A Comissão de Educação da Câmara Municipal recebeu nesta semana a equipe gestora, professores e alunos da Universidade Estadual do Maranhão. A reunião foi solicitada pela gestora da UEMA, Deuzimar Serra, para tratar sobre a Carta Aberta feita à sociedade codoense em relação a informações equivocadas que estavam circulando sobre a instituição de ensino superior.
A Comissão de Educação da Câmara é presidida pela vereadora Leda Torres, tem como vice-presidente o vereador Domingos Reis e o membro titular, vereador Pastor Max. Com a ausência do vereador Domingos Reis, assumiu a titularidade da Comissão o vereador Doutor Nelson. Esteve presente na reunião a professora Doutora Deuzimar Serra, diretora do campus da Universidade Estadual do Maranhão, Polo Codó, o aluno do curso de Direito, Arlindo Salazar, o coordenador do curso de Direito Doutor Rômulo Buzar, coordenadores dos cursos de Administração e curso de Contabilidade,
Na ocasião, a Carta Aberta foi lida pelo aluno André, do curso de Direito da instituição, esclarecendo sobre as informações equivocadas e relatando a real situação em relação a parceria proposta entre UEMA e a Escola Luzenir Matta Roma. Todos os participantes fizeram suas falas enfatizando que o objetivo da universidade jamais será suprimir qualquer direito dos alunos da Universidade da Escola Luzenir Matta Roma e nem se apropriar do prédio da escola, mas sim propor uma parceria que fortalecerá as duas instituições, uma vez que proporcionará incentivos para os alunos do ensino médio, do EJAI, para que em sua caminhada estudantil e caminhada acadêmica, estejam também fazendo parte da UEMA.
“Ouvimos dos professores, diretores de curso, alunos da instituição sobre uma desinformação que está circulando na cidade Codó, de que a UEMA e todos da UEMA estariam querendo tomar posse da Escola Luzenir Mata Roma. Foi esclarecido por todos os professores, pela professora DeuziMar, que não se trata disso. A UEMA está apenas solicitando uma parceria da escola, por se tratar de instituições que participam da mesma rede de educação estadual, e solicitando a parceria, uma vez que a Escola Luzenie Mata Roma tem 17 salas no período noturno ociosas e que podem ser utilizadas pela UEMA, que tem tido um crescimento de alunos a cada ano e necessita dessas parcerias com as escolas locais. E como a escola está ali próxima do campus da UEMA, acho importante fazer essa parceria”. Esclareceu o vereador Pastor Max
“Agradecemos a presidente e aos membros da Comissão de Educação da Câmara pela reunião e, mais uma vez, termos o espaço para esclarecer sobre essa questão. Não se trata de tomar o prédio ou instituições para estabelecer a UEMA no local. A Escola Mata Roma é uma escola importante do município de Codó, uma escola que tem história do nosso município e que continuará suas atividades como sempre. Ela passou recentemente por uma grande reforma, uma reconstrução e que continuará exercendo seu papel educacional no município. Trata-se da proposta de uma parceria que poderá desenvolver as duas instituições e a nossa educação como um todo”, concluiu Doutora Deuzimar Serra, diretora do campus UEMA Codó.