Fale com Acélio

A Secretaria de Saúde de Codó apresentou a classificação Baixo Risco em seu último relatório sobre o índice de infestação pelo mosquito da dengue no município. O resultado apurado pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), nos quatro estratos, ou seja, áreas de coleta dos dados, foi de apenas 0,3 no Índice de Infestação Predial e 0,3 no Índice de Breteau (que apresenta o número de focos em cada residência).

Em outro documento, que apresenta um resumo sobre a prevalência de vetores e casos de dengue no município nos últimos três anos e no exercício de 2012, o número de notificações de casos de dengue regrediu de 14 registros em 2009 para apenas 3 em 2012. O Índice de Infestação Predial (IIP) decresceu de 1,57 para 0,3, enquanto o índice Breteau (IB) foi de um patamar de 1,64 para 0,3. Esses dados fizeram com que o município de Codó fosse classificado como área de baixo risco pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Assessor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco Leonardo, o bom resultado do trabalho foi a conjugação de forças entre os governos federal, estadual e municipal, o trabalho diligente dos agentes de endemias do município e a colaboração e boa vontade da população, que seguiu as orientações dos profissionais da área da saúde. “Estamos satisfeitos com o resultado de todo o trabalho e com a expressiva redução de casos de dengue em Codó. Durante esses quatro anos recebemos todo o apoio da prefeitura municipal, contamos com um trabalho bem apurado de nossos agentes de endemias no combate e controle a dengue e com uma população bem esclarecida sobre o assunto”. Afirmou Leonardo.

Para entender mais

Codó aparecia entre os municípios do maranhão apontados como prioritários para ações de controle da dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti. O município recebeu recursos do Ministério da Saúde no valor de R$ 139.732,64, para prevenção e combate a um possível surto de dengue. O dinheiro foi aplicado em aquisição de equipamentos, veículos, treinamento profissional e material educativo.

Raphael Fernandes

Assessoria de Comunicação – Governo Municipal de Codó

9 comentários sobre “Codó reduz o índice de infestação pelo mosquito da dengue”

  1. Acélio, porque vc não postou uma foto dos guardas de
    endemias de Codó, nessa foto não tem ninguém daqui. Ah, já sei não encontrou ninguém trabalhando, até porque eles não trabalham, só sabem entrar em greve por causa do salário e por sinal em dia.

  2. esses rapazes acelio,sao ins guerreiros passar pelo q eles passam e ainda mesmo assim fazem otimo trabalho. parabens agentes a popula¢ao codoense agradece a vcs…A ja ia esquecendo,prefeito zito valorizem esses prpfissionais q aki temos.um abraco zito.

  3. zito deixe dessa briga judicial contra esses agentes, e efetivem eles q por sua vez fazem um otimo trabalho valeu..agentes .e sei tabem q eles tem o direito deles e ja foi provado varias vezes. e vc sabe q eles tem.e esse zum zum q rola na cidade de seletivo r so boatos falsos,ate porq estao sobre judice.e dali eles naosaem mais .ate eu q nao entendo de leis sei disso..

  4. esses agentes de endemias fazem um bom trabalho e nao sao reconhecidos pelo poder publico. apenas porq o prefeito leva pro lado da politica.deixa disso zito! vc e gente boa.

  5. a popula©¢ao de codo torce para q os direitos de vcs seja garantido pela justica .q concerteza dara novamente razao a vcs.e sempre q houver imbatis na justica vcs ganharao.porq sei q vcs tem o direito.

  6. esses agentes de endemias nao estao ai a toa.porq se eles estivesem a justica nao teria dado varias sentesas a seu favor.e se eles estivesem ai de maneira irregular a prefeitura ja teria provado.coisa que nunca vai acontecer,esses agentes sao exemplos para os demais municipios maraenhense mesmo sem nenhum reconhecimento e insentivo por parte do poder publico municipal.parabens agente vcs sao uns guerreiros….

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias