De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estar abaixo da linha da pobreza, ou ser extremamente pobre, é pertencer à uma família que vive com menos de R$ 70 por mês. No Brasil, de acordo com dados divulgados pela Revista Época, são 8,5% da população brasileira vivendo neste estado de calamidade.
Isso equivale à 16,2 milhões de pessoas.
Codó também está dentro deste contexto de miséria, muito embora estejamos, nas últimas três décadas, diminuindo esta cruel realidade.
PROBREZA EXTREMA EM CODÓ
De acordo com o censo IBGE 2010, na atualidade, 25,07% dos codoenses são EXTREMAMENTE POBRES (menos de R$ 70 por mês em casa para sustentar a família). Na ponta do lápis, partindo do fato de que temos 118.038 pessoas no município, significa que, exatamente, 29.592 de nossos irmãos de sangue e terra vivem abaixo da linha da pobreza, sofrendo todos os dias.
Já foi pior. Em 1991 éramos 49,27% vivendo em extrema pobreza, dez anos depois (em 2000) este índice caiu para 44,37%.
De acordo com o último censo, 44,04% dos codoenses estão um pouquinho acima da linha de extrema necessidade sendo classificados como POBRES. Numa escala que vai de ZERO á 1, para medir o nível de renda, pobreza e desigualdade (chamado GINI) a de Codó atinge a marca de 0,57.
E OS POLÍTICOS?
Se quase tudo passa pela mão dos políticos (oportunidade de emprego, criação de vagas no mercado, saúde, educação) é inevitável a pergunta – o que será que estes nossos meninos da política andaram fazendo em mais de um século de existência desta Codó de extremamente pobres?
6 Respostas
Então, isto é fruto da política do quilo de arroz, do peixe, do populismo e o nosso povo ficou viciada se esquecendo de se preparar para vencer, ficando assim marginalizado pelo anafabetismo e pela desqualificação. Que Pena! mas as pessoas só o que planta.
Codó SEMPRE foi um Municipio do Maranhão MUITO Pobre,é Muito Triste Ver e Poder Falar de Tanta Pobreza na Minha Terra Codó,isso é dito por quem Mora,Trabalha ou Visita Codó.ATÉ Quando vamos ser Incluidos nestes Rol de Extrema Pobreza Brazileira,do IBGE,ONGs.
BÔA PERGUNTA ACÉLIO. VOU CONTAR UMA CASO OCORRIDO COM NACIF, UM AMIGO DE
CODÓ, PASSADO ENTRE ELE E O SEU FILHO, RESIDENTE EM SÃO LUIS.
PAI: MEU FILHO, AQUI EM CODÓ ESTÁ TUDO DIFÍCIL, NÃO HÁ DINHEIRO.
FILHO: PAPAI, VEM PRA SÃO LUIS, AQUI O DINHEIRO ESTÁ CORRENDO A VONTADE.
PAI: MEU FILHO, SE EM CODÓ O DINHEIRO ESTÁ PARADO E EU NÃO CONSIGO PEGAR
IMAGINE ELE CORRENDO.
É AMIGO NACIF, O DINHEIRO PAROU NAS MÃOS DA TURMA QUE CUIDA DA SUA GENTE
E NÃO HÁ A MÍNIMA POSSIBILIDADE DE VOCÊ PEGAR. CONFORME-SE.
É uma triste realidade acelio…Codo uma cidade grande e
Com potencial Pra abrir novos negócios e assim gerar novos empregos mas não acontece isso…pois o dinheiro da cidade esta muito monopolizado…nas mãos de poucos e essas poucos não dão chances e nem alternativa Pra isso mudar…a economia de Codo é algo difícil..queria que vc buscasse informações de negócios aqui em Codo, ou seja, empresa que estão na ativa por mais de 3 anos…isso é algo raro em Codó…tudo que coloca fecha pois se torna algo sem retorno financeiro…estamos anos luz atras de cidades parecidas proporcionalmente….a pobreza e a miséria se alastrou por essas terras e eu torço para que tenhamos dias melhores
Uma conhecida minha tinha uma secretária, que fazia faxina 3 vezes por semana e recebia de acordo o salário mínimo por 12 dias trabalhados uma média de 300,00 mas de repente essa secretária disse, vou sair desse serviço minha patroa pois meu marido está na frente dos correios cobrindo motos e vidros de carros com caixa rasgada e tira por dia 50 reais, estamos ficando ricos, não preciso mais trabalhar aqui. e tchau!
isso alé dos cartões de bolsa escola, tal tal….. fazer o que?
25% DE EXTREMA POBREZA? a conta esta arreda.
120. mil habitantes
15 familias ricas
20 mil pobres
100 de miseráveis. dos quais 80 mil em estado de miséria absoluta
AGORA VC IMAGINA ESTAS 15 FAMÍLIAS TIRANDO LEITE DE PEDRA.
UMA PENA CODÓ