Fale com Acélio

Dona Maria Dalvanir Delgado da Cruz Silva hoje lidera um grupo de 20 mulheres da Pastoral da Pessoa Idosa, que, por enquanto, só existe na Paróquia de Santa Teresinha, mas há intenção de ampliar para as demais 6 paróquias codoenses.

Isso porque já está provado que o trabalho funciona. O grupo atende à 133 idosos visitando-os de casa em casa, no mínimo uma vez por mês, na área do Santa Teresinha com Codó Novo. É um serviço assistencial e religioso.

“A gente faz o acompanhamento na casa dos idosos, visita domiciliar uma vez por mês, conforme a necessidade faz mais de uma vez. Ver a necessidade deles, leva à Eucaristia e a gente conversa, eles são muito amigos da gente e é um trabalho gratificante”, explicou com ar de felicidade

MAUS-TRATOS

Para termos uma noção de quão importante é este trabalho, só no mês de junho, conforme dados coletados no Centro de Referência Especializado da Assistência Social, 10 denúncias foram registradas de problemas envolvendo idosos como vítimas, as vezes da própria família (maus-tratos, abandono, falta de alimentação, remédio, apropriação indevida do cartão da aposentadoria e muitos outros crimes).

“A gente encontra algumas dificuldades. As vezes não tem a família, outros têm a família, outros são acamados, não têm uma orientação e também a dificuldade que a gente encontra muito ainda precisa de uma assistência, ainda precisa o agente de saúde acompanhar melhor, muitos trabalham, mas muitos…tem nos nossos casos muitos (idosos)que não receberam a vacina por não poderem chegar ao posto e a vacina não chegou até eles”, criticou a voluntária da pastoral

O trabalho de acompanhamento regular da Pastoral da Pessoa Idosa  minimiza  esta estatística cruel com uma atividade solidária e muito simples – visita domiciliar, as vezes só para bater um papo carinhoso, ouvir e aconselhar o idoso ou seus familiares.

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA COM ESTE EXEMPLO DE PESSOA (que só tem 57 anos).

14 comentários sobre “EXEMPLO: Conheça dona Dalvanir – a mulher que cuida de 133 idosos em Codó”

  1. Parabéns a Dona Dalvanir e a Todos da Pastoral da Pessoa Idosa Pelo Serviço e Pelo Espírito Cristão!
    O Mundo Hoje,Necessita de Pessoas Altruístas!

  2. Maravilhoso esse trabalho. Uma forma muito bonita de levar a esses idosos o amor de Deus e aquele amor de amigo que muitas vezes não se tem em casa. Que Deus abençoe vocês sempre.

  3. Conheço o trabalho da Dalvanir e admiro muito a força e determinação que ela tem em ajudar esse público que tanto necessita de atenção.
    Que Deus a abençoe sempre e que atitudes como estas sejam copiadas pra que sejam multiplicadas.

  4. Estou meio triste por esta situação, dos meus conterraneos quadro que dechou-me estarrecido.Posso quero ser VOLUNTÁRIO.Qual é o procedimento?

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias