Boa parte dos juvenis de Timbiras e integrantes da sociedade em geral estão preocupados com os problemas de deliquência entre jovens que veem se destacando de forma assustadora. Um dos maiores problemas é o uso de drogas pesadas como o crack, que pode, na realidade, ser a causa de tudo.
A ingestão de bebida alcoólica também tem sido um problema, confirmado ao blogdoacelio até por integrantes do Conselho Tutelar da cidade em reportagem recente. Os jovens saem para as festas e, sem qualquer controle ou fiscalização, fazem o que bem entendem com seus corpos.
Pior é que todos os timbirenses começam a sofrer os efeitos do problema. Com freqüência troca de tiros entre garotos ou até mesmo entre grupos rivais estão ocorrendo.
O centro desses embates tem sido a praça Benedito Alvim, em frente à Promotoria de Justiça e a poucos metros da Pelotão da Polícia Militar. O último lamentável episódio ocorreu dia 22 de janeiro, quando dois jovens saíram baleados.
“Tem muitos pontos onde se vendem drogas, agora mesmo domingo teve aqui na praça Benedito Alvim, a praça principal da cidade, tiroteio, onde toda a cidade ficou perplexa, preocupada, teve dois rapazes que saíram baleados então Timbiras hoje está uma cidade, no que diz respeito a isso, muito preocupante”, disse ao blog o jovem Alex Rocha que integra o elenco de um filme chamado SAI DESSA, que trata sobre a problemática das drogas na cidade
Timbiras está assustada com o crescente problema, até agora sem solução apresentadas pelas autoridades competentes.