Fale com Acélio

O blogdoacelio fez extensa entrevista com o advogado, Francisco Mendes, presidente do PRTB codoense. Durante todo o momento de formação do grupo que chegou a ter 10 partidos, cujo fim já publicamos aqui, ele foi um dos principais militantes.

Após grande decepção, resolveu retirar-se do pleito 2012 e participar apenas como cidadão. Os motivos que o levaram à esta decisão e outros detalhes da entrevista, você pode ler abaixo, na íntegra.

Dr. Mendes

Blog – QUAL FOI O MOTIVO DA DESINTEGRAÇÃO DO GRUPÃO DOS 10 PARTIDOS?

Dr. Mendes – “No meu entendimento,Acélio foi, exatamente, a falta de propostas comuns, ou seja, o grupo se reuniu, discutiu, analisou, parou pra conversar sobre a questão política de Codó, mas não houve interesse comum diante de uma candidatura própria ou mesmo interesse comum em discutir os problemas do município”

Blog – POR QUE NÃO SAIU DO GRUPÃO UMA CANDIDATURA A PREFEITO E VICE?

Dr. Mendes – “ Eu entendo que este foi o principal motivo, além da falta de coerência de pensamento, de unidade, a falta de um programa de governo pra sociedade, a falta de pensamentos coletivos. Nós teríamos que ter uma proposta para a sociedade codoense. No meu entendimento, foram os motivos que nortearam o fim desse grupo e a não candidatura saindo desse grupo que tinha tudo pra ser um grupo forte em Codó”

Blog – COMO O SENHOR ANALISA A REPERCUSSÃO PÚBLICA DO FIM DO GRUPÃO?

Dr. Mendes – “Eu avalio de forma muito negativa, primeiro porque a sociedade codoense tinha uma esperança muito forte em relação a este grupo de pessoas. Porque se tratava de profissionais liberais, que já tinha um certo trabalho na sociedade e que também eram pessoas com nomes na cidade, com mandatos eletivos e que poderiam, exatamente, de forma muito mais efetiva à sociedade codoense. No meu entendimento a sociedade viu de forma negativa porque seria uma nova via, uma nova oportunidade da sociedade opinar nos destinos da cidade, na questão eleitoral, nas opções partidárias”

Blog – E QUANTO AO FATO DA MAIORIA TER SAÍDO PARA APOIAR BINÉ, ZITO OU FRANCISCO NAGIB?

Dr. Mendes – “Pela falta de um projeto comum, pela falta de unidade é que se deu esta questão, ou seja, não se parou em nenhum momento pra se discutir com todo mundo. Mesmo que a gente não tivesse candidatura própria a minha ideia foi sempre ter marchado em conjunto para um só candidato porque a soma das intenções de voto nas pesquisas, nossa, chegava à 17.8%, então, pra onde fôssemos apoiar, mesmo que não tivéssemos candidatura própria nós tínhamos condições de indicar o candidato a vice-prefeito e eleger vereadores e decidir eleição em Codó (…) algumas pessoas pensaram de forma individual, não sei por qual motivo, esse foi um dos motivos que fez com que as pessoas, realmente, tivessem pensamentos totalmente diferente e fossem para grupos diferenciados de forma que a soma de tudo não somou em muita coisa”

Blog – POR QUE DR. MENDES NÃO VAI PARTICIPAR, DE FORMA ELETIVA, DAS ELEIÇÕES 2012?

Dr. Mendes – “Foram dois motivos. Primeiro, eu sou uma pessoa que trabalho em grupo, quando trabalho em grupo sou muito coerente em relação ao grupo. Quando me reuni com o grupo sempre disse que tínhamos que ter uma candidatura própria, foi minha defesa desde o início até o final (…) o fato disso não ter acontecido inviabilizou a candidatura não só minha, como de todas as pessoas que estavam neste grupo, de forma efetiva uma candidatura a prefeito, a vice-prefeito.

(…) Meu objetivo na eleição de Codó era ser candidato a prefeito ou à vice-prefeito, não candidato a vereador, mas quando isso (separação) aconteceu inviabilizou não só meu nome como o nome de diversas pessoas que poderiam ser candidatos dentro do grupo, então esse foi um dos fatos.

(…) a outra razão em si foi, exatamente, a repercussão pública do fato, principalmente, em relação à compra e venda de partidos, então, como eu poderia, no dia 30 de junho, estar num grupo de partidos com a ideia de lançar um candidato, nesse momento eu pular pra qualquer outro candidato? Eu não tinha nenhuma relação com Biné, Zito ou FC Oliveira (…) então por isso mesmo eu resolvi não sair porque entre a minha biografia, o meu nome e uma questão partidária em que eu teria que tendenciar para uma das coligações eu preferi, realmente, ficar fora do processo”

Blog – QUANTO A ATITUDE DO EX-PREFEITO ZÉ INÁCIO MANTER-SE FIRME E LANÇAR CANDIDATURA, O QUE O SENHOR TEM A DIZER?

Dr. Mendes – “O Dr. ZÉ Inácio tem suas idéias próprias, respeito sua posição, não concordo com o fato dele ter saído, mas respeito sua posição porque, neste aspecto, ele foi, pelo menos, coerente e ficou até o final desta luta tentando fazer com o que o grupo permanecesse unido para se lançar um candidato (…) no meu sentido, entendo que ele foi leal até o final do processo”

Blog – OBSERVANDO AS CANDIDATURAS LANÇADAS, QUAL A POSIÇÃO DE DR. MENDES, SEGUE ALGUÉM?

Dr. Mendes – “Como partido, o PRTB não está apoiando nenhum candidato, como cidadão devo votar no Zé Inácio pela coerência dele ter permanecido até o final do processo”

Blog – QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS PARA FUTURO NA POLÍTICA CODOENSE?

Dr. Mendes – “Meu plano para o futuro é recomeçar, sempre recomeçar, ou seja, assim como eu comecei na minha vida como advogado, como estudante eu vou começar em 2013, de novo, com novas pessoas, novas idéias, nova perspectiva de cidade pra gente estar, no futuro, disputando as eleições, ou seja, desta batalha estamos nos retirando, mas a guerra continua”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

QUINCAS BORBA – VESTIBULARES

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

 

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias