Fale com Acélio

Partindo dos números colhidos pelo blogdoacelio ontem (23) no Fórum Eleitoral,  se todos os codoenses aptos votassem certamente nós teríamos condições de elegermos  um deputado federal e até dois deputados  estaduais, da terra, sem  botar muita força na hora de apertar o botãozinho da urna eletrônica.

Prováveis candidatos em 2014
Prováveis candidatos em 2014

Somos, na atualidade, exatamente 80.315 ELEITORES APTOS A VOTAR. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral,   55.485 destes vivem na cidade  e pertencem à 7ª zona e  24.866 são da zona rural (69ª zona eleitoral).

Mas elegermos um deputado federal sem a ajuda de outros municípios nunca será possível graças à nossa abstenção (leia-se, preguiça ou desgosto de votar)

NÃO VOTARAM

Para termos uma ideia, na eleição para prefeito, quando o cidadão se mostra mais participativo e os políticos mais interessados (mandam  buscar até de Hilux) chegamos à marca de 25.830 eleitores que não compareceram para votar, números de 2012. Dava pra eleger mais um prefeito, já que o eleito chegou à 23.075 naquele mesmo ano.

Soma-se à isso os desacreditados da política que votam em branco ou nulo, nada menos que 4.037 fizeram isso na eleição passada.

Sabe-se que nas chamadas  ELEIÇÕES GERAIS a abstenção é sempre maior, aí podemos dar adeus ao sonho de qualquer político de já sair daqui eleito só com os votos ‘prata da casa’. Até hoje quem mais tirou voto daqui numa situação desta foi Dr. Antonio Joaquim (na faixa dos  18 mil), atrás dele, na história, vem Ricardinho Archer (na faixa dos 15 mil votos).

O que fazer para conseguir a proeza de fazer com que todos os codoenses, realmente, votem, acredito que ninguém sabe, mas que tem gente pensando nesta possibilidade, isso tem.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias