“Codó, nunca te esquecerei”, diz Jairo Xavier ao se despedir

Depois de 6 anos, dois meses e 28 dias o tenente-coronel Jairo Xavier da Rocha deixou o comando da Polícia Militar das cidades de Codó, Timbiras Coroatá e Peritoró.

Quando ele chegou, ainda como major, era apenas uma Companhia Independente (a 9ª) e foi Xavier quem iniciou a luta pela transformação em Batalhão.

Tenente-coronel Jairo Xavier emocionou-se na despedida
Tenente-coronel Jairo Xavier emocionou-se na despedida

Além de alcançar a chegada do 17ª Batalhão, o tenente-coronel também viu outro desejo realizado, muito embora dele não terá o prazer de gozar, a construção do quartel da PM, na Av. Santos Dumont.

“Era um sonho que eu me atrevi a sonhar, ver Codó ser elevada à categoria de batalhão pela sua importância, quer seja política e econômica dentro do Estado, mas também de estrutura física para que a polícia, depois de resgatada a sua autoestima, a sua confiança da população, ela tenha uma estrutura para que possa prestar um melhor serviço”, disse ao blog

REDUÇÃO DOS ASSASSINATOS

Em seu discurso e à nossa reportagem, Xavier destacou seu maior legado – a redução do número de assassinatos.

“O maior resultado foi a vida. Quando chegamos aqui eram os que mais afligiram, os crimes contra  a vida e foi o foco do meu comando, foi exatamente combater a questão do homicídio banal, aquele sem motivo”

“Em 2008 quando recebemos foram 34 (homicídios), de lá pra cá queda 23, 21, 19, 17, 15, 17 e voltamos à 15. Então recebi 34 e estou passando 15 homicídio numa cidade de 120 mil habitantes, são números expressivos mostrando que é possível trabalhar uma contraonda dessa crescente de violência que está em todo o país”, concluiu

SUAS QUALIDADES

Conhecido por sua rígida mania organização e transparência (dado à sua formação no Exército Brasileiro) e pela inteligência estratégica na área de segurança pública, Jairo Xavier deixará saudades entre os que admiram tais qualidades num policial sempre pronto para servir à corporação e aos cidadãos.

Daqui levará, segundo o próprio, saudades de amigos e de um povo que aprendeu a respeitar.

“Codó, nunca te esquecerei”, disse ao encerrar seu discurso

Nesta sexta-feira (30) assumirá o comando do 11º Batalhão, em Timon, onde continuará desempenhando o que sabe fazer com maestria.

7 comentários sobre ““Codó, nunca te esquecerei”, diz Jairo Xavier ao se despedir”

  1. Parabéns Ten. Coronel Xavier por servir minha terra com guarra e sempre aberto ao diálogo. Sucesso em sua caminhada, e que Deus o proteja sempre.

  2. Parabens pelos bons serviços prestados a nossa população. Só não esqueça que estás saindo porque o vereador promete mais não cumpre pediu a sua saída.

  3. ESSE CARA AI DEIXOU A DESEJA MUITA COISA… ELE FALA QUE NÃO DEIXOU OS POLITICOS ENTRAREM NA AUTONOMIA… SE VEJAMOS.. O TRÂNSITO ESTA DO MESMO JEITO E ELE NÃO FEZ NADA…

Deixe uma resposta