Fale com Acélio

Centenas de romeiros lotaram o espaço de eventos Fazenda Show, ontem (20) para ouvir e conversar com o empresário Francisco Carlos de Oliveira sobre a romaria franciscana 2014.

Quando  chegou ao local foi aplaudido, beijado e abraçado como se daqueles gestos transparecessem uma gratidão, além do respeito demonstrado pelos fiéis de São Francisco ao devoto que há 33 anos os leva, gratuitamente, até Canindé.

Até ele emocionou-se com a recepção que teve.

Chiquinho Oliveira se emociona - foto de Sena Freitas
Chiquinho Oliveira se emociona – foto de Sena Freitas

A conversa foi franca e bem informal.

“Contei da perseguição do promotor de Canindé estava em cima de nossa Romaria, contei da preocupação minha para poder tirar a licença trazendo os carros com antecedência, trazendo o DNIT pra poder fazer a vistoria aqui, indo pra Brasília as licenças dos carros em Codó, a partir daí as licenças foram cedidas por Brasília, cada carro tinha 3 licenças, quer dizer contei para nossos romeiros a minha preocupação em Canindé, o Frei Hamilton chorava por uma lado, eu ficava angustiado pelo outro, pensei até em falar com a presidente Dilma pra ver o que ela poderia fazer”, disse continuando

“Se São Francisco parou essa romaria em Teresina, é porque São Francisco sabe o que tá fazendo. São Francisco colocou a mão na nossa romaria e disse assim – volte com essa romaria. Então com isso os romeiros sentiram que o que São Francisco faz é perfeito e nós temos que aceitar”

ANO QUE VEM – ÔNIBUS

Os romeiros foram convencidos de que é preciso mudar o transporte por exigência da lei e das autoridades. Ano que vem sairá de Codó a maior frota de Ônibus de romeiros franciscanos do Maranhão, como garantiu o empresário.

“Tudo isso eles entenderam, tudo isso eles compreenderam e eu transmiti pra eles que a nossa romaria não se acaba, muito pelo contrário, a nossa romaria agora, realmente, se fortalece mais, só com uma diferença que em vez de pau-de-arara agora nós vamos ter que fretar ônibus e todos nós vamos de ônibus, inclusive disse pra ele que essa romaria do próximo ano eu também irei com eles dentro do próprio ônibus, inclusive, participando da comida deles, porque eu não vou levar comida, tudo isso foi explicado”

Foto - Sena Freitas
Foto – Sena Freitas

MISSA E PROCISSÃO EM CODÓ

Francisco Carlos de Oliveira garantiu que está organizando uma procissão com missa campal onde a imagem de São Francisco, que fica em Canindé, virá para Codó acompanhada dos padres responsáveis que aqui celebrarão o ato religioso com data a ser marcada.

“Nós vamos trazer de Canindé, o São Francisco de Canindé nós vamos trazer para o Codó, aonde nós vamos fazer uma procissão, aonde nós vamos celebrar uma missa na igreja São Francisco. Vamos conversar com o padre Francineuto para poder fazer essa corrente para todos nós estarmos juntos, vou falar com Dom Sebastião que é o nosso bispo da Diocese e Coroatá, enfim nós vamos fazer uma grande festa em Codó”, disse

OS ROMEIROS AMARAM

Os romeiros saíram muito satisfeitos e agradecidos pelo gesto sincero do empresário. Dona Eliza Mota de Sousa, moradora da rua da Coheb, São Sebastião, assim se manifestou.

“Ele decidiu que vai ajeitar uma procissão com uma missa e a gente tá  de acordo, porque a gente é romeiro há muito tempo e a gente tem que ter a fé”

“Era uma promessa que levaria todo mundo, a gente ficava feliz, há muito tempo eu ia com ele e nunca me senti mal, nem passei mal, nem nada. Então se agora a vontade dele as autoridades não aceitam, que seja feita a vontade…VAI TODO MUNDO DE ôNIBUS? todo mundo de ônibus, com certeza”, concluiu

Sobre a missa a romeira Maria Augusta Gomes Dias, moradora do  Montevidéu, disse “Nós estamos achando bom assistir a missa do padre, não fomos pra Canindé mas ele (padre) vem até nós e no outro ano nós vamos, se Deus quiser”, concluiu

CRÍTICA ÀS CRÍTICAS

Uma minúscula parte da imprensa local teceu críticas severas, de cunho mais político que jornalístico, sobre a não ida da romaria à Canindé.

