Dia Mundial da Água é marcado com lançamento do 2º Relatório Anual de Potabilidade (RAP) do SAAE

De acordo com a Lei Federal 11.445 de 2007 todo órgão responsável pelo fornecimento de água para a população deve demonstrar anualmente a qualidade dá água distribuída no ano anterior. Cumprindo esta determinação o SAAE/Codó, aproveitando o Dia Mundial da Água, torna público os parâmetros de potabilidade da água fornecida aos codoenses no Relatório Anual de Potabilidade (RAP) 2019.

O documento vai ser divulgado nos meios de comunicação, nas redes sociais e em palestras voltadas para os estudantes da rede pública municipal ou a quem possa interessar. Serão entregues também no setor de atendimento ao público da autarquia. Este ano o relatório conta com a palavra do prefeito Francisco Nagib que faz um balanço dos avanços conseguidos em sua gestão, com relação a autarquia municipal SAAE.

Dia Mundial da Água

O Dia da Água é comemorado em todo o mundo no dia 22 de março e foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. A data serve como marco de discussões e debates sobre diversos temas relacionados à manutenção deste essencial líquido para a sobrevivência da humanidade em nosso planeta. Na mesma época foi criada a Declaração Universal dos Direitos da Água que em seu primeiro artigo diz o seguinte:

‘Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta.

Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.’

Juntamente com as planilhas contendo os índices de qualidade físico-química e bacteriológica da água consumida pelo codoense, estamos levando até a população informações de utilidade pública. De como está sendo administrado o patrimônio público do SAAE, com gestão transparente, valorização das pessoas e investimentos futuros como a implantação da primeira estação de tratamento de água (ETA) do município. Programas sociais como o Mais Água, que vai beneficiar 3 mil famílias de baixa renda ou cerca de 12 mil pessoas e dicas quanto ao uso racional e sustentável da água, também serão repassadas em nossa edição.

Segundo o diretor da autarquia Saae/Codó, eng. Evimar Jean Costa Barbosa, “a nova administração do SAAE, seguindo a determinação do prefeito está tornando público os parâmetros do abastecimento de água para a população codoense. Estamos cumprindo, há dois anos, o que rege a Lei Federal 11.445/07. Democratizar todas as informações relacionadas aos serviços essenciais a população é de direito de todos, na administração do prefeito Francisco Nagib serão cumpridas as exigências legais. Além de contribuirmos para uma melhor educação no que diz respeito ao uso racional da água”, ressaltou o diretor.

Ascom – SAAE Codó

Deixe uma resposta