Conheça seus direitos e deveres como consumidor de energia elétrica

Você conhece todos os seus direitos e deveres como cliente da Cemar? Eles são estabelecidos pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e pelo Código de Defesa do Consumidor. Então, esta semana a Cemar deixa mais claro alguns dos nossos direitos e deveres como consumidor de energia elétrica. Fique Atento!

Nossos Direitos são:

·         Receber a conta de energia com antecedência mínima de 5 dias úteis da data do seu vencimento;

·         Ser informado, na própria conta, sobre a existência de débitos anteriores.

·         A Cemar disponibiliza 08 (oito) datas, e você pode escolher a melhor opção entre as 8 datas de vencimento da conta de energia oferecidas pela Cemar (01, 06, 11, 16, 21, 24, 26 e 28);

·         Ter Serviço de atendimento telefônico gratuito 24 horas. A Cemar tem a Central de Atendimento. Basta ligar grátis 116;

·         Ser avisado com 15 dias de antecedência, no caso de suspensão do fornecimento por falta de pagamento. A Cemar coloca essa informação na própria conta.

·         E os consumidores que façam uso de equipamentos vitais à preservação da vida humana, que dependem de eletricidade, deverão ser avisados sobre interrupções programadas, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis.

Mas também temos Deveres:

·            Informar seus dados cadastrais (nome, endereço, CPF, etc.),  atualizá-los sempre que necessário  e responsabilizar-se pela sua veracidade, além de informar  corretamente a atividade exercida  (comércio, residência, rural e  serviços) na Conta Contrato;

·            Fazer os pagamentos correspondentes aos serviços prestados pelo fornecimento de energia em dia;

·            Instalar em local adequado e de fácil acesso, os dispositivos necessários para a colocação do medidor e equipamentos de proteção;

·            Declarar toda a carga elétrica que será utilizada na unidade consumidora;

·            Manter e adequar as instalações internas da sua casa com segurança;

Estes são apenas alguns direitos e deveres como consumidor de energia elétrica. Para mais informações, acesse o sitewww.cemar116.com.br, ligue para a central de atendimento 116 ou vá a uma das agências de atendimento da Cemar.

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