Dr. Elíude Oliveira – O MAGISTRADO MARATONISTA

Juiz Federal Elíude Oliveira
Juiz Federal Elíude Oliveira

Juiz Federal do Trabalho do TRT-CE, ex-Procurador do Município do Codó,  Magistrado,  nosso conterrâneo e amigo, Dr. Eliude Oliveira, é um torcedor apaixonado do Fabril e também um assíduo participante de corridas de rua e meias maratonas.

Mas faltava uma prova para o seu currículo de atleta corredor – uma MARATONA. Esse feito se concretizou ontem (domingo) 12/06/2016, ao concluir a prova da 33ª MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE-RS.

Percurso da Maratona:  42 km e 195 metros.

Tempo em que correu a prova:  4 horas e 42 minutos.

Velocidade média: 6min e 41 seg  por Km.

Temperatura na largada: 5 graus.

Temperatura na chegada: 10 graus.

Abaixo a entrevista com o Magistrado Corredor:

    1. É possível conciliar a Magistratura com uma atividade esportiva ?  É possível, necessária e indispensável. O nosso corpo necessita de atividades físicas para desempenhar melhor as suas atividades vitais. Nessa vida louca e estressante que levamos a atividade física nos proporciona uma boa qualidade de vida (física e mental), transformado as tensões e o estresse (adrenalina) em prazer (endorfina).
  1. Houve uma preparação antes para a maratona ? Sim. Treinei bastante nos últimos dois meses antes da prova. Fiz vários treinos longos de 30, 32, 34 e 35 km, no calor de Fortaleza.  Inclusive sofri uma contusão na semana que antecedeu a prova. Fiquei preocupado, mas sabia que treinando no calor pra correr no frio era bom demais.

    Magistrado em plena forma física
    Magistrado em plena forma física dando exemplo aos sedentários
  1. Foi fácil a prova ? Com certeza foi. Apesar do frio intenso eu estava preparado. Era pra ter baixado mais o meu tempo, mas corri com uma contusão no joelho e senti muitas dores durante a prova. Não podia forçar. Caso contrário quebrava antes da linha de chegada. Mas inspirado no nosso poeta podemos afirmar que, “todo corredor sente dor. Aquele que diz que não sente dor é porque mente. Na verdade o atleta corredor suporta e finge não ser dor a dor que deveras sente”.
  1. Você corre há quanto tempo ?

R- Há 10 anos. Corro habitualmente corridas de ruas (10 km) que em Fortaleza tem quase todo final de semana. Mas já corri várias meias maratonas de Fortaleza, várias São Silvestres (SP), várias meias maratonas internacionais do Rio (RJ), Voltas da Pampulha(BH-MG), dentre outras. E agora a maratona.

  1. Todo mundo pode colocar um par de tênis nos pés e sair correndo por aí ?

R- Não. Primeiramente a pessoa deve fazer um check up  pra saber se está tudo bem, especialmente o coração e a respiração. Se possível procurar também um profissional de educação física para receber orientações específicas. Aprender fazer alongamentos, um tênis adequado com amortecedores e roupas também adequadas. Para o principiante é aconselhável começar com caminhada, depois intercalar caminhar e corridas curtas, depois 2km, 5km, 10km, 21mk (meia maratona) até a maratona (42 km). É progressivo e respeitando sempre os limites do seu corpo. Correr é um ato de prazer e não para colocar a sua vida em risco.

  1. Quais os próximos desafios de corridas ?

R – Um grupo de amigos está programando pra gente correr em 2017 a Maratona de Amsterdã (Holanda), a de Paris (França) e a de Berlim (Alemanha). São provas sensacionais e deslumbrantes. Mas ainda vou decidir se acompanho essa galera.

  1. Quais os benefícios proporcionados pela corrida? Vários. Os profissionais da área podem citar inúmeros. Eu posso citar alguns deles: aumenta a massa muscular, aumenta a circulação do sangue e reduz o risco de infarto, aumenta a capacidade respiratória e o condicionamento físico, melhora o nível de colesterol e a qualidade do sono, diminui o estresse e melhora a autoestima.
  1. Alguma dica de literatura para quem gosta ou pretende correr ? Tenho. Sugiro que leiam o livro do Dr. Dráuzio Varella. O título é “CORRER”. Editora Companhia das Letras.  É excelente !

7 comentários sobre “Dr. Elíude Oliveira – O MAGISTRADO MARATONISTA”

  1. Parabéns Atleta maratonista,que Deus lhe abençoe nos desafios das pista, .lhe proteja nos circuito da vida,que vc tenha o prazer da endorfina em cada linha cruzada, mais uma medalha no peito lhe fazendo campeão dos seus limites.muitas outras virão com muita adrenalina, valeu MARATONISTA!

  2. Além de competente e excepcional Jurista, é um exímio competidor e amante do Atletismo.
    Agora, acrescenta em seu currículo mais esta conquista.
    Quem o conhece, sabe que é merecedor.
    Parabéns para você e Inês sua parceira corredora.
    Abraço.

  3. Oi, boa noite! Eu gostaria de tornar pública as irregularidades que o Detran – Ma está cometendo.
    O órgão referido acima está descumprindo um acordo que foi feito no final de 2014 para 2015 com o Ministério Público, onde o órgão se comprometeu a convocar os concursados e acabar com a mão de obra terceirizada (meio de pagar favores políticos), pois bem, até então estava correndo tudo conforme acordado, demitiram os contratados e convocaram os concursados. Porém nos últimos meses o PDT está colocando novamente os contratados, ja que o governador cedeu a este partido os poderes sobre o Detran como moeda de troca. Em Codó já chegou um contratado e este já veio com a exigência de não trabalhar na vistoria e sua jornada de trabalho ser apenas 4h (8h às 12h) sendo que os concursados e funcionários estatutários antigos (mais de 25 anos de trabalho prestado ao órgão) tem a carga horária de 6h (8h às 12h).
    As 15 Ciretrans do interior do estado e o Detran sede já estão se organizando para começar uma greve. Na Ciretran Codó todos os funcionários votaram e unanimemente decidiram aderir a greve, pela razão explanada acima e também por outros motivos, como o não posicionamento da atual Diretora Geral do Detran – MA, Larissa Abdalla, a respeito do plano de carreira e ajustes salariais.

    Se vc quiser mais detalhes basta entrar em contato com Juvenil que é funcionário da Ciretran Codó e representante do sindicato em Codó ou acessar o site da ASSETRAN (sindicato dos servidores do Detran MA) e ver mais detalhes sobre a reivindicação da categoria e sobre as irregularidades praticadas pelo atual governo.
    http://www.assetran-ma.com/2016/06/convocacao-para-assembleia-de-greve-detran-ma.html?m=1

Deixe um comentário