As movimentações sobre datas de convenção municipal para definir candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador em Codó começam a dar sinais de vida. A Lei das Eleições (9.504/97) permite que elas sejam feitas a partir do dia 10 de junho (próximo domingo).
Mas ninguém se antecipa tanto assim, em Codó então fazer logo no início do prazo é impraticável. Exemplo disso é a turma de Biné Figueiredo, que já marcou, segundo o repórter Francisco Oliveira, para o último dia, ou seja, 30 de junho, no Tio Sam Clube (Bairro São Francisco, maior reduto eleitoral do ex-prefeito).
‘POLÍTICO SEM DORMIR’
O motivo é simples e único para todos, é tempo de alianças. Tem gente que deixa para cozinhar o galo só no último dia. É o mês de quem vai apoiar a quem e isso, acredite caro leitor, é tão complicado quanto ‘aprender japonês em braile”.
Enquanto você dorme tranquilo para ver notícias do que está rolando nos bastidores na internet, no rádio ou na TV, tem político que não está mais dormindo atrás de outros e a conversa é mesma:
- E AÍ, VOCÊ VEM COM A GENTE?
- O QUE TU DESEJAS?
- POSSO TE DAR ISSO, AQUILO E AQUELE PEDACINHO DO CÉU BEM ALI, ACEITA, TÁ LOTEADO?
- A SECRETARIA TAL É TUA, O MERCADO DO PEIXE TEU FILHO VAI ADMINISTRAR, TUA MÃE FICA COM METADE DO MUNDO E TUA FAMÍLIA VAI COMANDAR O RESTO DO PLANETA, QUER?
Uma das táticas mais conhecidas entre os que querem chegar ao poder a qualquer custo é – PROMETA O QUE VOCÊ NÃO PODE CUMPRIR (Coisas do célebre livro As 40 Leis do Poder)
Alguém já viu algum político fazer isso? Pois é, pura psicologia a serviço do mal.
TRAIRAGEM ATÉ NA CONVENÇÃO
De toda forma, quando todos os grupos souberem que são os seus, de verdade, então anunciam a data da convenção. Este mundo é tão incrível que até no dia da convenção ocorrem ‘trairagens’ do tipo – tava tudo certo para alguém apoiar alguém e ele aparece noutra convenção sendo levado até pelos braços dos convencionais.
Sinceramente, eu to ansioso pelo dia 30 de junho. Parece masoquismo, sarcasmos, sei lá! mas eu consigo me divertir muito em dias assim.