Com 6 casas incendiadas lavradores de AXIXÁ reclamam de ausência da Polícia Civil

A cobertura do local onde José Gomes Pereira criava   bodes e ovelhas foi uma das primeiras a ser incendiada. Por muito pouco não perdeu os animais.

 “Não perdi porque tava fora os animais, mas eu to atento, num to botando nenhum mais preso mais, por causa que se deixar preso é riscado queimar os  chiqueiro com os outros que tão preso ….O PERIGO CONTINUA EM AXIXÁ? Continua novamente”, disse o lavrador ao Jornal do Maranhão, da TV Mirante.

O resultado dos incêndios pode ser visto em vários pontos do extenso povoado Axixá, comunidade rural que fica a 24 kms da sede do município de Codó e possui  mais de 50 famílias. Existem aquelas que perderam a cobertura de palha e ficou com paredes em risco de cair a  qualquer momento, mas também há aquelas em completo escombro.

CRIMINOSOS AGINDO

Os moradores têm certeza de que se trata de incêndio criminoso. O problema começou no mês passado quando 5 casas foram incendiadas. Agora os criminosos voltaram a agir e incendiaram a sexta residência.

Ainda havia fogo e fumaça quando estivemos no local na manhã de segunda-feira, 13.  Dentro pouca coisa restou além da geladeira e do fogão. Tudo inutilizado. O dono não estava, mas a vizinha dele, senhora Maria das Graças Pereira dos Santos,  contou que todos estavam numa reza quando o incêndio começou.

 “aí foram chamar os meninos lá na reza, aí nós viemos tudinho, mas quando viemos tava sem jeito…NÃO SE SABE QUEM É? Não sabe, nós espalhamos dentro desses mato aí, mas não achamos não”, disse

VIGILÂNCIA DE LAVRADORES

Agora os homens vão iniciar uma vigília noturna em sistema de revezamento, explicou seu Antonio  Silva de Sousa que ficou sem a casa que havia herdado do pai.

 “Hoje mesmo meu cunhado tá fazendo plantão, plantão agora de noite…VOCÊS ESTÃO FAZENDO PLANTÃO? Vai fazer, começar, um fica de plantão, já o outro vai dormir…SE TODO MUNDO DORMIR? Aí o bicho pega, se dormir vai morrer queimado”, frisou o lavrador

POLÍCIA NADA

Os moradores estão reclamando da ausência da Polícia Civil que, apesar do registro de ocorrências na delegacia, nunca apareceu no povoado para iniciar qualquer investigação.

 “A casa aqui é cheia de criança, as crianças dormindo, tamo pra algum lugar, tocar fogo como é que nós vamos tirar essas crianças..E A POLÍCIA? Nada…NÃO VEIO AQUI? Até agora nada, queimou essas que passou aí, aí agora tornaram tocar de novo e daqui pra frente nós num sabe o que vai acontecer não, é continuar queimar porque não tomam providência”, reclamou, em nome da comunidade, a lavradora Telma de Sena

PALAVRA DA POLÍCIA

O delegado regional de Codó Zilmar Santana informou que existem dois suspeitos de estarem ateando fogo nas casas do Axixá. Prometeu abrir inquérito para investigar.

“Uma equipe da Polícia Civil foi deslocada para ir ao local e obter mais informações. Será instaurado procedimento policial respectivo”, garantiu o regional

Um comentário sobre “Com 6 casas incendiadas lavradores de AXIXÁ reclamam de ausência da Polícia Civil”

Deixe uma resposta