Fale com Acélio

Imprensa apoia Por Ser MENINA
Imprensa apoia Por Ser MENINA

A coordenação da Plan Brasil, Unidade de Programas de Codó, reuniu na manhã desta quinta-feira (10) boa parte da imprensa local para uma entrevista coletiva. O motivo do encontro, ocorrido nas dependências da unidade da ONG no município, foi transmitir informações sobre a programação para o dia 11 de outubro, instituído pela ONU como dia Internacional da Menina, divulgar alguns dados preliminares sobre pesquisa realizada sobre o gênero no país e anunciar o segundo ano da Campanha Por Ser Menina.

Durante a entrevista, o Gerente da Unidade de Programas da Plan em Codó, Gabriel Barbosa falou sobre o lançamento da Campanha Por Ser Menina no ano passado e as evoluções das ações sobre o tema desde então. “A partir do lançamento da campanha, observamos algumas demandas e encomendamos um estudo que nos desse um panorama sobre a realidade das meninas em todo o território nacional, englobando estados de todas as regiões do país”.

A pesquisa foi realizada com duas mil meninas em cinco estados (Pará, Maranhão, Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul), em faixas etárias variadas. Preparada por acadêmicos da UNB, a pesquisa teve como principal objetivo fornecer um retrato oficial da situação da menina no Brasil, e irá subsidiar ações governamentais e não governamentais para melhorar o nível de vida desse público.

Gerente regional Gabriel Barbosa
Gerente regional Gabriel Barbosa

De acordo com Gabriel Barbosa, alguns pontos da pesquisa revelaram que as meninas são as principais responsáveis pelos afazeres domésticos e assumem as responsabilidades do lar, que deveriam ser dos pais, tendo o seu direito de estudar e de brincar violados. Outras características detectadas na pesquisa foram que 34% das meninas entrevistadas relataram que apanham dos pais, 1/3 das meninas reclamaram sobre o tempo livre para o lazer, 39% das meninas não se sentiam seguras no caminho entre a casa e a escola, 84% não souberam responder com que cor queria nascer e grande parte não conseguiu responder sobre quem cuidava delas.

A coordenação da Plan lembrou a imprensa que no último dia 7 de outubro, na câmara dos vereadores de Codó foi votado a aprovado o projeto de lei Nº 29/2013 que institui o dia 11 de outubro como o Dia Municipal da Menina, de autoria do Vereador Pastor Max Tony.

Amanhã, dia 11 de outubro, a Plan Internacional anunciará o lançamento oficial do segundo ano da Campanha Por Ser Menina, a divulgação completa de pesquisa homônima a campanha, além da exibição do vídeo institucional e apresentações culturais. O evento será realizado a partir das 14h no auditório da UFMA.

Raphael Fernandes – Ascom Prefeitura Municipal de Codó 

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias