Fale com Acélio

O final de semana foi marcado por diversos acidentes em vias públicas com quebra de postes nas cidades de Codó e São Luís.

No sábado, dia 3, às 23 horas e 17 minutos no Povoado Boa União, zona rural de Codó o condutor de um veículo modelo Gol, cor vermelha, placa IDN 4510 de Sapucaia do Sul – RS perdeu o controle e derrubou um poste da rede de distribuição e na sequencia o condutor de uma moto também se acidentou no mesmo local e foi vítima fatal. Este acidente ocasionou a falta de energia para centenas de consumidores.

Na madrugada do domingo, dia 4, às 3 horas e 29 minutos o condutor não identificado do veiculo Fiat, modelo Siena, cor preta, Placa MXC 0853 – Paço do Lumiar atingiu um poste da rede de energia elétrica na Estrada da Maioba, próximo a Igreja Católica na entrada do bairro Vila São José.  A queda do poste ocasionou a falta de luz no município de Raposa, o bairro Araçagy em São José de Ribamar, além do bairro, Turu em São Luís  entre 3 horas e 29 minutos e 4 horas e 15 minutos em consequência do acidente. Às 6 horas e 42 minutos outro acidente foi provocado pelo condutor de um veículo Corsa Classic, cor preta, placa NXG 7286 de São Luís, derrubou dois postes da rede de distribuição de energia elétrica na Avenida Santos Dumont no bairro Pirapora. Aproximadamente 80 unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica nos bairros Anil, Pirapora e São Cristóvão até o final da manhã de domingo.

Em todos os casos equipes de plantão 24 horas da CEMAR foram mobilizadas e trabalharam até o total reestabelecimento de energia para os clientes atingidos. Acidentes envolvendo quebra de postes em vias públicas é um fato constante em todo o Brasil. No Maranhão a Companhia Energética do Maranhão – CEMAR tem utilizado palestras e ações educativas para conscientizar os condutores que imprudência no trânsito pode ocasionar quebra de postes, seguido de mortes e lesões muitas das vezes irreversíveis.

Os números de acidentes com essas características no Estado são preocupantes. Em 2011 foram contabilizados pela CEMAR 1.580 acidentes em vias públicas com quebra de postes, uma média de quatro postes por dia. De janeiro a outubro de 2012 já foram registrados 1.623, uma média de cinco postes por dia. Na região metropolitana da ilha de São Luís em 2011 foram 462 acidentes e de janeiro a outubro deste ano já foram registradas 36

 Segundo informações da CEMAR na ilha de São Luís as avenidas com os maiores números de acidentes são: Jerônimo de Albuquerque, Holandeses, Daniel de La Touche, Africanos, Portugueses, São Luís Rei de França, Litorânea e Estrada de São José de Ribamar.

Para a CEMAR, esse tipo de acidente traz transtornos para quem está no veículo, para as famílias dos ocupantes do veículo e consequentemente para a população que fica no desconforto pela falta de energia. Além disso, o dinheiro/recurso utilizado para repor o poste e os componentes danificados, poderia ser utilizado para ampliar as ações de melhoria da qualidade de energia fornecida para as cidades maranhenses. Atualmente os proprietários dos veículos envolvidos, quando identificados, estão sendo responsabilizados pelos custos com o material e mão-de-obra para repor os postes danificados.

Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. A CEMAR tem intensificado as ações educativas em diversas instituições e comunidades sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alerta sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

É muito importante que os condutores de veículos redobrem a atenção, principalmente no período noturno. Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a CEMAR instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).

A CEMAR orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e a não tocarem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta à população que ligue para o número 116 e informe o local com ponto de referencia. A CEMAR dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

Assessoria de imprensa da Cemar

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias