CTA prepara ação de combate e revela que já são 15 novos casos de AIDS em 2011

De acordo com informações do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – só este ano são 15 novos casos. Isso representa 20% a mais que em igual período do ano passado.

Somando-se aos casos que já existiam o centro passou a acompanhar 128 pacientes. A maioria é formada por mulheres que descobriram a doença na gestação, com idade entre 20 e 35 anos. Mas neste meio também existem idosos e 3 crianças.

ATENDIMENTO AMPLIADO

Na opinião da coordenadora, Ana Carolina Soares, o acesso aos exames de sorologia do HIV foi ampliado, por isso mais casos estão aparecendo no município.

“Quando o paciente ele não vem, ou não pode ele faz nas nossas campanhas que fazemos dentro do município sempre gente diagnóstica um caso que tem aumentado a descoberta desses casos e o acesso, o acesso também está mais fácil fazer este teste”, frisou Carol

PRÓXIMA AÇÃO

Dentro da estratégia de trabalho de ir até as pessoas levando a oportunidade do exame, a próxima já está com data marcada. Será dia 30 de junho, na BR-316, quando os serviços do centro serão oferecidos aos caminhoneiros e à população do Km 17, zona rural de Codó.

“Todo ano a gente faz, normalmente, a gente tem feito desde 2009 e tem sido um sucesso. Levamos também em parceria o pessoal da imunização, com pressão arterial, entrega de preservativos, a gente dá camiseta aos caminhoneiros, tem sempre um lanche. Então, a gente termina ajudando essa população e eles sempre gostam do nosso trabalho”, confirmou

Deixe um comentário