EXCELENTE NOTÍCIA – MEC reconhece 4 cursos superiores do IFMA Campus Codó

O Instituto Federal do Maranhão, Campus Codó, inicia seu ano letivo nesta segunda-feira (23), e os 700 alunos dos cursos de nível superior oferecidos pela instituição já têm o que comemorar.

Quatro, dos seis disponibilizados, receberam o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura.

"Nossos cursos são de qualidade", destaca José Cardoso
“Nossos cursos são de qualidade”, destaca José Cardoso

Para reconhecer  um curso, o MEC avalia a organização didático-pedagógica, o nível dos professores e a infraestrutura oferecida, que envolve, por exemplo, quantidade de laboratório, equipamentos disponíveis e até se existe uma boa biblioteca com acervo para todos os cursos. A nota varia de ZERO a 5.

O Instituto Federal Campus Codó foi aprovado obtendo nota 3 porque, na opinião do Ministério, ainda precisa melhorar um pouco apenas no ítem infraestrutura.

CURSOS RECONHECIDOS

Os cursos reconhecidos, agora em fevereiro, são:

  • Licenciatura em Química (implantado em 2010)
  • Engenharia Agronômica (implantado em 2010)
  • Tecnologia de Alimentos (criado em 2011)
  • E Biologia (iniciado em 2012)

A direção terá uma meta à cumprir a partir de agora, mesmo após o reconhecimento, cuja finalidade é fechar em 100% os itens exigidos para que o aluno tenha o melhor desses cursos, como informou à TV Mirante diretor, professor José Cardoso.

“Nós temos algumas metas a serem cumpridas 2015/2016 que são a construção da biblioteca, laboratórios, mais 8 laboratórios e também a aquisição do acervo bibliográfico para todos os cursos, essas metas são fundamentais para que nós tenhamos a continuidade dessa aprovação, desses cursos nos próximos anos”, garantiu

O Instituto ainda aguarda o reconhecimento, para este ano, de mais dois cursos superiores – Matemática e Ciências Agrárias.

José Cardoso e todos que estudam ou trabalham no Instituto, que tem uma das melhores referências do Nordeste, estão muito contentes pela aprovação e confiantes na demais que virão.

“Nós credibilizamos ao MEC que nossos cursos são de qualidade, esse é um aspecto fundamental. O segundo é o comprometimento da equipe, nós temos uma gestão que está no caminho certo, não só do Campus Codó, mas através do Instituto Federal através da nossa reitoria”, concluiu o diretor

10 comentários sobre “EXCELENTE NOTÍCIA – MEC reconhece 4 cursos superiores do IFMA Campus Codó”

  1. Duas questões são relevantes para caracterizar a importância da aprovação destes cursos superiores do IFMA Campus Codó. A primeira questão trata-se da grande demanda da população estudantil de Codó e região por acesso a Cursos Superiores Públicos,um exemplo claro disso, foi a concorrência para o curso de Engenharia Agronômica de nosso Campus: 997 concorrentes para 40 vagas oferecidas em 2015,outro dado é o numero expressivo de alunos que se deslocam, todos os dias, para Caxias em busca de outros cursos em faculdades privadas. De fato, as instituições Educativas públicas e privadas de Codó estão longe de atender integralmente aos interesses e necessidades de formação superior da população estudantil egressa do Ensino Médio. A segunda questão diz respeito a necessidade de qualificar a população Codoense e Maranhense na formação de eixo Agrícola com qualidade, pois, embora saibamos que a economia local é sustentada pelos setores da Industria, Comércio e em certa medida dos serviços prestados pelas agencias bancárias, prefeitura, IFMA, UFMA etc…, a grande área potencial, a ser investida e desenvolvida é a área agrícola, no sentido lato da palavra, que envolvem as produções vegetal, animal e o processamento desses produtos, ou seja, Agricultura, Pecuária e Agroindústria, todos o diagnósticos sócio econômicos apontam para essa direção. Há uma identidade natural da população local com o campo, com a Zona Rural; grande parcela da população residem na cidade de Codó mas são remanescentes da Zona Rural, migraram em busca de emprego, melhores condições de vida ou para serem empreendedores na cidade, a situação inversa também é verdadeira, há um estreito vinculo da população eminentemente Urbana com a Zona Rural: são proprietários, arrendatários, trabalhadores rurais, pescadores,agricultores etc… além disso é claro, da população genuinamente agrícola, que lá produzem e residem. o importante é saber que o IFMA, assume o seu papel, agora reconhecido pelo MEC, na qual qualifica com qualidade a população estudantil com oferta de cursos técnicos integrada ao Ensino Médio: em Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Informática e com a oferta de cursos superiores: em Agronomia, Tecnologia de Alimentos, Ciências Agrárias, Matemática, Química e Biologia. É o Campus com maior numero de estudantes matriculados em cursos superiores dentre as 26 unidades do IFMA. Qual o caminho para potencializar a área Agricola?? Gerando emprego renda e qualidade de vida para a população?? De políticas Públicas efetivas de Agropecuária, Agroindústria Articuladas com a Iniciativa privada…

  2. E a nossa estrada Cardoso? Queremos respostas se não vamos nesses dias parar aquela escola. Não duvidamos mais que naquela escolar tem ………….

  3. É com imensa alegria e satisfação que recebo essa excelente notícia. Quero parabenizar a todos que participam e/ou participaram desse processo de reconhecimento dos cursos do Instituto. Parabenizo o professor Cardoso, pela sua incansável batalha por melhorias pedagógicas e estruturais no IFMA, a todos os representantes dos departamentos, diretores, coordenadores, a todos os professores, a toda equipe administrativa, aos alunos e à comunidade codoense e região, que só tem a ganhar com o reconhecimento dos cursos superiores da instituição.
    Que possamos sempre trabalhar para garantir a oferta de cursos com qualidade, como tem sido feito até agora, e a prova disso é o reconhecimento.
    Um forte abraços a todos os companheiros de trabalho, que tem sua grande parcela de contribuição para este feito. Parabéns!

  4. Bom dia!

    Algumas correções:

    Os Conceitos Preliminares de Curso (CPC) vão de uma escala de 1 a 5;

    A nota do curso o formada pelo CPC e pela nota obtida pelo aluno no ENADE

    O CPC dos cursos que tiveram nota 3 foram: Licenciatura em Química, Engenharia Agronômica,Tecnologia de Alimentos como a própria sigla informa o conceito é preliminar e poderá aumentar com a conclusão da nota obtida pelos alunos de cada curso no ENADE

    Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas foi avaliado com nota 4 e não 3 como informado na matéria;

    Portanto

    “…Consolidado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, cursos com conceito 3 serão aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem…

    O referido conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. ” (FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?id=13074:o-que-e-o-conceito-preliminar-de-curso&option=com_content )

  5. Porque não Criar os Cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária no IFMA Campus Codó,já esta MAIS que na Hora de Pensarmos em Formação Superior Voltado para o Meio RURAL de Codó e Região.

  6. Notícia muito boa. Codó e região só têm a ganhar! parabéns a todos que compõe a Instituição. Acho interessante e possível a implantação do curso de Zootecnia, já que o IFMA de Codó, disponibiliza de profissionais na área, e está localizado em um grande laboratório a céu aberto com rebanhos e plantéis de qualidade.

  7. Meus sinceros parabéns ao campus Codò,pela grandiosa conquista,pois sei que não é fàcil alcançar esse mérito. Parabéns especial ao professor cardoso pois isso mostra como ele exerce muito bem seu papel de diretor e parabéns a todos os demais professores que fazem parte da instituição que se empenham pra oferecer o melhor em educação ao seu alunado. Enfim parabéns a todos,que esse reconhecimento sirva de incentivo para busca de mais e mais melhorias para essa instituição a qual me orgulho de ter feito parte.

  8. Orgulho não só para os codoenses, mas também para todos da região dos cocais… Fica o reconhecimento a todos os responsáveis por esse feito: desde o pessoal da limpeza, professores, diretoria e principalmente aos alunos q tanto colaboram para tal.

    Contente demais pela notícia, só resta a qualificação da licenciatura em matemática pra minha alegria ficar completa.

  9. É e o ensino médio?? Não vamos ter professor de filosofía e Educação Física, francamente isso é uma vergonha para o instituto, e a nossa comida qué uma coisa ruim, e a nossa estrada da guarita até a escola ta um lixo aquela estrada ai ta com cursinho vei paia ai fobando francamente o ensino médio bosta

Deixe uma resposta