CRISE – ENTENDA onde e como o CARNAVAL DE CODÓ ‘encolheu’ em 2016

Secretarias reunidas dia 22 01 2016
Secretarias reunidas dia 22 01 2016

A primeira reunião com representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Codó para definir o papel de cada uma no carnaval foi realizada na manhã da última sexta-feira, 22. Algumas coisas já estavam pré-definidas por sem de praxe, como, por exemplo, o que fará a secretaria comandada por Márcio Esmero, a de Infraestrutura.

Toda a estrutura da região que vai acontecer o carnaval, Avenidas Augusto Teixeira e Santos Dumont, o próprio corredor da folia, como dá estruturação nas calçadas, meio fio sarjeta, o tapa-buraco (…) para que, com certeza, o folião que chegar em Codó e os da cidade já de Codó tenham um carnaval belíssimo”, explicou Esmero

Mas foi naquela reunião que todos também ficaram sabendo por meio do secretário de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra, o que, realmente, vai deixar o último CARNAVAL DE NOSSA GENTE bem diferente dos demais.

REDUÇÃO NA SEGURANÇA

Nós ouvimos o comandante da Guarda Municipal, José Fernandes, que recruta, treina e coordena, com o auxílio da PM, a segurança privada. Disse que dos 326 homens do ano passado a prefeitura só contratará 200 agora.

Em conversa com o major Hudson Carneiro, por telefone, no sábado pela manhã, ele que participou de uma reunião só sobre segurança na tarde de sexta-feira, obtivemos a informação de que o número caiu de 200 para apenas 150 guardas contratados.

O jeito será priorizar áreas, explicou José Fernandes ao blog quando fora, por nós entrevistado.

“A gente vai sempre priorizar, a questão vai continuar sempre nos mercados, nos hospitais, vamos ser responsável pela segurança desses locais, os distritos como Cajazeiras e 17, vamos tá enviando seguranças pra lá, e a questão do fechamento do Corredor da Folia para o pessoal da revista com detectores de metal, as câmeras de segurança, tudo em torno do corredor”, frisou

MENOS DIAS DE FESTA

Os cortes também atingirão outros setores da festa. A tradicional subida atrás do trio que ocorre desde 1997, salvo engano, na Av. Augusto Teixeira não ocorrerá este ano.

A prefeitura já definiu que não vai contratar trio elétrico e o secretário Augusto Serra informou que, só com esta medida, o município economizará algo em torno de R$ 150.000,00.

Para tentar compensar, toda a festa será concentrada nesta área chamada de Corredor da Folia, mas até por lá o Carnaval encolheu. Os dias caíram de 5 para apenas 4, ou seja, pela primeira vez a festa vai começar aqui no sábado e não na sexta-feira. Prévia não haverá nenhuma.

“A gente acha que esta ausência do trio não irá afetar tanto o carnaval haja vista que a gente vai ter a mesma estrutura de palco, camarote, de barracas, de segurança, o mesmo número de bandas. Uma outra novidade é que a gente tirou a sexta-feira, nós reduzimos um dia, é um custo a menos também para o município diante dessa crise que está posta aí pra nós”, disse Augusto Serra

SEM BAILE DA CORTE

Outra parte da festa que está fora este ano é BAILE DA CORTE onde nos últimos anos, no prédio do Centro de Cultura, escolhia-se rei e rainha do carnaval, fazia-se concurso de marchinha e de fantasias. Augusto disse que o baile pode vir a ocorrer se o Governo do Estado enviar alguma verba.

O BAILE da Terceira Idade também está aguardando recursos estaduais. Do contrário, também não será realizado em 2016.

AS BANDAS

A prefeitura contratou 8 bandas REGIONAIS e 14 bandas de Codó para animar o carnaval deste ano. Os nomes, na data da reunião, estavam dependendo apenas da assinatura de uma documentação para serem divulgados.

As locais vão tocar também em CAJAZEIRAS no sábado e na terça-feira e no KM 17 na sexta-feira e no domingo de carnaval.

DESFILE

O desfile das escolas de Samba será realizado com a participação apenas de ESTRELA DO ORIENTE e UNIDOS DE SÃO SEBASTIÃO. O único bloco que desfilará será o AFRO VERMELHO.

15 comentários sobre “CRISE – ENTENDA onde e como o CARNAVAL DE CODÓ ‘encolheu’ em 2016”

  1. CODÓ, NA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO, “”JOSÉ ROLIM FILHO – O GRANDE””, (dito por um doido da trizidela) NÃO PODE CONVENIAR COM O GOVERNO DO ESTADO. NÃO PODE RECEBER UM REAL, SOMENTE UM REAL. PORQUE?? NÃO TEM PRESTAÇÕES DE CONTAS. NÃO TEM PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. NÃO OBEDECE A LEI DE INFORMAÇÃO. ESSE, É O GOVERNO “”ASSOMBRAÇÃO””. ASSOMBRA A SI MESMO.

    QUEM PODE CONVENIAR E RECEBER RECURSOS DO ESTADO DO MARANHÃO:

    Açailândia
    Balsas
    Boa Vista do Gurupi
    Campestre do Maranhão
    Cantanhede
    Caxias CODÓ, ESTÁ FORA. CULPA DO ZITOVÍRUS.
    Chapadinha
    Davinópolis
    Governador Edison Lobão
    Imperatriz
    Itapecuru
    Itinga
    João Lisboa
    Lago dos Rodrigues
    Lagoa do Mato
    Lagoa Grande do Maranhão
    Lima Campos
    Matões do Norte
    Olho d`Água das Cunhãs
    Paço do Lumiar
    Paraibano
    Paulo Ramos
    Pedro do Rosário
    Peri Mirim
    Pindaré-Mirim
    Santa Inês
    Santo Amaro do Maranhão
    São Benedito do Rio Preto
    São Francisco do Brejão
    São João do Soter
    São José de Ribamar
    São Luís
    São Mateus do Maranhão
    São Roberto
    Timom
    Vargem Grande
    Zé Doca .

  2. ……………………………………………………………………….Aqui está a falência do carnaval do prefeito Zito,muitos querendo ganhar com a festa.

  3. Eu quero saber como uma ……………. consegue contatar uma banda e um trio por mais de 90 mil reais e a prefeitura chora dizendo que não tem verba para o carnaval?

  4. MEU CARO ACÉLIO, É DIVERTIDO LER OS COMENTÁRIOS DE ALGUMAS PESSOAS. SOMENTE AGORA, APÓS SETE ANOS E UM MÊS, OU SEJAM, 85 MÊSES, OU 31.025 DIAS, OU 744.600 HORAS, O “”JONAS”” FAZ A PERGUNTA: “”PORQUE NÃO FALAM A VERDADE?? JONAS, DESDE QUANDO, O PREFEITO E A SUA TROUPE TIVERAM A DISPOSIÇÃO, O RESPEITO, A DIGNIDADE, DE FALAR A VERDADE?? JONAS, A “”VERDADE”” É AQUILO QUE SOBRA DEPOIS QUE O GRUPO DA SUA GENTE ESGOTOU AS MENTIRAS. VEJA, ESTÁ COMEÇANDO A APARECER.

  5. É xó comprar o abadá do Estrela do Oriente e vocês vão ter uma semana de carnaval. Bateria de primeira e aquelas mulata de fechar a rua. Experimentem que é barato.

  6. E o bloco tsunami não vai ter trio? Se é pra economizar não deveria ter, já que todos nós sabemos que um bloco particular por mais patrocinado que seja aqui em Codó não teria condições de manter a estrutura que tem esse bloco com trio e banda de renome nacional,………………………………………………………………………………………………………………… Resumindo a crise não atinge o tsunami.

Deixe uma resposta