DEBATE AO VIVO – O Hospital Geral Municipal segundo Lisboa

Lisboa no HGM
Lisboa no HGM

O diretor do HGM, Raimundo Lisboa, travou intenso debate hoje com o radialista Alberto Barros, ao vivo, no Cidade Notícias, sobre as condições do, agora,  único hospital da cidade.

Deu número de atendimento mensal e diário e se direcionou à participações por telefone como que a denunciou uma espera de 3 anos por uma cirurgia.

“Quanto a essa pessoa que disse que passou 3 anos pra fazer uma cirurgia, ela não explicou que cirurgia é. Cirurgia de Tireóide, aqui em Codó, na região só faz em Codó, só tem um médico na região pra fazer esse tipo de cirurgia que é Dr. Aristóteles. Todo mês são feitas cirurgias de tireoide que é complicadíssima que nem todo interior faz e Codó está fazendo”, criticou Lisboa

“Nosso hospital precisa ter muito cuidado. Eu acredito que o povo precisa de mais, o prefeito tá buscando, o secretário tá buscando, agora Alberto é preciso que o cidadão tenha consciência do que nós estamos fazendo, a cidade grande demais”, seguiu dizendo

CODÓ MELHOR QUE SÃO LUÍS

Em determinado trecho do debate pediu paciência aos cidadãos e  afirmou que a medicina do HGM, segundo alguns pacientes, é melhor que a oferecida na capital São Luís.

“O prefeito tá fazendo reforma do hospital, vai pra 136 leitos, então população tenha paciência…RESPEITO, MAS JÁ ESTAMOS INDO PRO 5º ANO DO GOVERNO O POVO JÁ TEVE PACIÊNCIA DEMAIS, RAPAZ…Não Alberto, mas você sabe que o problema de saúde não é só em Codó, o problema de saúde é em todo o Brasil e Codó eu te digo bem aqui  quem vai transferido para São Luís quando volta pra cá diz assim – Lisboa manda me buscar porque aqui  (Codó) é melhor do que no Socorrão (…) eu tenho prova o hospital de Codó é melhor do que o de São Luís”

O PAPEL DA UPA

Alberto Barros questionou sobre a superlotação da UPA, segundo ele, em decorrência da falta de opção já que o hospital geral enfrenta muitos problemas.

Lisboa – “Nós fazemos atendimento 24h nós chegamos à 260 (p/dia)…

Alberto – OS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS DA UPA DISSERAM QUE A UPA FAZ PAPEL QUE NÃO É DELA, QUE ERA PRA SER DO HGM.

Lisboa – Mas deve ser algum papel que ela faz que aqui não procuraram, se procurarem nós aqui, nós atendemos…POR QUÊ QUE NÃO PROCURAM, A REFERÊNCIA É O HGM? Porque as vezes acontece algo lá mais  próximo e eles preferem ficar lá”

 Alberto – A UPA ESTÁ SUFOCADA, FAZENDO PROCEDIMENTOS QUE NÃO SÃO DELA.

Lisboa – Mas quais são os procedimentos? O papel da UPA é atender urgência e emergência e nós temos Pronto Socorro que faz atendimento aqui, o papel do HGM é emergência, urgência e  nós temos internação. A UPA não tem internação. Ela tá lá pra curar os pacientes graves, é o papel dela Alberto.

O HGM ESTÁ BEM

Alberto – ENTÃO NA SUA CONCEPÇÃO O HGM ESTÁ BEM?

Lisboa – Então, na medida do possível está bem. O prefeito, o secretário tá procurando melhorar a cada dia. Nós já vamos pra 136 leitos, o que foi que a governadora fez?

Alberto – VOCÊS PODEM CONSTRUIR 300 LEITOS, MAS SE NÃO TIVER CONDIÇÕES PRA SE TRABALHAR, SE NÃO TIVER MEDICAÇÃO NÃO ADIANTA…

Lisboa – Mas aqui tem medicação, Alberto.

Alberto – AS PESSOAS NÃO DIZEM ISSO, DIZEM QUE VÃO AÍ SÓ TEM DIPIRONA…O QUE DIABO É ISSO, O POVO TÁ MENTINDO TAMBÉM?

Lisboa – Você vai com febre pra um hospital, você vai tomar o quê, não é um antitérmico? Depende do caso, se você chega com febre você vai tomar Dipirona, se você chega com o pé quebrado vai tomar antibiótico.

POSTOS SEM MEDICAMENTOS

Alberto – COMO É QUE VOCÊ ANALISA A RETIRADA DOS REMÉDIOS DO POSTO DE SAÚDE?

Quanto a retirada dos remédios não estou autorizado a falar porque eu não sei qual foi o motivo, qual foi a lógica, certo? Isso é trato com  o secretário.

Alberto – VOCÊ É A FAVOR OU É CONTRA?

Lisboa – Eu não posso dá a minha opinião

8 comentários sobre “DEBATE AO VIVO – O Hospital Geral Municipal segundo Lisboa”

  1. A verdade é que esse Lisboa não é capacitado pro cargo, não tem curso de administração hospitalar, se não me engano é técnico de enfermagem, portanto, foi colocado na direção do HGMorte para servir de …. do secretário.

  2. Um diretor que não pode nem ao menos dar a sua opnião…
    Bem, por ai tiramos nossa conclusão não é verdade? Queria saber se o único remédio disponivel para febre e dores em geral é a dipirona, pois pelo pouco conhecimento que tenho sei que existe antitérmicos bem mais potentes que a dipirona e mais, se o paciente for alégico a dipirona?, sei que fora do Brasil ela é proibida. Moramos em Codó e é aqui que cobramos uma saúde de qualidade, um diretor que nem ao menos sabe se expressar, logo me perguunto se tem graduação em administração hospitalar.
    Outra coisa que acho um absurdo é que numa emergencia só tenha um médico plantonista.
    P.S.: Caro Lisboa espero que você possa repensar sobre sua opnião não dada, você que trabalha na saúde tem que ter “voz” sim, pois está lutando por vidas. Todo cidadão tem direito a se expressar, se você não pode então é só um … comandado pelo “todo poderoso Claudio Paz”

    1. Admiro muito esse Diretor, pela coragem que tem foi através dele que a saúde do HGM, melhorou se ele não têm curso de administração hospitalar tudo bem, mas que ele incomoda muita gente isso é verdade. Sei que o mesmo
      é formado.

  3. Ôh Comparação esta da Saúde de Codó,Hospital HGM,com a de São Luis Hospital Socorrão em são luis a Saúde Atende 217 Municipios do Maranhão e Codó MAL a Sua Gente.Comparações Xulas sem Nexo,se Informe Melhor para não falar besteira Lisboa.

  4. Problemas na saúde e outras deficiências há em nosso país. Parece que Alberto Barros não assiste Tv e nem ouve programa de rádio. Reportagem de São Luís: Socorrão falta lençol, etc… todo dia tem reportagem da ilha sobre os buracos que há na capital, lá tem Governadora e Prefeito. Reportagem de Brasília: Sete mil paciente estão na espera para uma cirurgia de Vesícula, lá tem Presidenta e Governador e todos os poderes constituídos. José Sarney sofre uma Insuficiência Respiradora Aguda vai para UDI depois é transferido para São Paulo, como se pode ver, será que só Codó tem problemas? Tam anuncia que vai demitir mil funcionários. Parece que só Codó não pode acontecer isso, e que acontece em outras cidades e capitais. Pessoas saem de Codó para trabalhar no Sul e Sudeste para vocês parece o fim do mundo, mas pessoas de São Paulo tentam chegar clandestinamente nos EUA pela fronteira do México. O Alberto Barros dizia que a saúde de Codó era de primeiro mundo, ortopedia referência num passado bem próximo, aonde existe saúde de primeiro mundo no Brasil Sr. Alberto Barros você fica se vangloriando sobre audiência, sabemos que a oposição é mesmo que detém audiência sempre foi e sempre será assim, mas quando os senhores acham que estão no apogeu, tudo se desfaz nas candidaturas dos senhores, os votos fala por si o que realmente vocês são: – Alberto Barros, Jeroan Almada e Pé de Queijo. As pessoas ligam para o programa só que os comunicadores do Grupo FC não estão pensando no trabalhador, e sim em fazer campanha para o Francisco Nagib e parece que o ouvinte ainda não se tocou. Aqui em Codó sem exceção, não existe Blogs, Rádios AM e FM e as TVS imparcial, pois todas pertencem a grupos. Só que o Alberto Barros deixou o governo na certeza que o Grupo FC seria vitorioso, FC com muita grana, e esse mesmo Alberto dizia que o gás do Grupo não pesava 13KG. No HGM nasceu bebê do Sena será que ela foi operada sem soro e sem anestesia? Mas os blogueiros do lado de lá falaram do parto sem citar o nome do Hospital, mas se fosse ao contrário em Sena? Alberto Barros já disse em seus programa: Zito vamos tirar a bunda da cadeira e trabalhar. Disse também que todos os vereadores são puxa-sacos. Cadê o respeito? E ele que tanto criticava o Veridiano e não sabia como Ricardo Archer mantinha uma pessoa na Rádio Eldorado entrando na vida particular das pessoas, depois passaram a trabalhar juntos. Disseram (blog e TV) que a equipe de TV e Rádio era coesa, que o Veridiano estava pegando férias, mas a verdade é que ele foi demitido.

  5. O problema da Saúde, é nacional, a Dilma tá tentando resolver trazendo médicos de Cuba, más acho que não é por ai. Todos os dias passa reportagens nos Jornais, sobre a Saúde no Brasil,portanto Codó não é o único lugar que está passando por esses problemas. Torcemos pra que a Saúde melhore em todas as esferas:Federal,Estadual e Municipal, e que não fique somente em debates entre ouvintes e um radialista, que até pouco tempo atrás, falava que Codó tinha a melhor Saude do Brasil.

  6. Não interessa o que acontece no resto do Brasil, o que interessa é que o
    Codó de açucar está afundando com essa administração. É dinheiro demais
    para poucas obras feitas. É enriquecimento visível, é saúde do fim do
    mundo, é a falta da merenda escolar, são babões aproveitadores de todos
    os lados, é um prefeito de papel onde os secretários escrevem as ordens.
    É o fim da picada. Ainda bem que temos o Bita.

  7. O mau da maioria dos brasileiros é comparar sua cidade com o resto do País, todo mundo é ladrão então é normal e a saúde deve ser assim mesmo, ta errado, temos que falar mesmo, moramos em Codó e queremos uma saúde de qualidade, recebemos recurso para isso, então queremos o resultados sastifatórios e não só na aréa da saúde como em todas as áreas, não vamos nos basear em outros lugares, temos que nos preocupar com nossa casa (Codó). Quebre um dedo e vai ao HGM, e depois disso duvido se ainda vem aqui dizer que é normal, pois todo o País ta assim.

Deixe um comentário