Você conhece todos os seus direitos e deveres como cliente da Cemar? Eles são estabelecidos pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e pelo Código de Defesa do Consumidor. Então, esta semana a Cemar deixa mais claro alguns dos nossos direitos e deveres como consumidor de energia elétrica. Fique Atento!
Direitos:
- Receber a conta de energia com antecedência mínima de 5 dias úteis da data do seu vencimento;
- Ser informado, na própria conta, sobre a existência de débitos anteriores.
- A Cemar disponibiliza 08 (oito) datas, e você pode escolher a melhor opção entre as 8 datas de vencimento da conta de energia oferecidas pela Cemar (01, 06, 11, 16, 21, 24, 26 e 28);
- Serviço de atendimento telefônico gratuito 24 horas, através da Central de Atendimento. Basta ligar grátis 116;
- Ser avisado com 15 dias de antecedência, no caso de suspensão do fornecimento por falta de pagamento;
- Os consumidores que façam uso de equipamentos vitais à preservação da vida humana, que dependem de eletricidade, deverão ser avisados sobre interrupções programadas, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis.
Deveres:
- Informar seus dados cadastrais (nome, endereço, CPF, etc.), atualizá-los sempre que necessário e responsabilizar-se pela sua veracidade, além de informar corretamente a atividade exercida (comércio, residência, rural e serviços) na Conta Contrato;
- Fazer os pagamentos correspondentes aos serviços prestados pelo fornecimento de energia em dia;
- Instalar em local adequado e de fácil acesso, os dispositivos necessários para a colocação do medidor e equipamentos de proteção;
- Declarar toda a carga elétrica que será utilizada na unidade consumidora;
- Manter e adequar as instalações internas da sua casa com segurança;
Estes são apenas alguns direitos e deveres como consumidor de energia elétrica. Para mais informações, acesse o site www.cemar116.com.br, ou ligue para a central de atendimento 116 ou vá a uma das agências de atendimento da Cemar.
pois e mas! minha conta vence dia 12 , dia 14 já vem um aviso de corte, poeque?
Minha conta não chegou e em menos de 24 horas foi cortada. Como assim ?
Gostaria de saber qual o direito do consumidor mesmo? Pois hoje aos dias 01/12/17 teve minha conta contada. Não recebi um reaviso de conte. E era apenas uma conta. O rapaz que presta serviço não se certificou se a conta estava realmente paga. Sendo que se encontrava na residência apenas uma menor de idade. Com isso, ele simplesmente contou e foi embora. Isso tá certo?
Boa tarde
Como funciona negociação de débito hj com vcs?
Obs: procurei uma agência pra negocia um débito rapaz informa q só a parti de 3 contas como assim se com 2 já foi cortada?
essi código de vcs não deve pra nada só seu pra vcs porque minha energia estava paga e assimesmo um vagabundo da sem ar corto nao espero eu chega em casa pra mostra aconta a casa estava só meu filho do menor que ligou pra mim que pedi pra fala com o vagabundo espera que estava chegando ele mesmo assim corto e foi embora qual o meu direito podem mim explica