Fale com Acélio

Quando falo que Codó enfrenta problemas que vão, dentro da Educação, muito além da falta de merenda escolar e de um transporte regular para fazer chegar nossas crianças do Ensino Fundamental ao colégio, muitos sequer conseguem imaginar que possa existir algo assim maior, mais profundo.

Pois existem vários e a defasagem do ensino-aprendizagem é uma delas.

Pra você entender o que é esta defasagem basta lembrar de uma criança que, por exemplo,  chega no quinto ano do fundamental (antiga quinta série), mas não consegue ler, nem escrever como se esperaria de uma criança naquele ano.

Ou seja, aquele menino deveria ter um determinado nível de inteligência para a idade que apresenta, mas isso não está acontecendo.

É um primo próximo de um outro problema chamado defasagem idade-série, que também lasca com a educação de Codó.  Neste, o aluno está velho demais para a série que está cursando na escola e também não apresenta bom desempenho.

Alguns governos tentaram enfrentar a questão, sobretudo da idade-série. Em 2003, Ricardo Archer criou o que ficou conhecido como CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Até uma lei municipal, a de Nº 1.329/2023, foi criada para dar base legal ao enfrentamento.

Já naquela época a situação era tão crítica que só entrava para a aceleração aquele aluno que já estava com dois ou mais anos  fora da idade certa  prevista para aquela determinada série.

NA ATUALIDADE

Na atualidade um PREGÃO ELETRÔNICO aberto pela Secretaria de Educação está chamando a atenção.

O governo de Zé Francisco, que já trocou de secretária de Educação 3 vezes, agora, em seu último ano de gestão, quer resolver problemas graves, não resolvidos nos últimos 3 anos, problemas  como os acima citados,  contratando uma empresa que custará mais dinheiro do milionário FUNDEB,   não enfrentando, com gente do próprio governo, o desafio.

No portal de www.portaldecompraspublicas.com.br existe um processo de Nº 11/2024, da Prefeitura de Codó, a espera de propostas até o dia 27/05/2024, às 9h30min.

A Secretaria Municipal de Educação quer fazer  uma “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIÇOS DE APLICAÇÃO DE METODOLOGIA QUE SOLUCIONA A GESTÃO DA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DESTINADOS A ATENDER A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CODÓ.

Não é possível saber quantos milhões isso custará aos cofres municipais neste ano eleitoral.

No andamento do processo é possível ver apenas, sobre valores, a frase – “ORÇAMENTO SIGILOSO (OPÇÃO NO SISTEMA).

SOLUÇÃO PARA UMA GESTÃO DO QUE NÃO EXISTE?

Nos últimos meses de sua gestão, que não deixará saudades na área da Educação, o governo de Zé Francisco quer contratar uma empresa QUE APLIQUE UMA METODOLOGIA (que o governo dele não foi capaz de criar) , e imagine, QUE SOLUCIONE A GESTÃO DA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM (gestão esta que ninguém viu acontecer, pois cada nova secretária que assumiu tentou o seu pedacinho de gestão).

Só por este viés,  é possível entender que esta turma está deixando o governo mais perdida do que entrou e só tem achado mesmo o caminho da má gestão dos milionários recursos do FUNDEB que só no ano passado foram da ordem de R$ 186.947.839,97.

A abertura do pregão eletrônico está marcada para 27/05/2024, às 9h31min (um minuto depois do fim do prazo pra receber as propostas).

No exemplar de contrato  exposto para as empresas interessadas não tem a data de vigência do contrato, nem o valor como já frisei.

Espero que o atual governo ao menos se lembre da  Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000 –, que  proibe nos últimos dois quadrimestres do  mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro do ano contratado, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte (ou seja em 2025)  sem que haja suficiente disponibilidade de dinheiro para este pagamento.

O efeito desta contratação, não tenho a menor dúvida, será zero no ensino-aprendizagem de nossas crianças, efeito mesmo só o danoso para recursos que poderiam ser aplicados noutra direção e não agora, no fim do governo.

Acreditaria mais se a iniciativa fosse no início, ainda em 2021, com sabedoria, boa gestão e metodologia, ao menos pensada,  voltada, de verdade, para crianças que estão ficando fora da idade de ler e escrever e, ainda assim, continuam passando de ano, ano após ano.

NINGUÉM AGUENTA MAIS O GOVERNO DESTE HOMEM

 

 

18 comentários sobre “Com “ORÇAMENTO SIGILOSO” governo de Zé Francisco quer contratar, no apagar de sua gestão, empresa pra solucionar ENSINO-APRENDIZAGEM em Codó”

  1. Como se vê, como num palanque terror, o blog crítica o bom trabalho da secretaria de educação, hoje muito melhor que na gestão passada. Mas, por interesses alheios ao bom jornalismo, o blog se esquiva vergonhosamente de dizer que, na gestão indigesta última passada, o Nagib fechou 72 escolas e reduziu drasticamente o salário dos professores, além de cometer a maldade suprema de não ter pago o precatório que os professores tinham direito. O Nagib trocou de secretário de educação várias vezes, e absolutamente nada na educação funcionou no mandato dele.
    O povo que sofreu na mão do desgoverno de pai e filho não esquece que naquele maldito tempo não tinha merenda para as crianças, o transporte escolar era o pior possível, e as escolas que sobraram eram insalubres. Daí deriva seu único mandatinho sem direito à reeleição. Zé Francisco tem direito à reeleição porque trabalha. E por esse reconhecimento o secretário de governo do governador Brandão deu o PSDB para Zé Francisco se reeleger. Vale ressaltar que o secretário de governo não cederia a legenda sem a chancela do governador — que não cedeu o PSB para o Chiquinho, que, dizendo ele, foi obrigado a se alojar no PT sem ser petista.
    Essa postagem sem rumo é apenas para ludibriar incautos desavisados, pois a crítica aqui é meramente subjetiva e claramente eleitoreira, e que só interessa ao pré-candidato para o qual, sem competência, o blog trabalha mal. A crítica infundada revela apenas a raiva do tal pré-candidato do blog pelas escolas que o filho abandonou e estão sendo reconstruidas, modernizadas, e inauguradas pelo prefeito Zé Francisco.
    O que ninguém aguenta mais é o desespero do Chiquinho para voltar a carcar a mão sorrateira na prefeitura. Mas, graças ao povo codoense, ele vai ficar apenas no desespero.
    O SONHO DO CHIQUINHO É O PESADELO DO POVO CODOENSE.

    1. Não precisamos fazer comentários tão grandes e já manjados.
      Nagib, Nagib, Nagib
      ” o bom trabalho da secretaria de educacão”
      Vejam só, tão bom que já são 3 secretários.
      Este codoense não é codoense, é alguém que até escreve bem contratado para durante 3 anos, 4 meses e 21 dias tentar das formas mais estúpidas justificar os incontaveis desmandos deste rapaz que até como médico duvido da sua competência.
      Outrora, já chamei a atenção deste fim de mandato no que se refere a correria para fazer uma obrinhas e outras cozitas de faixada aqui acolá e contabilizar bem a montanha de dinheiro que ainda está entrando de maneiras tal que: o resto vocês entendem.
      A verdade é que o o Codo necessita urgente de mudanças.

    2. Calma”codoense secretária “ não precisa se desesperar e responder de forma vergonhosa, você está precisando de uma babador . Calma calma. Tá ficando nítido essa babação de milhões

    1. Babão do Chiquinho és tu, Igor.
      Pior do que Nagib nunca irá existir. Por rejeição e corrupção, não tece direito à reeleição.
      Zé Francisco foi o único que pagou precatório em 2021 para os professores. Nagib recebeu 30 milhões do fundef e não pagou um centavo aos professores porque, segundo um babão dele, o pai dele não deixou. Assim que assumiu o mandato, Nagib reduziu o salário dos servidores em 20 %. Nagib foi o prefeito que mais demitiu pais de família. Então, por aí se tira que Zé Francisco não pode ser pior do que Nagib.

