CODÓ e BACABAL: Encontro nacional propõe debate sobre o ensino e linguagem nas escolas

SÃO LUÍS – Começa nesta quarta, 15, e vai até a próxima sexta, 17, na Cidade Universitária Dom Delgado, o Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: Pensando o Ensino de Linguagem e de Literatura na Atualidade (Enelin). O evento se propõe a discutir o estudo e a linguagem em suas diferentes manifestações e é promovido pelo Departamento de Letras e pela Coordenação do curso de Letras dos Campi do continente, em Bacabal e Codó.

A abertura acontece às 17h, no auditório setorial do Centro de Ciências Humanas – CCH – (1º andar, bloco I), com a conferência da professora Lívia Oushiro, “Contribuições dos estudos sobre percepção sociolinguística para o ensino de língua”. A conferencista é doutora em linguística pela Universidade de São Paulo e professora da UNICAMP.

Segundo o professor do Campus de Codó e membro da comissão organizadora, Luiz Serra, o Enelin vai abrir um debate amplo e variado. “Será um espaço onde profissionais e estudantes da área do ensino e linguagem possam discutir o ensino nas escolas brasileiras”.

O Enelin vai abranger oito eixos temáticos, nos quais professores e estudantes das áreas poderão enviar resumos para apresentação de trabalhos e participação em mesas-redondas:

  • Ensino de língua Portuguesa: estratégias e discussões para o ensino na atualidade;
  • Ensino de língua estrangeira: estratégias e discussões;
  • Análise Linguística: língua e discurso na atualidade;
  • Análise de fenômenos linguísticos como base para o ensino de língua;
  • O uso da linguagem nas redes sociais;
  • Língua, cultura e identidade: perspectivas para o ensino;
  • Discussão da inclusão em sala de aula;
  • Literatura e suas perspectivas.
  • Cinco minicursos serão ofertados durante o evento: “O desenvolvimento pelo hábito da leitura”, com o professor Celso Ferrarezzi; “Outras bases teóricas para um estudo da linguagem mais socialmente relevante”, a ser ministrado pela professora Irandé Antunes; “Introdução ao R para estudos linguísticos”, com a presença da professora Lívia Oushiro; e “Tópicos gerais em descrição gramatical”, com o professora Fernando Vieira Peixoto Filho.

A programação completa do encontro pode ser acessada no link http://media.wix.com/ugd/bab7c0_1850ab63acb54b28bd880c795915c822.pdf.

Assessoria de Comunicação da UFMA

Deixe um comentário