Estudantes do Renê Bayma encerram projeto ‘A Mulher na Literatura”

Peças teatrais, Jograis, danças, belas declamações. Foi assim o encerramento  do projeto ‘A MULHER NA LITERATURA”, realizado pela segunda vez na escola estadual Renê Bayma (Complexo).

Todos são alunos do 3º ano do Ensino Médio. Cerca de 80, de três turms,  foram desafiados a  conhecer a vida de várias escritoras brasileiras e estrangeiras e, mais do que isso, conhecer suas principais obras literárias.

MUDANÇA – CLARISSE LISPECTOR

Aline de Oliveira e Kedna Nogueira escolheram conhecer  mais a fundo  a escritora brasileira Clarisse Lispector. Apresentaram o texto ‘MUDANÇA’.

“E pular pra alguma coisa diferente, participar de coisas diferentes daquilo que a gente faz no dia-a-dIa…CLARICE LISPECTOR CONTINUA INSPIRADORA? Com certeza, tanto antigamente como agora ela só vem crescendo cada vez mais”, disse Aline à nossa reportagem

 “Ela escreve, principalmente, sobre seus sentimentos e isso inspira várias pessoas, eu acho isso muito incrível”, complementou Kedna

CORALINA

Adrian Ferreira descobriu o universo de Cora Coralina, a poetisa e contista brasileira nascida em Goiânia – GO – em 1889.

Mulher apaixonada por versos simples do cotidiano goianense desde os 14 anos, que teve sua primeira  obra publicada somente na terceira idade.

 “Ela já vinha escrevendo, mas não tinha condições de publicar. Com a ajuda de amigos e pessoas conseguiu aos 72 anos o seu primeiro livro que é Contos dos Becos de Goiás e Estórias Mais”.

O painel de abertura do evento com várias fotografias destas escritoras (incluindo Martha Medeiros, Jane Austen, Aghata Christi) mostrou bem o quanto os alunos tiveram que ler para conhecer tanta gente importante que  fez dos contos, versos e poesia sua maneira de falar do mundo e o resultado foi positivo.

“Para que a gente tenha uma boa produção na sala de aula e também fora porque nós precisamos também trazer para que os jovens possam ler, ler nos transforma e nos traz prazer e emoção”, concluiu o aluno Yuri da Silva Gomes

O PODER DO TEXTO LITERÁRIO

A professora de Língua Portuguesa, escritora e  idealizadora do evento literário Elany de Maria Moraes da Silva falou de sua crença no poder do texto literário motivo pelo qual diz insistir neste tipo de atividade escolar.

 “O resultado é positivo porque meu objetivo é promover o encontro do aluno com o texto literário porque eu acredito no poder do texto literário. O texto literário desenvolve a capacidade de expressão, de comunicação e imaginação”

Um comentário sobre “Estudantes do Renê Bayma encerram projeto ‘A Mulher na Literatura””

Deixe uma resposta