bairro Mutirão.

Os critérios para a escolha dessas comunidades que receberão as bases militares é o alto índice de criminalidade com maior número de ocorrências de homicídios, tráfico de drogas, assaltos, roubos, furtos e violência doméstica.

“O Governo do Estado tem Caxias como prioridade. Agora em 2014 nós vamos receber novas viaturas e vamos contar, ainda este mês, com 50 novos policiais e em março serão chamados mais 30 excedentes. Tudo para que a gente consiga diminuir mais os índices de violência”, detalhou Major Jurandy Braga, comandante do 2º BPM.

Cada BAM, além da presença de um número maior de policiais militares (PMs) se comparada aos antigos traileres, será aparelhada com três veículos, sendo uma viatura e duas motocicletas.

“Há a necessidade da Polícia Militar [PM] ter policiamento descentralizado do quartel para cobrir a região. Tão logo tenhamos essa autorização, começaremos a construir a base para inaugurá-la com a formação dos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) em março”, enfatizou o major Jurandy.

 Blitzen – Enquanto as bases não se transformam em uma realidade, a Polícia Militar vai combatendo a criminalidade com policiamento ostensivo, principalmente com a realização de blitze em bairros diferentes na cidade.

Os locais alvos da ação militar são avenidas muito movimentadas que dão acesso ao centro da cidade. Por causa do trânsito intenso nesses pontos, o número de acidentes é maior, e as irregularidades são frequentes.

A polícia está fiscalizando com mais assiduidade esses endereços da cidade. As operações ocorrem em pelo menos em três lugares ao mesmo tempo.

Quem é abordado apoia a iniciativa policial. “Às vezes é chato, mas a gente sabe que é necessário porque tem muita gente que age de má-fé e usa, principalmente, as motos para cometer crimes”, alegou o motociclista Edvaldo Soares.

O trabalho é simples. Através dele, a polícia aborda motos e carros e verifica se há irregularidades na documentação, uma situação que está mais rotineira em Caxias.

Um dos pontos que recebem mais atenção da PM é a Avenida Luís Sales no bairro Trizidela, onde o fluxo de veículo é apontado como um dos maiores já que é justamente a avenida que liga a cidade que é cortada ao meio pelo Rio Itapecuru.

Números

20 mil Pessoas aproximadamente serão atendidas com a instalação das bases militares

50 Novos policiais militares farão parte da segurança pública de Caxias ainda este mês

30 câmeras vão monitorar o centro da cidade e pontos turísticos de Caxias a partir do próximo mês

LEIA MAIS NA EDIÇÃO DESTE DOMINGO DE O ESTADO DO MARANHÃO

3 comentários sobre “Cidade de Caxias vai ganhar bases militares em bairros mais violentos”

  1. Acelio como esta a Construção do Quartel da Policia Militar em Codó,faça uma Matéria,e a Tão Sonhada Mudança para Batalhão vai ser Concretizada Mesmo? outras Companhias já Mudaram para Batalhão e Codó Continua na Mesma.assim como o Corpo de Bombeiros Militar vai ter ou Não.

  2. Acélio,
    Também faço o mesmo pedido do colega CODOENSE,será mesmo que vai ser realizada a mudança de categoria da nossa PM de 9ª Companhia Independente para 16º BATALHÃO? como já é o caso de várias cidades, inclusive daquelas até menores do que a nossa CODÓ, a exemplo de PINHEIRO,BACABAL,BALSAS,
    ESTREITO E PINDARÉ MIRIM.

Deixe um comentário