Francisco Carlos de Oliveira lamentou o posicionamento daqueles que se aproveitaram do fato para tecer comentários, na opinião dele, maldosos e desnecessários.

“Palavras loucas, ouvidos tapados. Então não adianta a gente tá dando atenção à esse povo. Conversem com nossos romeiros, escutem os nossos romeiros para ver a satisfação e amizade que eles têm com a gente, agora eles ficam em rádio por aí falando, eu lamento, o que eu posso dizer é o seguinte – são pobres de espírito, são pobres de saber respeitar as pessoas”

“Eles deviam muito bem lamentar o que aconteceu, porque nessas alturas, a romaria não indo a Canindé não tá me prejudicando, tá prejudicando aqueles devotos de São Francisco, tá prejudicando aquela pessoa mais simples de Codó porque a minha romaria é de gente humilde, gente simples, que realmente faz sua promessa, quer pagar em Canindé. Aí esse povo vai para o rádio, se aproveita da romaria. Eu lamento este tipo de espírito pobre que essas pessoas têm”, concluiu

15 comentários sobre “Emocionados romeiros demonstram amor e respeito por Chiquinho Oliveira”

  1. Quais municípios do nordeste já levaram a imagem de São Francisco de Canindé para fazer visita in-loco. Se foram 20 mil romeiros que não foram este ano, que venham a Codó, já que os veículos podem trafegar dentro do Estado. Transforme Codó no polo de romarias do Santo Francisco.

  2. Parabéns ao Empresario Chiquinho Oliveira com este Gesto e o Compromisso ASSUMIDO com os Romeiros Franciscanos de Codó,Essa Romaria Não Pode Parar e SIM Continuar com um Transporte Seguro de ÔNIBUS,Se os Romeiros não Foram a Caninde-CE que o CLERO da Igreja Católica de São Francisco Venham a Codó para Este Ato de FÉ com os Codoenses.Vamos Aguardar.

  3. QUANDO EU PENSEI QUE TINHA VISTO E OUVIDO TUDO, EIS QUE ME APARECE UMA ASNEIRA DESSAS. ISSO É FALTA REALMENTE DO QUE FAZER…MEU DEUS DO CÉU, EU NUNCA VI TANTA IDIOTICE….UM MONTE DE GENTE AMONTOADO EM PAUS-DE-ARARA COMO SE FOSSEM ANIMAIS E AINDA QUERIAM BUSCAR CONIVÊNCIA DE AUTORIDADES. É JESUS TA VOLTANDO!!!!!11

  4. Tava na HORA da Mão de São Francisco acabar com os PAU DE ARARA. 1º- porque o Santo não quer que ninguém MORRA,pois DÁ LUCRO A IGREJA de Canindé; 2º – Não pode TRAZER a imagem de Canindé,o que VAI Acontecer é trazer uma IMAGEM PARECIDA COM A ORIGINAL; 3º. – A Imagem pertence a cidade e a Igreja,a imagem não SAI DE LÁ; Então, amigos do FC,vamos CONSTRUIR UMA GRANDE IMAGEM( estatua ) DE SÃO FRANCISCO com 30 metros de alturas. O FC pode dá uma grande ajuda: DOAR UM TERRENO grande para fazer a ESTATUA e o centro de perigrinação de romeiros. Faz uma planilha,ver o investimento e depois PEGA A CHAVE e tira o que foi gasto e deixa pra Codó esta grande OBRA ANTES DE MORRER,pois Codó pode e deve ser um centro RELIGIOSO de todas as religioes do mundo,afinal AQUI É A CIDADE DE DEUS.Ou não é ?

  5. E VERDADE QUANTA IDOLATRIA MESMO ,GLORIOSO E SÓ O SENHOR JESUS, EU TAMBÉM JÁ FUI ASSIM, NÃO ACEITAVA DE FORMA NENHUMA ALGUÉM FALA DO MEU santinhos ,MAIS DEPOIS QUE COMECEI A LER A BÍBLIA, VI QUE ERA TODO ERRADO , NÃO FOI PRECISO ALGUM CRENTE ME FALAR NÃO, EU TINHA UMA BÍBLIA EM CASA E COMECEI A LER E ENTENDER TUDO ,

  6. Antonio Ferreira Costa e Silva,Boa IDEIA.Vamos BOTAR em Pauta na PRÓXIMA Reunião para Saber se APROVA sua IDEIA de Criar um Santuário Franciscano em Codó Pelo Grupo FC.Aproveitando Todas as Sugestões que Você Cita no Comentário.Estamos Gratos Valeu!!

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias