Partindo dos números colhidos pelo blogdoacelio ontem (23) no Fórum Eleitoral, se todos os codoenses aptos votassem certamente nós teríamos condições de elegermos um deputado federal e até dois deputados estaduais, da terra, sem botar muita força na hora de apertar o botãozinho da urna eletrônica.
Somos, na atualidade, exatamente 80.315 ELEITORES APTOS A VOTAR. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, 55.485 destes vivem na cidade e pertencem à 7ª zona e 24.866 são da zona rural (69ª zona eleitoral).
Mas elegermos um deputado federal sem a ajuda de outros municípios nunca será possível graças à nossa abstenção (leia-se, preguiça ou desgosto de votar)
NÃO VOTARAM
Para termos uma ideia, na eleição para prefeito, quando o cidadão se mostra mais participativo e os políticos mais interessados (mandam buscar até de Hilux) chegamos à marca de 25.830 eleitores que não compareceram para votar, números de 2012. Dava pra eleger mais um prefeito, já que o eleito chegou à 23.075 naquele mesmo ano.
Soma-se à isso os desacreditados da política que votam em branco ou nulo, nada menos que 4.037 fizeram isso na eleição passada.
Sabe-se que nas chamadas ELEIÇÕES GERAIS a abstenção é sempre maior, aí podemos dar adeus ao sonho de qualquer político de já sair daqui eleito só com os votos ‘prata da casa’. Até hoje quem mais tirou voto daqui numa situação desta foi Dr. Antonio Joaquim (na faixa dos 18 mil), atrás dele, na história, vem Ricardinho Archer (na faixa dos 15 mil votos).
O que fazer para conseguir a proeza de fazer com que todos os codoenses, realmente, votem, acredito que ninguém sabe, mas que tem gente pensando nesta possibilidade, isso tem.