O prefeito de Codó, José Rolim Filho, e seu vice Guilherme Ceppas Archer terão uma terça-feira amargosa, cheia de todo e qualquer tipo de sofrimento psicológico possível, isso, claro, caso ainda desejem manter-se em seus respectivos cargos.
Amanhã (24 de junho) está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão o julgamento do recurso nº 250-10/12, referente ao processo de Nº 250-10.2012.6.10.0007, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, onde ambos foram condenados a cassação do diploma, inelegibilidade por 8 anos e anulação de todos os 23.075 votos obtidos em outubro de 2012.
VEJA A PAUTA ABAIXO:
“Pauta e Resenha de Julgamento Pauta de Julgamento Pauta de jullgamento da sessão de 24/06/2014 TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO SECRETARIA JUDICIÁRIA Por determinação do Exmo.Sr.Des.JOSÉ DE RIBAMAR FROZ SOBRINHO, Presidente deste Tribunal, deverão ser julgados na sessão ordinária de 24 de junho de 2014, às 16:00 horas, ou sessões seguintes, os processos abaixo relacionados.Serão também julgados nesta sessão os processos adiados, com pedido de vista ou constantes de pautas já publicadas. PAUTA DE JULGAMENTO
”
……………………………………………………………………………..
RELEMBRE O CASO
No dia 17 de julho de 2013 a juíza eleitoral da 7ª Zona de Codó, Gisele Ribeiro Rondon, achou razão suficiente na denúncia do Ministério Público Eleitoral, de Biné Figueiredo e Coligação União por Codó, para condenar Zito e Guilherme. Ambos foram acusados, formalmente, de USAREM INDEVIDAMENTE A TV CODÓ, que é pública, com fins eleitorais.
Cinco programas “Cidade da Gente e Boca no Trombone”, exibidos entre maio e junho de 2012 foram gravados e levados ao conhecimento da magistrada, que escreveu em sua sentença:
“É inquestionável que a conduta dos investigados em fazer uso dos programas televisivos ‘Cidade da Gente” e ‘Boca no Trombone’ mantiveram uma linha editorial claramente vinculada à reeleição de José Rolim Filho, repercutindo e divulgando os principais feitos por realizado sem que igual tratamento tenha sido dado a qualquer outro pretenso candidato a disputa eleitoral”
(…) Observa-se que nos programas retromencionados, o foco da emissora era, de um lado enaltecer as ações do prefeito José Rolim Filho e ressaltar a necessidade de continuidade das políticas públicas que o elegeram ‘estar melhorando a situação do município de Codó’e, ao mesmo tempo, desqualificar os seus opositores ou possíveis candidatos ao executivo municipal”
PARTICIPAÇÃO DIRETA DE ZITO
Dra. Gisele Rondon também registrou em sua sentença a participação direta de Zito Rolim nos atos ilícitos, ancorada nas provas carreadas aos autos.
“Ainda, ouvindo-se os áudios, verifica-se que nos programas retromencionados, consta também uma ‘entrevista’ concedida por José Rolim Filho, à época prefeito de Codó-MA. Tudo isso a demonstrar que esse investigado, além de tirar proveito político do uso indevido da emissora pública de televisão, também teve participação ativa na conduta ilícita”, descreveu
CONDENADOS
Por conta do que viu no processo, a juíza eleitoral, fundamentadamente, assim posicionou-se em julho do ano passado:
“CASSO os diplomas de José Rolim Filho e Guilherme Ceppas Archer e DECLARO a inelegibilidade de ambos para as eleições a se realizarem nos 8 anos subsequentes ao pleito de 2012, via de consequência ANULO os votos dados aos mesmos na eleição municipal de 2012”, sentenciou
3 comunicadores da TV CODÓ também tornaram-se inelegíveis por 8 anos no mesmo processo.
AMANHÃ
Nesta terça-feira (24), a defesa de Zito Rolim e Guilherme Archer vai tentar desfazer tudo isso e quem está com o poder nas mãos, para dizer se ela tem ou não razão no que argumenta, são os senhores juízes desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
A relatoria do processo está com o desembargador CLODOMIR SEBASTIÃO REIS. Relator, a grosso modo, é o juiz que primeiro emite suas impressões sobre o caso e os demais o seguem ou não nos votos levando à um resultado onde a maioria vence.
17 comentários sobre “CLIMA TENSO: Cassação de Zito e Guilherme está na pauta de julgamento do TRE desta terça-feira”
O ………e tio do Glauber Cutrim…entendeu agora pq o Zito vai votar nesse rapaz,se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
CONCORDO CM VC PLENAMENTE CODOENSE É UMA POUCA VERGONHA O Q VEM ACONTECENDO CM A JUSTIÇA NO NOSSO QUERIDO MARANNHAO HJ Q ROLA É MUITO E APOIO A DEPUTADO E SOBRINHO DE PRESIDENTE DO TRE E APOIO DO PREFEITO CASADO Ñ É ATOA Ñ VAMOS FICAR DE OLHO E DA A RESPOSTA A ELES É UMA POUCA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11111
Favas contadas, não tem nada de clima tenso. O prefeito está mais tranquilo do que tu possa imaginar!
Cutrim quer dizer muita coisa, que vai desde da corte de conta até onde você já sabe.
NAVERDADE ele já ganhou esses processos faz é tempo, agora só estão homologando as decisões.
Basta o Padre Bento, defensor do povo sofrido e oprimido, pessoa atuante e averso a política, fazer uma denúncia sobre estas coincidências e pedir uma investigação sobre os atos políticos e administrativos do Prefeito de Codó.
Rapaz cadê os Procuradores do Município ( tinha até um defendendo o prefeito nas eleições ), que nunca denunciaram o prefeito por usar pessoalmente a Tv Codó e pelas multas que a prefeitura vai pagar ao TRE por culpa do prefeito?
Carlos. O Procurador Geral (sobrinho do Prefeito e Secretário de Saúde, Governo etc.. e que manda em Tudo) é quem segura em suas gavetas todas as denúncias contra o Prefeito. Os papéis não chegam nos procuradores efetivos. Isso é que é a verdade.
Com todo respeito, mas se depender de denúncia desse santíssimo Padre. O Prefeito vai tirar mais 20 anos de mandato.
MAS QUE PUTARIA ESSA CASSAÇÃO.
José Murilo Duailibe Salem
Postado 23/06/2014 at 10:23 | Permalink
\t\t\t\t\tSeu comentário está aguardando moderação.\n
VAMOS REPRODUZIR AQUI AS PALAVRAS DO PREFEITO “”CASSADO””, JOSÉ ROLIM FILHO, O ZITO COMO É CONHECIDO DOS TRAÍDOS E CASSADO PELA JUSTIÇA DA PRIMEIRA INSTÂNCIA.“É um jovem compromissado, que enxerga a política como um mecanismo que pode melhorar a vida do povo. Além disso, Glalbert representa a juventude maranhense que quer, e deve, estar mais inserida no debate político de nosso Estado. Por estes e vários outros motivos eu, meu grupo político e a população codoense apoiamos a sua candidatura ao cargo de deputado estadual”,
BEM, NINGUÉM PODE NEGAR A JUVENTUDE E O INTERESSE POLÍTICO DE GLAUBER CUTRIM E NEM DUVIDAR DA SUA CAPACIDADE DE REPRESENTAR OS MARANHENSES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. MAS, O PONTO A SER OBSERVADO É OUTRO. O PREFEITO “”CASSADO”” DISSERA QUE, POR ESTES E “””VÁRIOS OUTROS MOTIVOS”””, EU, MEU GRUPO POLÍTICO E A POPULAÇÃO CODOENSE APOIAMOS A CANDIDATURA DO JOVEM GLAUBER CUTRIM. MAS, PRECISA DE UMA RETIFICAÇÃO E UMA EXPLICAÇÃO DO QUE JÁ ESTÁ PERCEBIDA. RETIFICAR QUE O PREFEITO “”CASSADO””, NÃO TEM CONDIÇÕES MORAIS DE AFIRMAR “”E A POPULAÇÃO””. AS PRÁTICAS DOS SEUS CRIMES ELEITORAIS, INCLUINDO A COMPRA DE VOTOS, DECLARADA PELO PRÓPRIO, SÃO MAIS DO SUFICIENTES PARA TIRAR-LHE O DIREITO DE USAR A EXPRESSÃO ”’A POPULAÇÃO””.
QUANTO A PERCEPÇÃO DA EXPRESSÃO: “”E VÁRIOS OUTROS MOTIVOS”” SONORIZOU COMO UMA MENSAGEM, UM ALERTA, ###SEM CARGO, EU NÃO TENHO VOTOS###. JÁ DÁ PARA ENTENDER O QUE PODERÁ OCORRER TERÇA FEIRA. ROGO AO NOSSO BONDOSO “”DEUS””, QUE TENHAMOS UMA VITÓRIA NO JOGO CONTRA CAMARÕES. ROGO PORQUE, DUAS DERROTAS NO INÍCIO DE UMA SEMANA É DOSE PRA LEÃO.
O Senhor José Murilo Duailibe Salem deve conhecer muito bem as aflições da vespera de um julgamento
Hoje estava vendo o jornal dos cocais na tv Codó, e vi uma coisa errada ,a equipe de tv foi levada pra fazer uma cobertura de um partido do qual o senhor prefeito Zito faz parti de um candidato chamado Glauber Cutrim ,e vi ele praticamente fazendo campanha eleitoral pra rapaz ,procuradores cuida mais disso ae.
O Glauber é filho do .., presidente do TCE, que não tem interesse na cassação do Zito, já que este vai apoiar seu filho pra dep. estadual, portanto, não precisa nem dizer qual vai ser o resultado desse julgamento.
Cara nos estamos em um país onde diz que vivemos em uma democracia e a liberdade de expressão, então não há nada de mais o prefeito apoiar qualquer um candidato o voto é dele e pronto. Agora ninguém pode é obrigar o povão votar em fulano ou beltrano, eu voto eu quem eu quiser, até porque eu me governo e sou maior de idade e faço o que bem eu entender com o meu voto, agora seria estranho é se o Zito dissesse que ia votar no Camilo, ai sim seria estranho, quanto ao resto bola pra frente, porque hoje é BRASIL.
Sou grupo, acompanho o Zitão em mais esta batalha, ele tem mesmo é que defender os seus interesses e do seu povo, estamos juntos. Quanto processos a responsabilidade é de quem vai julga-los, esperemos prá ver o resultado, se o Zito perder estamos ferrado, Deus nos livre do Biné e sua turma.
FALOU BONITO… ESSE FOI O COMENTARIO MAIS SENSATO QUE VI. TA DE PARABENS VERDADE.
Obrigado Zé, o problema é que falar a verdade neste País é crime.
espero que a justiça tome uma posição ,que realmente o povo precisa,se possivel uma nova eleição e temos várias opções para administrar codó cjhiquinho do SAAE É A MELHOR OPÇÃO