“É Bita do Barão quem faz Codó crescer”, diz Janaina analisando festa dos 60 anos

O comendador da República, mestre Bita do Barão, encerrou no sábado, com comemoração também no domingo (24), a edição de número 60 dos festejos da Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá. Tradicionalmente, começou com o jantar oferecido aos convidados, principalmente autoridades políticas e empresariais, e ao povo em geral, este, por sua vez, servido na mansão de Barão de Guaré e de sua filha Janaina de Sousa.

60 anos de Bita do Barão na Umbanda
60 anos de Bita do Barão na Umbanda

Todas as noites Bita homenageou um santo com seu respectivo orixá. Na sexta-feira, quando o entrevistamos na rua dançando bumba boi com brincantes de São Luís, São João Batista, Codó e Timon, ele ainda tinha fôlego pra muito mais.

“Muito bem, graças à Deus, nós estamos terminando esta obrigação, como você ver a rua cheia de gente e eu tô forte ainda, me sinto muito forte, com vontade de dançar bumba boi”, brincou

Barão de Guaré disse que recebe centenas de pessoas durante uma semana com muito prazer. Fez agradecimentos especiais aos participantes, inclusive políticos de várias partes do Brasil.

“A maior dificuldade é preparar comida pra esse povo todo, só isso o resto é tudo muito fácil, rápido, tudo muito bom, graças à Deus. Você sabe que Bita do Barão é madeira que não entorta…Muitos prefeitos, muitos deputados, tinha muita gente, muita autoridade, muita gente de fora de outro Estado, de outro país”, disse

O HOMEM QUE FAZ CODÓ CRESCER

Já sua filha, Janaína de  Sousa, herdeira do império da umbanda codoense, analisou de forma positiva e, numa frase bastante forte, deu ao pai o título de o homem que faz Codó crescer.

“Foi um sucesso,  porque os 60 anos foram bonitos, foi maravilhoso (…) Com certeza, pra gente é um prazer. O Senador João Alberto nos prestigiou, tivemos a presença do prefeito, a presença do meu compadre Chiquinho, a presença de seu Ricardo, enfim á todos os políticos, a sociedade codoense, todos, nós agradecemos de braços abertos, todas as pessoas que vieram de fora, teve pessoas de outros países também e foi muito bonito pra umbanda, o mestre Bitado Barão faz e é história, Bita do Barão é que faz o Codó crescer”, encerrou

12 comentários sobre ““É Bita do Barão quem faz Codó crescer”, diz Janaina analisando festa dos 60 anos”

    1. Nao que nós estamos certo é a palavra de Deus que nos fala ,e só você ler a bíblia que vc vai entender, pois em dos seu trecho, tem um que nos dia ssim CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VÓS LIBERtarar.

  1. Bom em que sentido essa frase que fala que ele faz Codó crescer?pois se conhecida como a capital da magia negra e crescimento isso não quero pra minha cidade ,ser uma referencia da cidade da macumba isso nao quero nao, ele ja trouxe o que mesmo uma fabrica uma empresa de grande e medio porte ,

  2. A umbanda é a manifestação mais legitima do povo codoense. vejo de forma cultural e sem preconceito. mas a vejo minguando… é preciso fortalecer essa cultura. na via oposta vejo os protestantes abrindo uma igreja a cada semana nesta cidade. eu duvido se o dizimo não fosse obrigatório lá, se havia toda essa empolgação desses pastores… viva o dizimo!!!

  3. E mais: acho que essas igrejas deveriam pagar todos os impostos que qualquer empresa paga. pois é um negócio muito lucrativo. Viva Deus!! abaixo o dizimo em dinheiro!!

Deixe uma resposta