Em Família: Residencial Zito também terá creche e escola com nome do sogro e da esposa

CF/88

A Constituição Federal, posta em vigor a partir de 5 de outubro de 1988, designou seu título III (três) para disciplinar a administração pública e seu artigo 37 para definir que os agentes públicos, principalmente os chefes dos poderes executivos (da União, Estados, Distrito Federal e Municípios) devem obedecer, além de diversos preceitos expressos na nossa legislação pátria, aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Ao longo da história de Codó temos tido gestores que fazem cartilhas para ludibriar a consciência dos eleitores com promessas vãs, mas nunca se deram ao luxo de ler, entender e praticar, ao menos, este capítulo específico da nossa Constituição.

DESRESPEITO À CONSTITUIÇÃO

Em foco neste artigo, o blogdoacelio, traz apenas um deles para refletirmos – o princípio da impessoalidade, aqui contraposto ao show de promoção pessoal dos prefeitos no uso da coisa pública.

Pelo princípio da impessoalidade o prefeito de nosso município deveria saber, bem como seus assessores mais próximos, que ele (gestor maior) é um mero executor do ato, o prefeito é um veículo de manifestação da vontade do Estado (neste caso personificado na figura do município) e aí me completa, com muita sabedoria, o professor Alexandre de Moraes, “ e, portanto, as realizações administrativo-governamentais não são do agente político (prefeito), mas sim da entidade pública em nome da qual atuou (Prefeitura/município)”.

Se alguém tivesse um pouquinho só de respeito à Constituição deste país quando no poder, jamais teríamos as famosas Vilas Biné, Vila Ricardo, Vila Cristina, Vila Hildemberg, Vila Eliane, Vila Camilo, Residencial Zito. Tais figuras ilustres seriam as primeiras a dizer – por favor, não façam isso, isso caracteriza promoção pessoal e eu não devo aceitar.

Ainda que a lei orgânica permita, o censo de moralidade deveria apitar, incomodar o mais bobo dos cérebros bem intencionados, imediatamente, quando surgissem tais propostas imorais votadas por cidadãos nada comprometidos com a Constituição na Câmara Municipal.

PERMISSÃO MUNICIPAL versus CF

Câmara de Codó

A orgânica diz que pessoas que tenham prestado relevantes serviços podem ser homenageadas, em vida, com seus nomes em obras públicas, mas a Constituição diz que não ver respeito aos seus princípios nisso, pelo contrário, ver desrespeito aos princípios éticos da razoabilidade e da justiça, portanto coisas do tipo são flagrantemente imorais.

Ter ser nome eternizado numa vila, num conjunto habitacional, numa praça, numa escola, numa creche, é um tipo de promoção pessoal ou não? Para um político vivo, então, não há dúvidas. Só um débil mental pensaria diferente. Uma vez colocado, o objetivo é ser lembrado para sempre.

E esta vai para os vereadores que transformam o errado em lei: Ainda que tal elemento (agente político, prefeito) tenha merecido tal homenagem por ter executado a obra, quem deve prevalecer, o que diz a lei municipal que os autoriza a aprovar o projeto de lei ou a Constituição que à tudo e todos rege, proibindo a exaltação do nome do prefeito ou de quem quer que seja o agente público?

ZITO, VÍTIMA OU MAIS UM CONTRA A LEI?

Pois bem, neste contexto, pior é a situação moral daqueles que discursaram em palanques, usaram programas eleitorais de rádio e TV para combater tais práticas quando seus adversários eram a bola da vez e quando no poder chegaram passam pela desastrosa repetição.

Projeto de Lei

Tramitou ontem, 10, na Câmara, o projeto de Lei n. 24/2011, assinado e criado pelos vereadores Leonel Filho, Argemiro Filho, Expedito Carneiro, Antonio Saruê, Chiquinho do Saae e Antonio Zaidan, que nomeia as unidades escolares do Residencial prefeito Zito Rolim e dá outras providências.

Veja aonde estamos indo, ou para onde:

O conjunto já se chama Residencial Zito Rolim e agora a escola vai ter o nome do sogro dele, a quem diligenciamos nossos póstumos respeitos, pois já falecera – será, Escola Municipal José Alves Torres, e a creche terá o nome da nossa atual primeira-dama, senhora Eliene Araújo Torres Rolim, do mesmo jeitinho da já existente creche Eliane Figueiredo.

FAZENDO GRACINHA

O projeto levanta uma série de questionamentos pertinentes. De onde partiu esta ideia, do próprio prefeito? Ou a iniciativa foi de um dos vereadores assinantes no intuito de agradar o chefão e jogá-lo, sem querer querendo, na vala comum de seus antecessores?

A população ainda lembra e seus adversários ainda possuem gravações onde o então candidato Zito repudiava a distribuição de nomes de administradores em obras públicas, mas quem será o doido de leva-las ao ar neste momento se a maioria já está eternizada e beneficiada por seus fazedores de graça, em suas respectivas épocas?

BABÃO versus PENSADOR

Quem pensa um pouquinho sabe que quem deve ser exaltado é a administração pública e não quem, temporariamente, a comanda, daí o ato inteligente de rejeitar tal homenagem. Zito ainda possui esta segunda oportunidade, já que na primeira recebeu com alegria seu nome no projeto do governo federal Minha Casa, Minha Vida.

Quem tem o cérebro corroído pela ignorância ou pela necessidade de sugar para sobreviver das migalhas do poder que emana do Palácio José Henrique Tavares Figueiredo vai construir o discurso de que “se os outros fizeram, porque Zito não pode?”.

Interessante para pensar: O programa habitacional de maior sucesso do Brasil é criação do governo Lula, mas se chama projeto Minha Casa, Minha Vida. O projeto que mais levou energia elétrica à zona rural em todo o país teve continuidade agora, poderia se chamar, pela ótica do erro, Luz da Dilma, mas continua se chamando Luz Para Todos.

Isso só nos prova uma coisa – Não precisa o seu nome ou da sua família em qualquer que seja a obra ( prefeito), todos saberão quem, realmente, a fez.

26 comentários sobre “Em Família: Residencial Zito também terá creche e escola com nome do sogro e da esposa”

  1. Por que essa surpresa agora seu blogueiro? Parece que voce não vive no Estado do MA, que TUDO tem UM NOME: SARNEY! Só falta mesmo ter o nome SARNEY em Presidio e Cemitério.AH! E voce trabalha mesmo na Mirante e quem são os donos? E aqui em Codó, quem mais lhe patrocina? Acorda rapaz! Se todos os problemas de GESTÃO fosse esse, nós estaríamos no CÉU!

  2. NAVERDADE, eu me lembro muito da campanha eleitoral de 2008 onde zito foi eleito.
    Ele falava nos palanques que no governo dele nao existiria isso.
    de politicos se apossa dos predios publicos com seus nomes e de apadrinhados.

    Se todos os outro colocaram seus nomes em logradores publicos era errado, porque com zito esta certo.

    Lembro-me ate de fc oliveira em uma entrevista na tv dele falando sobre isso quando ele era aliado de zito. ele falavam a mesma coisa e deu exemplos de duas vilas que zito iriam contruir, uma teria o nome de SANTA RITA E OUTRA DE SANTA FILOMENA.

    Mais um politico sem palavras!

  3. Essa foi uma matéria de uma extrema inteligência! Eu achava que só era eu que via nisso uma afronta às leis do país. Mas não podemos culpar os prefeitos. É culpa de uma câmara fraca e inoperante: Bando de BABÕES são nossos edis. Daqui a pouco teremos uma escola com o nome do cachorrinho da filha do prefeito.

  4. que é desrespeito a lei é sim, mais ninguem disse nada sobre a vila camilo, vila biné e vila eliane agora todos se acham no direito de colocar seu nome e familiares tbm.

  5. GENTE, QUEM DÁ NOMES AOS BOIS É O DONO DA FAZENDA E, PARA ESSE CASO, O
    DONO DA FAZENDA É A CÂMARA DE VEREADORES. VAMOS ESPERAR PARA SABER QUAIS
    OS VAQUEIROS (VEREADORES) APROVARÃO.

  6. Zito esta ai uma excelente oportunidade de vc ser diferente amigão, esquece esta bobagens de colocar o nome de seus parentes, alias ninguem conhece estas carniças. tenha dignidade de administrador, palavra de homem o vento não leva, vc dizia isso nos palanques da vida, ou vai ser um sem palavra, a sua administração já é uma M…..vai borrar ainda mais. Vacilão

  7. ACÉLIO, A QUANTOS ANOS VOCÊ MORA EM CODÓ E TRABALHA NO GRUPO MIRANTE, PORQUE LOGO AGORA TU VENS COM ESSE PAPO DE CONSTITUIÇÃO E MORALIDADE. DEVIA FAZER ESSAS CRÍTICA AINDA EM TEMPOS PASSADOS, ZITO COLOCA O NOME DE QUEM VOCÊ BEM ENTENDER, A LEI ORGÂNICA TE FAVORECE E PRONTO.

  8. GOSTARIA QUE O MINISTERIO PUBLICO FEDERAL,ESTADUAL LEVASSE A SERIO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. DONA ELIANE,SEU BINE,CAMILO,SARNEY’S,LOBÃO,ZITO ,RICARDO E OUTROS,NEM NECESSITAM QUE SEUS NOMES CONSTE EM ESCOLAS OU OUTRAS INSTITUIÇÕES. O QUE ELES JÁ FIZERAM FICAM NA MENTE DO POVO. CADA UM TRABALHA E FAZ A SUA MANEIRA,O -______________________CULPADO SOMOS NÓS ELEITORES ______________________. JÁ IMAGINOU SE CADA UM QUE DESRESPEITASSE A CF FOSSE ALIJADO DA VIDA PUBLICA? NINGUÉM ERRAVA MAIS. ENTÃO,CADA UM DE NÓS É QUE ALIMENTAMOS A VONTADE DOS NOSSOS POLÍTICOS. NÓS ESTAMOS DE PARABÉNS. PA RA BENS Á TODOS!!!!!!!!

  9. Que assunto porreta pra ser discutido neste blog!!!
    Quando o futuro prefeito sentar na cadeira,vai buscar projetos em beneficio da população “CARENTE DA NOSSA QUERIDA CODÓ”, -ai o que vai acontecer???
    O dito cujo vai colocar nas suas “CONQUISTAS”, o nome do pai do filho e de que mais ele quiser, e os hipócritas ficam aqui defendendo o lado “A” ou o lado “B”,
    Bando de tolos e HIPÓCRITAS!!!

  10. RAPAZ SEMPRE DISSE: BINÉ FIGEUREDO = RICARDO ARCHER = ZITO ROLIM. Todos são iguais. Tudo de ERRADO que Biné e Ricardo fizeram, Zito faz com mais perfeição e qualidade. É o Cara mesmo

  11. Vai aí uma idéia pro Zito!

    Emancipa o residêncial Zito Rolim como cidade e vira prefeito eterno e seus parentes como secretários e vereadores.
    Talvez assim o seu governo tenha capacidade de administrar pequenos problemas, pois os problemas de Codó , você não conseguiu resolver e nem administrar.

  12. Pensei aqui com meus botões, se Zito acha que deve fazer o quê os outros prefeitos fizeram,para não ser diferente.
    Então ele vai perseguir codoenses,desviar recursos que deveriam ser aplicados,empregar parentes,enriquecer da noite pro dia, se achar um deus e um gostosão,pensar que é o homen mais esperto de Codó, desrespeitar as famílias codoenses, comprar vereadores,fazer falcatruas achando que não vai ser descoberto,bater em codoenses, não cumprir promessas de campanha,fraudar nas próximas eleições, comprar eleitores etc,etc…

    Ou seja: Zito é igual à Ricardo Archer= Biné Figueiredo=Antônio Joaquim=Zé Inácio.
    Ou seja ,Codó foi saqueada por mais de 25 anos(Veja bem)!

Deixe um comentário