  2. Uma pessoa em sã consciência não pode dizer que um governo desses é excelente para educação.
    Merenda quando tem, é somente 3 biscoito e uma porção de suco.
    Prefeito contratou pessoas para assistente de sala, sem saber nada de educação, essas pessoas estão na sala sem contribuir nada, porque não sabem, muitos tem apenas o ensino médio, essa contratação é para garantir votos.
    Outra, tem escolas que receberam contratados que não ficaram na escola, eles vão receber pela mesma, porém vão trabalhar nas campanhas para vereadores.
    Outra, professores nunca foram valorizados.
    *COMO DIZER QUE UM GOVERNO DESSE É BOM PARA EDUCAÇÃO*

    1. Alegria, o que escreveste aí é só asneira para agradar o teu chefão.
      Até oposicionista, como o radialista Daniel Sousa, reconhe que o o HGM no governo de Zé Francisco está muito melhor do que no tempo ruim do Nagib.
      Teu desequilíbrio reside nas escolas que Nagib abandonou e Zé Francisco reformou e modernizou. Miitas já estão sendo entregues aos nossos alunos. Merenda tem e de boa qualidade. Não tinha quando o Nagib era o prefeito, que fechou escolas e deu calote nos professores. Tu e teu chefe são conhecidos por não suportarem o sucesso dos outros.
      Alegria, vc é um paradoxo, porque um burro triste.

      1. Infelizmente é triste a pessoa fechar os olhos para verdade, no meu comentário não citei o nome de nenhum pré candidato, e não estou a favor de nenhum, qualquer pessoa inteligente é capaz de ver a verdade, o que citei é pura verdade, se você é alienado problema seu, continue defendendo o seu chefe a qualquer custo, talvez você ganha muito dinheiro público pra isso.

  3. Solução em seis meses, como vai ser ?
    Será que é com mágica eles vão chegar nas escolas e dizer abracadabra.
    Ou vai ser com um estalar de dedos.

  4. Não precisamos fazer comentários tão grandes e já manjados.
    Nagib, Nagib, Nagib
    ” o bom trabalho da secretaria de educacão”
    Vejam só, tão bom que já são 3 secretários.
    Este codoense não é codoense, é alguém que até escreve bem contratado para durante 3 anos, 4 meses e 21 dias tentar das formas mais estúpidas justificar os incontaveis desmandos deste rapaz que até como médico duvido da sua competência.
    Outrora, já chamei a atenção deste fim de mandato no que se refere a correria para fazer uma obrinhas e outras cozitas de faixada aqui acolá e contabilizar bem a montanha de dinheiro que ainda está entrando de maneiras tal que: o resto vocês entendem.
    A verdade é que o o Codo necessita urgente de mudanças.

    1. Mudança não significa andar pra trás com Chiquinfc, que quase acaba com Codó nos 4 anos de mandato do filho.
      Tu tá é querendo propide aeroporto de novo, porque tu recebeu também. O documento do aeroporto tava na tua casa.

    2. É isso mesmo. O povtem memória. Tem que faldas mazelas que tu ajudaste o Nagib a cometer. Impossível defender o indefensável Nagib, que não fez nada a não ser embolsar 30 milhões dos precatórios e deu calote nos professores. Embolsou 22 milhões para combater a covid-19, é por consequência morreram 258 codoenses na pandemia.
      Tu quer que não se comente as atrocidades cometidas por Nagib porque você ganhou muito com isso. Te cala abestado. Sempre vamos aqui alertar os codoenses contra bobalhão e babões como tu.

    1. Também acho Valter, esse contrato ai tá com cara de golpe e grande.
      Ultimo ano, as vésperas de uma eleição, um contrato assim…se não deu jeito no inicio, agora no fim é que não dará.
      Bom eleição tá ai e dinheiro para compra de pessoas e políticos prefeito dispõe para tentar sua reeleição infelizmente.

  5. Acélio, a empresa já foi contratada por mais de R$ 2 milhões.

    Pesquisa melhor, pois se não falha a memória, a contratada é de Imperatriz.

  6. Infelizmente é triste a pessoa fechar os olhos para verdade, no meu comentário não citei o nome de nenhum pré candidato, e não estou a favor de nenhum, qualquer pessoa inteligente é capaz de ver a verdade, o que citei é pura verdade, se você é alienado problema seu, continue defendendo o seu chefe a qualquer custo, talvez você ganha muito dinheiro público pra isso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias