Fale com Acélio

O deputado federal e presidente do PSDB no Maranhão, Carlos Brandão, confirmou ontem a O Estado que o seu partido recebeu do pré-candidato ao governo, Flávio Dino (PCdoB), proposta para ocupar espaços na chapa majoritária em 2014. A proposta comunista havia sido revelada no início da semana pela deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), que participa ativamente das decisões da sigla. Brandão, no entanto, ponderou que não há nada definido em relação à aliança e assegurou que somente em 2014 o partido se posicionará oficialmente sobre os rumos que deverá seguir.

Dino e Zé Reinaldo
Dino e Zé Reinaldo

A movimentação do PCdoB, por outro lado, confirma o desinteresse em ter na chapa o PDT, legenda para qual Dino havia prometido a indicação de vice, ainda em 2012, quando foi fechado um acordo entre PCdoB, PTC, PSB e PDT para a eleição de Edivaldo Júnior (PTC) a prefeito de São Luís.

Perguntado se o PSDB já havia encaminhado resposta ao PCdoB em relação à proposta de composição da chapa majoritária, Brandão afirmou que aguardará a movimentação nacional. “As propostas existem, mas nós não vamos tomar qualquer decisão antes de a executiva nacional definir que caminho seguir. Dependemos, sobretudo, da direção nacional. Portanto, não há nada com o Flávio ou com qualquer outro pré-candidato”, afirmou.

Brandão, porém, não descartou acerto no futuro com os demais pré-candidatos. “O PSDB somente vai se posicionar em relação à eleição em 2014, não há como nos posicionarmos ainda este ano. Existem no momento muitas conversas, muitas especulações, mas nada de concreto. O partido continua conversando com Flávio Dino, com Luis Fernando [PMDB] e Eliziane Gama [PPS] e irá se posicionar no momento certo”, completou.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), afirmou na quarta-feira a O Estado que a composição política que agora se desenha não permite que haja uma questão fechada em torno do partido que formará a chapa majoritária.

“Quem decidirá a respeito da vaga de vice será a oposição como um todo, de forma conjunta. Não será nem Flávio Dino nem o PCdoB isoladamente. Por enquanto nada está definido, esta é uma discussão que deve acontecer somente em 2014”, afirmou.

Ele também afirmou que o fato de ter ocorrido um indicativo em 2012 de que o espaço poderia ser ocupado pelo PDT, não necessariamente garante ao partido a vaga.”Acho legítimo o PDT reivindicar espaço, mas a conjuntura deverá ser levada em consideração”, disse.

Crise entre Flávio Dino e Weverton Rocha aumentou

A crise entre o pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) e o aliado deputado federal Weverton Rocha (PDT) aumentou com as últimas movimentações do comunista. Na quarta-feira, após ter tomado conhecimento das declarações do deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB) de que nada está definido em relação à chapa majoritária de Dino, Weverton reagiu.

Ele já havia reclamado da postura do comunista no mês de novembro. Dino, no entanto, não se manifestou.

“Se o PCdoB achar que a coalizão de forças necessita ter o apoio do PDT, ele vai convidar o partido para fazer parte desta chapa. O que posso garantir é que o partido será protagonista em 2014, independentemente do convite”, disse.

O pedetista reafirmou que não “baterá na porta” de Flávio Dino para reivindicar o espaço prometido em 2012. “Nós não estamos reivindicando nada. Se o PDT não for convidado a estar lá [na chapa majoritária de Flávio Dino], é porque eles estarão convidando o PDT a lançar candidatura própria. Então eu não vou ficar batendo na porta atrás de espaço, isso aí não existe. Nós temos quadros e participaremos do processo da eleição majoritária”, completou.

A executiva estadual do PDT autorizou em outubro, o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, a tentar se viabilizar politicamente para a disputa majoritária de 2014. A decisão ocorreu exatamente uma semana após ter sido divulgada uma aproximação do PSDB com o PCdoB no Maranhão, com a possibilidade de os tucanos indicarem o candidato a vice-governador na chapa comunista. Desde então, Hilton está em campanha política.

O acordo que garantiu ao PDT a vaga de vice na chapa comunsita em 2014 foi firmado ainda em 2012, pelo próprio Flávio Dino, como condição para o apoio das legendas ao seu candidato a prefeito, Edivaldo Júnior (PTC). Na época, o PDT abriu mão de indciar o vice de Edivaldo e o presidnete da Câmara Municipal, acreditando na promessa do cehfe comunista.

Desde a posse, Weverton, o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) e o próprio Edivaldo cobram de Dino o cumprimento do acordo com PDT.

Mais

A polêmica envolvendo o PCdoB e o PDT aumentou na semana passada, quando a deputada Gardênia Castelo (PSDB) admitiu que Flávio Dino (PCdoB) ofereceu ao PSDB a vaga de vice. Como resposta imediata, a bancada do PDT na Assembleia votou favorável a Washington Oliveira para o Tribunal de Contas do Estado, se manifestando de forma contrária à oposição na Casa.

Por Ronaldo Rocha
Da editoria de Política/Jornal O Estado do MA

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias