Fale com Acélio

Em povoados mais próximos da cidade tem pai levando o filho de bicicleta. É o caso de seu Antonio Alexandre Sousa, de Boqueirão,  que está sendo obrigado a pedalar 8 quilômetros diariamente (ida e volta).

“Vai deixar e buscar…E É DIFÍCIL SERIA MELHOR COMO? Se tivesse o carro era bom né, levar as crianças porque aqui tem um rapaz que estuda lá”, respondeu

São alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, séries que, geralmente, não são oferecidas em todos os povoados da zona rural de Timbiras onde existem 64 escolas. E quanto mais distante fica o povoado da cidade maior é a complicação do pai que não deseja ver o filho perdendo o ano letivo.

PAGANDO CARO

Dona Iracy Menezes optou por pagar mototaxistas para levar dois filhos à escola na cidade onde as aulas começaram dia 4 de março. Mas está ficando sem condições de manter o custo.

“E QUANTO A SENHORA GASTA POR SEMANA? R$ 50, por semana porque é R$ 10 pra ir e vir…TÁ PESADO? Demais (…) começou as aulas dia 4 de março, quatro de março e até hoje”, disse

Tem famílias quebrando coco babaçu para garantir  o gasto com o transporte particular das crianças.É o caso de dona Antonia que dispõe de um salário mínimo dentro de casa, mas hoje já não é mais suficiente.

“Tem um salário em casa, mas não é meu meu amigo e aí pra comprar remédio, comprar tudo não dá, cê acha que dá? CE acha que dá um salário pra cinco pessoas? Tem que trabalhar meu irmão, tem que trabalhar pra poder ajudar”, disse a lavradora Antonia Rodrigues

LONGE DOS FILHOS

Outras estão na situação de dona Maria Antonia de Menezes. Sem poder pagar mototaxistas, ela enviou a filha para a casa de parentes na cidade.

Sofre com a saudade que poderia deixar de existir se o transporte escolar que passava na porta dela voltasse a funcionar em Timbiras.

“precisava não, tava em casa, de manhã estudando da meio dia pra tarde me ajudando aí não tava nas casas, mas como não tem é o jeito…DÁ AQUELA SAUDADE DE MÃE? Há com certeza, com saudade da minha filha hoje mesmo tava com saudade dela né”, reclamou-se

EXPLICAÇÃO DO GOVERNO

O Coordenador da Educação no Campo de Timbiras, Raimundo Juvenal dos Santos, não quis gravar entrevista, mas informou que espera o resultado de uma licitação para a contratação do transporte escolar. Isso deu origem ao atraso.

Disse que dia 1º de abril, as crianças voltarão a ser transportadas, sem adiamento, em caminhões paus-de-arara que serão substituídos por Ônibus escolares ano que vem.

12 comentários sobre “Fabrízio do Foto não disponibiliza paus-de-arara e alunos da zona rural estão sem estudar na cidade”

  1. Caro Acélio.
    Acho que já deu para perceber como nosso amado Maranhão está entregue as traças (ou elegantemente falando: sem a devida e obrigatória assistência social e jurídica). As vezes chego a pensar que não tem mais jeito. Mas é bom acreditar no futuro e por isso, só me resta a acreditar no máximo poder do meu povo (digo isso porque também sou povo habitante desse pequeno planeta). E como o povo tem voz e a voz do povo neste momento é o Blog do Acélio (que continue assim destemido… clap, clap, clap – em pé) aproveito o ensejo para lhe apresentar outra realidade do município de Timbiras:
    1 º – Vamos inicialmente considerar que Educação e Saúde são ações prioritária em qualquer governo que se preze;
    2º – Que para se executar uma dessas ações, o gestor não deve NUNCA, valorizar uma e desvalorizar a outra;
    3º – Pelo que se observa no portal da transparência brasil (www.transparenciabrasil.gov), a EDUCAÇÃO possui mais recursos (dinheiro) que a SAÚDE;
    4º – A saúde, por intermédio do SUS, possui recursos considerados mínimos para a sua execução (recursos = dinheiro, postos, medicamentos e profissionais), ou seja, ninguém pode tirar da saúde o que já é mínimo. Isso é inaplicável em qualquer nível de gestão.
    Pois bem, em Timbiras, Estado do Maranhão, os valores se invertem: O governo municipal de Timbiras fez doação, emprestou ou cedeu, uma Unidade de Saúde (Posto da Atenção Básica, ou UBS ou simplesmente Posto de Saúde) localizada no povoado Flores para a Secretaria de Educação fazer funcionar ali uma Escola. Ou seja, é saúde trocada por educação. Acredito que é totalmente indevido o manejo, pois antes de instalar a “escola” retirou-se do local todos os equipamentos de saúde. A unidade de saúde foi construída com recursos do SUS e agora foi desativada para utilização do setor de educação. Esta ação contraria as normas do SUS, que até onde eu sei jamais poderia ser executada, pois como eu disse antes, não se pode trocar educação por saúde, pois ambas as ações são de execução obrigatórias.
    Fonte: Denuncia na Câmara de Vereadores de Timbiras.
    Questiono:
    – O povo da localidade Flores não deseja saúde, apenas Educação?
    – Não teria o setor de educação recursos para instalar uma escola naquela localidade?
    Por final uma frase colhida de antigo livro: “Não é porque o cavaleiro negro não foi decapitado, que o cavaleiro branco não possa buscar a justiça”
    Aliás, uma pergunta me passa pela cabeça: Como será uma reportagem mostrando a troca do necessário (educação) pelo irremediável (saúde) mostrada pela Tv Mirante? Eih Acélio?

  2. Clara! Quanto menos pessoas esclarecidas, melhor para esses Prefeitos que não tiveram compromisso com a educação do município, como também o atual, pois so assim continuarão sendo eleitos pelo chamado voto de cabresto.

  3. Fabrício ganhou a eleição gente, nada mais natural que ele e sua corja andem de carrões fenomenais e caros e o povo sem carro prá ir estudar, o voto dos bestas ele teve, e o povo sem educação é presa fácil prá gente como os do bando dele que vai continuar a votar na linda familia DOS LAMBE-LAMBE.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

QUINCAS BORBA – VESTIBULARES

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias