Corpo de Bombeiros treina força auxiliar para combater incêndios em Codó

Uma longa caminhada saindo da sede do Tiro de Guerra, no bairro São Benedito,  à área rural do município próximo ao riacho São José também fez parte do treinamento que durou uma semana, o foco neste caso era testar a resistência  do futuro combatente de incêndios. Glaydson Trindade, bombeiro civil, viu proveito na tática.

Bombeiros treinando força auxiliar no combate a incêndios

 “São bombas (costais), são abafadores, são vários equipamentos que exigem um certo preparo físico pra transportar as vezes a quilômetros de distância então a principal máquina do bombeiro é o preparo físico, isso é fundamental”, disse o jovem  em treinamento.

Os participantes foram levados para uma área de vegetação distante da cidade  para praticarem tudo aquilo que viram em sala de aula. De posse de todo o material necessário, eles foram colocados em situações reais na luta contra o fogo.

O sargento Silva Pinto detalhou os momentos.

 “Demonstramos pra eles o que aceiro, o que é uma linha de controle, uma linha fria, que é um aceiro natural, uma barreira natural, o que é uma barreira artificial, criada pelo homem, entendeu? Isso tudo ajuda o combatente a pelo menos controlar aquele incêndio”, afirmou

FORÇA  AUXILIAR PREPARADA

O treinamento foi ministrado por bombeiros militares com experiência em incêndios florestais para bombeiros civis e atiradores do Tiro de Guerra de Codó. Francisco da Conceição, elogiou a iniciativa.

 “Foi muito bom porque adquirimos conhecimentos que ainda não tínhamos porque é muito importante pra nós apagar os incêndio defendendo a nossa floresta aqui (…) Nós tivemos um bom preparo físico e se tiver incêndio o TG – 08 007 de Codó estará a disposição”, sustentou com entusiasmo

22 pessoas passaram pela teoria e prática de combate à incêndios. A ideia, de acordo com tenente Josimar Pinheiro, que comandou a instrução é  contar com esta força extra caso haja uma necessidade dentro do município.

“Para ter um emprego bem sucedido é necessário ter um preparativo dessas guarnições, então nós estamos aqui treinando o pessoal do Exército e a Guarda Municipal para, de fato, quando for necessário e ficar bem protegido porque o bom preparo faz excelentes combatentes florestais”, disse

Um comentário sobre “Corpo de Bombeiros treina força auxiliar para combater incêndios em Codó”

Deixe uma resposta