Pular para o conteúdo
sábado, 24 de outubro de 2026
Notícias

CRISE já atinge oferta de emprego temporário nas lojas de Codó

Outubro  costumava ser mês de início da contratação de mão de obra temporária no comércio lojista de Codó, mas não está sendo assim em 2015.

Luís Oliveira,  gerente de uma das maiores lojas da cidade, explicou que a insegurança do mercado requer cautela. No caso da empresa onde é administrador, as primeiras contratações foram adiadas para  novembro e as 20 vagas TEMPORÁRIAS  que a loja costuma ofertar ainda dependerão de como as vendas estarão no próximo mês.

 “Porque as vezes a gente projeta uma expectativa a longo prazo e ela não vem juntamente com o número de funcionários que a gente chama pra seleção, a gente espera realmente  que se estabilize que se aproximando mais a gente possa manter sempre aquele mesmo número de contratação, que geralmente correspondia à 40% do quadro de funcionários”, concluiu

GENTE NA ESPERANÇA

Gente torcendo para que o mercado reaja bem e as vagas sejam abertas tem bastante. Só o Sine de Codó tem hoje cerca de 12 mil pessoas cadastradas.

Muitos correndo atrás de qualificação como a jovem Jeane Kelly Teixeira de Oliveira que, para conseguir seu primeiro emprego de carteira assinada, tem investido em cursos. Já fez o de  recepcionista e agora está estudando  operação de computador, pelo Senac.

Quer se firmar na primeira oportunidade que tiver.

 “E a gente  não pode colocar um currículo dizendo eu fiz isso e isso, mas tem que ter um curso, você tem que se preparar para você quando chegar, dizer – Ah! É esse que eu tô precisando (…) Ter bom comportamento, como eles ensinam aqui, e dá o meu melhor dentro da empresa”, disse

Transformar a vaga temporária naquela por tempo indeterminado é o sonho de todo candidato a emprego. Realidade para aqueles como Ana Paula Gomes Almeida. A vendedora entrou para 3 meses de experiência em 2012 e até hoje continua trabalhando.

 “Diria que tem que ter uma pessoa como exemplo e seguir, as vezes é só uma experiência e a gente fica um bom tempo, até quando a gente quiser, porque a gente dé de si a gente fica até quando a gente quer…É PRECISO ACREDITAR E FAZER COM QUE? Com que a gente cresça”, aconselhou

SE ABRIR, OLHO NO DIREITO

Quando as vagas abrirem também é importante ficar de olho no cumprimento das leis trabalhistas como ressaltou o gerente do SINE, Gilvan Oliveira.

 Trabalhador temporário também tem direito as mesmas garantias estendidas àqueles que já estão contratados em definitivo.

 “Com certeza, a lei já diz que o empresário para contratar a mão de obra do profissional ele tem que seguir a lei, Carteira assinada, horário de trabalho, se ultrapassar tem as horas extras, isso aí ele tem que cumprir porque é lei”, destacou

Acélio Trindade

Acélio Trindade

Autor no Blog do Acélio.

2 comentários

  1. Crise, que crise rapaz, vai em uma festa do relikia, vai num bar no meio de semana que tú ver crise, kkkkkkkkkkkkk, nego bebendo a vontade cerveja de 6,00 reais, tira gosto no espetinho de 8,00 reais, crise hem.

  2. A festa do SAFADÃO, foi só OSTENTAÇÃO. Nossa cidade é burguesa as pessoas deixam de comer, pagar água, luz, o crediário da loja mas OSTENTA.Que Pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *