Anúncio no Topo

Fale com Acélio

Não podemos criticar nosso prefeito ou nossa secretária de Educação pela iniciativa de abrir seletivo para a classe dos professores, se bem que deveria ser um concurso público, pois, de toda  forma, a oportunidade está aberta.

Mesmo batendo palmas no início, não posso deixar de criticar algo que não pode passar, neste momento, de forma despercebida.

Tente responder, com lógica suficiente para deixar à todos satisfeitos, por qual motivo um município tem necessidade de, exatamente, 831 professores e só abre seletivo, em vez de concurso, para 265 educadores?

Pergunte-se, por que o tal seletivo não abrange toda a necessidade do município? É para continuar com as indicações sem mérito? É para que o resto continue mendigando anualmente uma vaga? Responda – Como todos os demais 566 que a Secretaria de Educação precisará vão ser contratados? Será pelo velho QI (Quem Indica)?

Não consigo achar outra explicação e quem a tiver que se sinta a vontade.

Se a prefeitura trabalhou com 831 professores contratados em 2013, certamente, terá a mesma necessidade em 2014, ou mais, já que nenhuma escola foi fechada (só para este ano o governo já anunciou a construção de mais 18 na zona rural). O número é tão expressivo que é digno de um concorrido concurso público e não de um simples seletivo para ‘paliativar’ a situação.

A GRANA É FRACA

Outro questionamento plausível é quanto a remuneração. Se não for o já lascado e desmotivado  professor codoense, que esteja desempregado, quem mais vai se interessar por uma salário de R$ 746,42,   E ainda ter que se deslocar para a zona rural gastando do próprio bolso como muitos fizeram ano passado?

Num Brasil de Piso Nacional caminhando para a casa dos R$ 2.000,00 o salário ofertado no seletivo de Codó parece mais uma brincadeira desgraçada, uma oferta para quem está sem a menor opção, um disparate para a digna profissão do professor, a profissão que forma todas as outras profissões do mundo.

Com tanta grana que o Governo Federal manda pra Codó (SÓ ANO PASSADO DO FUNDEB foram mais de 64 milhões de reais), digno de aplausos seria o governo Cuidando de Nossa Gente lançar um edital para concurso público.

Isso sim seria valorizar a meritocracia em detrimento da vergonhosa e deletéria indicação, o cabide eterno dos favores, a humilhação de, depois de conseguir este salário miserável, não poder dizer nem ‘AI’ para qualquer coisa que fira os interesses da classe dominante.

Você sabe quantos professores competentíssimos estão a mendigar vagas anualmente porque o município insiste em não fazer concurso público? Nem eu, mas eles existem as dezenas, acredite.

Pena que nunca veremos isso pois estamos num município onde emprego, ainda que temporário, é coisa que deve se agarrar com unhas e dentes, mas a melhor resposta para um negócio descarado desses seria INSCRIÇÕES ZERO.

Que Deus tenha piedade dos nossos professores.

13 Responses

  1. Acélio, como sempre você fez uma ótima matéria, parabéns… Falou tudo, só esqueceu que, além desse salário ser péssimo, ele ainda atrasa e muito menos paga o 13º… acho que nesse seletivo tem que haver uma clausula, sobre o pagamento em dia e os direitos total de um trabalhador…

  2. A postura adotada pelos governantes em relação à classe dos professores (um dos tripés de qualquer sociedade desenvolvida) é uma afronta a inteligência do cidadão. Infelizmente, não vai ter inscrição zero.

  3. INFELIZMENTE, ACÉLIO, ESSE É O RETRATO DA EDUCAÇÃO DE NOSSA QUERIDA CODÓ, ONDE OS MAIS INTERESSADOS PELO PODER CONTINUAM BOTANDO O POVO SOFRIDO SEMPRE EMBAIXO DO CHINELO, ISSO É LAMENTÁVEL…..

  4. Cumpade véi, a verdade é que esses cargos servem como moeda de troca (contrata o sujeito na condição de que ele e sua família vote no poderoso da vez). Fato. Além do mais, político algum tem interesse que o povo seja educado e esclarecido, pois fica mais difícil enganar e manipular. Só isso e nada mais.

  5. CONCORDO COM VC ACÉLIO NESSE QUESTIONAMENTO O GOVERNO NÃO VALORIZA O POVO NESSE MOMENTO SALVO SOMENTE NAS ELEIÇÕES QUANDO LHE E OPORTUNO ENFIM O PREFEITO SOMENTE CUIDA DA GENTE DELE.

  6. CONCORDO COM VC ACÉLIO NESSE QUESTIONAMENTO O GOVERNO NÃO VALORIZA O POVO NESSE MOMENTO SALVO SOMENTE NAS ELEIÇÕES QUANDO LHE E OPORTUNO ENFIM O PREFEITO SOMENTE CUIDA DA GENTE DELE.

  7. É prezado Acélio.. a situação do professor no maranhão é tão humilhante que dá vontade de chorar…eu trabalho Educação Ambiental na Universidade Estadual…remuneração para professor especialista 1.500 com descontos.. 1.300… será que recebo logo ao encerrar a disciplina que dura 6 semanas.. ????
    Quem dera!!! disciplinas encerradas em novembro.. polos Codó e São Mateus.. nunca pagaram.. liga para o financeiro e pede previsão de repasse.. ouvirá: Colega professora, sente e espere pois nem previsão.

    1. Pois é Emanuele. Assim como em outras áreas o jornalismo também é um jogo de interesses. Será que o sr. Acélio vai escrever alguma postagem, artigo ou coisa do tipo falando mal do governo? Por quê será??

  8. é realmente desproporcional a quantidade de vagas oferecidas pela demanda existente de professores na cidade de codó, comparado ao outro seletivo o número de vagas é inferior ao mesmo em algumas áreas, como educação infantil da zona rural no seletivo passado eram 50 vagas para os interiores e agora apenas 19, que é isso? que matemática doida é essa, será que as escolas fecharam? sem falar que o salário é o mesmo de dois anos atras.

  9. FALOU E DISSE E ISSO MESMO.E SEM FALAR QUE AS AULAS VAO ATARSAR.E MAS TRES MESES SEM O SALARIO MIADO.E A TAXA DE INSCRIÇAO QUE E 55 REAIS.ABSURDO

  10. nossa como preciso desse décimo. no ano passado foi pago e nesse será porque até o momento não saiu? oh Zito que sacanagem, paga agora nesse mês, pois neste mês ñ tem contratados, pois encerraram-se os contratos. Nesse mês pague o décimo é nosso direito. pois o dinheiro que seria o mês, que vc ……. agora daria pra pagar nosso décimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES