Conheça seus direitos e deveres como consumidor de energia elétrica!

Você conhece todos os seus direitos e deveres como cliente da Cemar? Eles são estabelecidos pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e pelo Código de Defesa do Consumidor. Então, esta semana a Cemar deixa mais claro alguns dos nossos direitos e deveres como consumidor de energia elétrica. Fique Atento!

Direitos:

  • Receber a conta de energia com antecedência mínima de 5 dias úteis da data do seu vencimento;
  • Ser informado, na própria conta, sobre a existência de débitos anteriores.
  • A Cemar disponibiliza 08 (oito) datas, e você pode escolher a melhor opção entre as 8 datas de vencimento da conta de energia oferecidas pela Cemar (01, 06, 11, 16, 21, 24, 26 e 28);
  • Serviço de atendimento telefônico gratuito 24 horas,  através da Central de Atendimento. Basta ligar grátis 116;
  • Ser avisado com 15 dias de antecedência, no caso de suspensão do fornecimento por falta de pagamento;
  • Os consumidores que façam uso de equipamentos vitais à preservação da vida humana, que dependem de eletricidade, deverão ser avisados sobre interrupções programadas, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis.


Deveres:

  • Informar seus dados cadastrais (nome, endereço, CPF, etc.),  atualizá-los sempre que necessário  e responsabilizar-se pela sua veracidade, além de informar  corretamente a atividade exercida  (comércio, residência, rural e  serviços) na Conta Contrato;
  • Fazer os pagamentos correspondentes aos serviços prestados pelo fornecimento de energia em dia;
  • Instalar em local adequado e de fácil acesso, os dispositivos necessários para a colocação do medidor e equipamentos de proteção;
  • Declarar toda a carga elétrica que será utilizada na unidade consumidora;
  • Manter e adequar as instalações internas da sua casa com segurança;

Estes são apenas alguns direitos e deveres como consumidor de energia elétrica. Para mais informações, acesse o site www.cemar116.com.br, ou ligue para a central de atendimento 116 ou vá a uma das agências de atendimento da Cemar.

5 comentários sobre “Conheça seus direitos e deveres como consumidor de energia elétrica!”

  1. Gostaria de saber qual o direito do consumidor mesmo? Pois hoje aos dias 01/12/17 teve minha conta contada. Não recebi um reaviso de conte. E era apenas uma conta. O rapaz que presta serviço não se certificou se a conta estava realmente paga. Sendo que se encontrava na residência apenas uma menor de idade. Com isso, ele simplesmente contou e foi embora. Isso tá certo?

  2. Boa tarde

    Como funciona negociação de débito hj com vcs?
    Obs: procurei uma agência pra negocia um débito rapaz informa q só a parti de 3 contas como assim se com 2 já foi cortada?

  3. essi código de vcs não deve pra nada só seu pra vcs porque minha energia estava paga e assimesmo um vagabundo da sem ar corto nao espero eu chega em casa pra mostra aconta a casa estava só meu filho do menor que ligou pra mim que pedi pra fala com o vagabundo espera que estava chegando ele mesmo assim corto e foi embora qual o meu direito podem mim explica

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