Fale com Acélio

As recentes descobertas de novos blocos para exploração de gás natural no Maranhão trazem grandes perspectivas de investimento privado. Na semana que passou, a Agência Nacional de Petróleo e o Governo do Estado confirmaram, em solenidade oficial, o leilão de 22 blocos para exploração do potencial produtivo e posterior geração de energia, que correspondem a 15.483km² de extensão em território maranhense.

Considerada a nova fronteira da produção de energia através do gás natural, o Maranhão inicia um ciclo novo e crescente do papel estratégico para a produção de energia no país. Através de esforços feitos pela Agência Nacional de Petróleo com a contribuição da administração estadual, os novos territórios para captação energética no Maranhão serão licitados na 13ª rodada de negócios para a exploração de gás no Brasil.

O papel do território maranhense nesse contexto será de destaque, pois contará com o maior número de blocos disponibilizados na licitação. Através dela, empresas do ramo energético disputarão o direito de explorar o potencial do gás natural existente na Bacia do Parnaíba, trazendo para o estado e para os municípios saldo positivo na geração de receitas com os royalties. A licitação acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 7 de outubro.

O potencial energético do Maranhão ganha destaque no país justamente num momento em que o Brasil vive uma crise de produção de energia elétrica, devido às secas rigorosas e prolongadas no Nordeste e no Sudeste, o que dificulta o funcionamento das usinas hidrelétricas. Por isso, a geração de energia através de outras fontes como o gás natural são cada vez mais valorizadas, para diminuir os impactos da diminuição do nível dos rios.

Hoje, o Maranhão produz 2 milhões de m³ de gás natural e, com os novos investimentos em construção a partir de 2015, chegará a 5 milhões de m³ a partir de 2016. Para esse crescimento, foi fundamental a declaração de comercialidade da Bacia Terrestre do Parnaíba, autorizada pelo governador Flávio Dino no mês de março.

Os novos leilões que acontecerão em outubro darão amplitude ainda maior para o Maranhão no cenário nacional da exploração de gás natural – com potencial ainda a ser dimensionado a partir das operações que se iniciam com a realização dos certames referentes aos 22 blocos.

Durante a solenidade ocorrida no Palácio dos Leões, Flávio Dino e Magda Chambriard, presidente da ANP, destacaram a posição de proa do Maranhão no cenário nacional para garantir produção de energia. Chambriard afirmou que o Maranhão é protagonista no planejamento nacional para a exploração de gás natural durante pelo menos os próximos 10 anos. “O Maranhão é estratégico para a produção de energia no país e cada vez mais se destaca nesse papel”, disse a presidente da estatal.

Da parte do Governo do Estado, Flávio Dino afirmou que empreenderá esforços para a instalação de mais empresas de produção de energia, aumentando a geração de empregos locais. A garantia de um ambiente institucional saudável para os investidores e de formação de mão-de-obra especializada e apta para atuar no mercado de produção de energia.

“O que o Governo do Estado está atento desde já é fazer com que esses investimentos se transformem em desenvolvimento social, gerando emprego e renda para os maranhenses e não apenas para mão-de-obra de outros estados. Além, claro, de impulsionar a instalação de novas empresas, promovendo ambiente institucional saudável para investidores”, enfatizou.

SECOM/ por Aline Louise

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias