Codó perdeu até para Vargem Grande e não emplacou sequer uma escola entre as melhores do ENEM

Não sei se escrevo isso ou se paro e vou chorar, afinal esta realidade parece que só dói mesmo em mim. Nossos governantes jogaram a Educação de Codó na boca de um jacaré faminto e nós, simplesmente, não conseguimos sequer aparecer no ranking estadual.

Pra começar, pelos novos critérios do INEP/ENEM nenhuma escola pública de  Codó, com exceção do IFMA que é federal,  fez uma média capaz de estar entre as 10 melhores do Maranhão.

Porque mais de 50% De seus alunos inscritos no último ano do ensino médio fizeram as provas do Exame Nacional ano passado, só aparecem, daqui,  4 escolas particulares e, como já assinalamos acima, o Instituto Federal do Maranhão, Campus Codó, na seguinte ordem de média de pontuação nas disciplinas Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza (Redação, pela nova regra, não entra nesta média).

1º BATISTA – média de 516,43

2º DESPERTAR – média de 510,71

3º POLEGAR – média de 489,14

4º IFMA/Codó – média de 475,82

5º OLYMPUS – média de 474,36

NOSSAS MAIS FORTES, AINDA SÃO FRÁGEIS

Eis que de uma fatídica realidade não podemos fugir nem mesmo com nossas escolas particulares no páreo. Perceba que enquanto nosso melhor representante – O BATISTA – fez média geral de 516,43 pontos, o melhor colégio do Brasil, O BERNOULLI de Minas Gerais (particular),  que para mim deve ser o ponto de referência, fez 722,15 pontos.

Não passamos nem tirando tinta das paredes do vigésimo melhor do país – o SANTA CRUZ COLÉGIO (privado) , de São Paulo, cujos alunos fizeram média geral de 681,41.

É preocupante.

Aqui na região dos Cocais, só Caxias conseguiu emplacar a Thales Ribeiro Gonçalves, da rede estadual,  no ranking das 10 melhores, ainda que com média de apenas 510,43.

Pelo interior, só aparecem Imperatriz, Alcântara,  uma de Santa Inês e mais aqui perto de Codó, o que nos deixa ainda mais envergonhados, não desmerecendo nossa vizinha, VARGEM GRANDE emplacou uma escola municipal entre as dez primeiras do Maranhão – a JOÃO ANTONIO FARINA, cuja média geral foi de 510,51.

SEM ESTÍMULO

Devemos ressaltar, diante destes números,  que além de chegar ao Ensino Médio, vindo do Fundamental de responsabilidade do município,  já bem fraquinho, dentro do próprio Ensino Médio nossos educadores não estão nem mesmo conseguindo estimular a participação dos nossos estudantes no Exame Nacional.

Também não sei se devo culpar nossos guerreiros educadores. Adolescentes têm mania de se achar donos de parte do mundo, só uma parte porque a outra  é do seu melhor colega. Adoram fazer o que dá na telha.

Fato é que se houve inscrição dentro de Codó e eu sei que houve ainda que ralada, 50% sequer deram as caras na hora do teste, eliminando do MAPA do ENEM a respectiva escola que iriam representar (acharam alguma coisa melhor pra fazer tipo jogar bola, tomar umazinha, ficar no facebook o dia inteiro, dá uma paquerada, salão de beleza, forró, academia com shortinho acochado e tal, e takuchicochiribuchi, lêbuchêchi,  dêbuchêchá).

E AGORA, MEU JESUS?

E agora? Meu Jesus, os alunos codoenses da rede pública não estão sequer se interessando pelo ENEM? Não estão preparados? O futuro como acadêmicos em cursos superiores não os interessa? Estou perplexo.

Que sociedade nós teremos daqui há 10 anos? A mesma de hoje, pelo visto. Deve ser um pé no saco estudar hoje pra tentar ter uma vida melhor quando adulto, imagino.

E de quem é a culpa de não termos alunos estimulados a mostrar a cara e colocar sua própria escola no ranking estadual, do município, do Estado, do professor ou do aluno?

Eis uma grande questão que precisa ser resolvida, ainda que com nota baixa.

9 comentários sobre “Codó perdeu até para Vargem Grande e não emplacou sequer uma escola entre as melhores do ENEM”

  1. Então, as escolas pública, têm uma media de 45, 50 ou até mais. Não é uma escola particular que lida com no máximo 35 alunos e têm uma disciplina rígida. A escola publica lída com uma clientela de alunos onde muitos são extremamente rebeldes, onde acham que podem fazer o que vem na telha, quando são repreendidos dizem eu sou menor, e nínguem pode fazer nada contra mim: Pincham as escolas, quebram carteiras, dizem palavroes com colegas e até mesmo com professores, querem usar roupas que não apropriadas para o ambiente escolar, e muitos têm apoio dos pais. Muitos dos filhos de pobre que estão vencendo na vida pela educação foram e são extremamente disciplinados, pois antes de reclamarmos temos valorizar e ver que tudo é frutos dos nossos impostos. Como exemplo: A quadra da Vila Camilo onde estão levando as telas de proteção. Que Pena!

  2. segundo seu texto o em Codó temos:
    1º BATISTA – média de 516,43

    2º DESPERTAR – média de 510,71
    ————
    e que qui na região dos Cocais, só Caxias no ranking das 10 melhores, com média de apenas 510,43.

    e VARGEM GRANDE, JOÃO ANTONIO FARINA, média geral 510,51.
    agora veja seu titulo..
    Codó perdeu até para Vargem Grande e não emplacou sequer uma escola entre as melhores do ENEM
    ===================
    não entendi se o o batista e o despertar fizeram mais que Caxias e Vargem grande, como justificar este titulo.
    por favor reveja seu texto.
    Obrigado….

  3. Ainda BEM que Existem Escolas Particulares Em Codó. se Não os Alunos Estavam Ferrados EM? Mais um Dia o Ensino Público do Brasil,no Maranhão e em Codó,Vai Melhor Não Sei Quando Mais Ainda VAI,EU ACREDITO.

  4. DISCURSO DO Z ANTES DA POSSE.

    EU SEREI O PREFEITO QUE CUMPRE O QUE PROMETE.
    SÓ OS TOLOS PODEM CRER QUE
    NÃO LUTAREI CONTRA A CORRUPÇÃO.
    PORQUE, SE HÁ ALGO CERTO PRA MIM, É QUE
    A HONESTIDADE E A TRANSPARÊNCIA SÃO FUNDAMENTAIS
    PARA ALCANÇAR OS MEUS IDEAIS.
    MOSTRAREI QUE É GRANDE ESTUPIDEZ CRER QUE
    AS MÁFIAS SERÃO INTRODUZIDAS NO MEU GOVERNO.
    ASSEGURO SEM DÚVIDA QUE
    A JUSTIÇA SOCIAL SERÁ O ALVO DA MINHA AÇÃO.
    APEZAR DISSO, HÁ IDIOTAS QUE IMAGINAM QUE
    EU POSSA GOVERNAR COM AS MANCHAS DA VELHA POLÍTICA.
    QUANDO ASSUMIR O PODER, FAREI TUDO PARA QUE
    SE TERMINE COM OS MARAJÁS E AS NEGOCIATAS.
    NÃO PERMITIREI DE NENHUM MODO QUE
    NOSSAS CRIANÇAS MORRAM DE FOME.
    CUMPRIREI COM OS MEUS PROPÓSITOS MESMO QUE
    OS RECURSOS ECONÔMICOS DO MUNICÍPIO SE ESGOTEM.
    EXERCEREI O PODER ATÉ QUE
    COMPREENDAM QUE
    SOU A NOVA POLÍTICA.

    LER DE BAIXO PRA CIMA, O DISCURSO APÓS A POSSE.

  5. Acélio,
    Muitos profissionais do ensino caem na tentação de empurrar a culpa dos fracassos escolares para as famílias, alegando que elas não dão aos filhos os incentivos mais básicos. Mas não é realista esperar grande protagonismo de pais que, frequentemente, não têm tempo e nem repertório intelectual para fazer mais do que já fazem. No lugar de terceirizar responsabilidades, esses educadores deveriam encará-las: se o aluno não evolui, eles precisam responder por isso. E um ambiente menos favorável não pode servir de álibi para a incompetência.

  6. O que falta em Codó sobra na pequena cidade do Piauí:Cocal dos Alves. Como sugestão,RECOMENDO uma visita de uma semana dos Supervisores de Ensino,vereadores e o Pessoal da Secretaria de educação a esta cidade para: ver ,conversar,sentir o ELES fazem de diferente OU ERRADO. Tem alguma coisa errada em Cocal do Alves do Piauí. Lá a merenda escolar é furtada ? Lá o Dinheiro Direto Escolar(PDDE) é desviado em notas fiscais no comércio ? Lá os diretores de escolas e conselho escolar REFORMAM suas casas e compram MOTOS para os maridos e filhos ? Lá em Cocal dos Alves AINDA tem escolas de TAIPA,sem banheiros,salas apropriadas ? Será que lá os alunos RECEBEM o fardamento escolar de graça ? E os livros do Governo federal,será que são entregues aos alunos e recebidos de volta todo final de ano,encapados e limpos ? Será que lá NÃO tem uma biblioteca em cada escola ? ACÉLIO, Codó necessita de uma GRANDE VIRADA EDUCACIONAL,acabar com os contrados e abrir concursos públicos. Até quando vamos ‘RECEBER’ profissionais de outras cidades/estados ? Codó está VIRANDO uma cidade das QUITINETES e os recursos(salários) estão indo para o PIAUÍ e outras cidades(Caxias…) Será que os religiosos estão se beneficiando com tudo isto ? Quando mais ANALFABETOS MAIS templos religiosos(de todos os naipes) na cidade e mais vereadores do tipo dos atuais. Meu deus,dai um jeito nisso aqui.

Deixe uma resposta