Os codoenses andam reclamando da dificuldade para encontrar, à noite, a farmácia escalada para fornecer o plantão 24 horas. Perguntamos ao lavrador José Francisco dos Santos, sobre a importância do cumprimento para o cidadão. Como já esperávamos ele afirmou que se está de plantão, necessariamente, tem que ficar aberta.
“SE TIVER DE PLANTÃO? Tem que ficar aberto porque, imediatamente, abaixo de Deus e Nossa Senhora, é como eu falei, tem um remédio que serve pra certas doenças e remédio tá na farmácia”, respondeu
Dona Raimunda Pereira da Silva, complementou “tem que ficar aberta porque senão como é que a gente compra um remédio de noite?, o cliente vai morrer?”, questionou a lavradora.
OBRIGADOS A DESCUMPRIR O PLANTÃO
As reclamações já chegaram à Vigilância Sanitária e alguns proprietários, realmente, não negam que descumprem a tabela de plantão, mas apresentam uma justificativa pertinente – a falta de segurança.
Esta semana, o empresário Marcos Cardoso, cuja farmácia Droga Vida, na Av. Santos DUMONT, já foi assaltada cinco vezes, sofreu mais um assalto justamente num dia de plantão.
“Nós estávamos no plantão e por volta de 9h dois elementos chegaram armados e anunciaram o assalto, ou seja, nós estamos a mercê desses elementos”, explicou-nos
Ele é um dos que já se viram obrigados a descumprir a Lei Federal dos plantões e para não ser punido aguarda um melhoramento do serviço de segurança.
“Devemos prestar um serviço de qualidade á sociedade? Devemos, é nossa obrigação, mas também nós queremos meios para que nós possamos prestar um serviço de qualidade, da forma que está tá muito perigoso, eu não posso colocar em risco a vida de nossos colaboradores ou tampouco a minha, eu tenho família”, cobrou Marcos
NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O Coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental, Solon da Nóbrega, explicou que o município já fornece um guarda para as plantonistas, mas trata-se de alguém desarmado e sem qualquer treinamento, além disso só fica no local até a meia noite.
Da Nóbrega informou que já fez contato com a secretaria de Saúde para resolver o problema.
“Pra ver a possibilidade da gente colocar essa segurança durante a noite, nos horários mais críticos para que os donos de farmácias possam se sentir seguros e com isso cumpram a lei, estamos estudando esta possibilidade e acredito que no decorrer deste mês de janeiro essa coisa venha a acontecer, eu só não sei quando vai acontecer a questão da segurança armada porque isso é mais delicado ainda”, disse
NOTA – Os dois assaltantes que roubaram a farmácia de Marcos Carodoso, na noite de domingo (5), foram perseguidos pela PM, mas fugiram embrenhando-se na mata do conjunto residencial Novo Millenium.
Até o fechamento desta reportagem não haviam sido presos.
4 Responses
As farmácias, assim como outros comercios, que estejam funcionando em qualquer horário, devem ter sua própria segurança. Imaginemos que a farmácia esteja fechada, aí o “mala”, na calada da noite faz pratica o roubo. isso também é alegação para falta de segurança por parte dos órgãos municipais/estaduais? Sejam coerentes, senhores donos de farmácias!
MAIS MEU CARO SERENO,QUEM OBRIGA AS FARMÁCIAS A ABRIREM A NOITE 24HS EM PLANTÃO É O GOVERNO,ENTÃO EU ACREDITO QUE O GOVERNO TEM QUE DAR CONDIÇÕES DE SEGURANÇA AS FARMÁCIAS,SEJA COERENTE,AI FICA DIFÍCIL, O GOVERNO OBRIGA A FICAR DE PLANTÃO NOTURNO E NÃO DA A DEVIDA SEGURANÇA NAS 24Hs AI FICA INVIÁVEL MESMO AOS FUNCIONÁRIOS TRABALHAREM ASSIM, E SUAS VIDAS EM RISCO NÃO CONTA, POIS QUANDO A FARMÁCIA ESTA FECHADA PODE SER ROUBADA MAIS NÃO TEM VIDAS EM RISCO,SEJA COERENTE MEU CARO SERENO.
OUTRA OPINIÃO,NÃO VAMOS TIRAR A RESPONSABILIDADE DO ATENDIMENTO EMERGENCIAL QUE É DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGENCIAL,NÃO É FARMÁCIA QUE VAI DAR VIDA PARA AS PESSOAS,SE ALGUÉM ESTA PASSANDO MAL, O CORRETO É SE DIRIGIR A UMA EMERGÊNCIA HOSPITALAR AONDE TEM MÉDICOS PREPARADOS PARA O ATENDIMENTO E A MEDICAÇÃO CORRETA A SER APLICADA, O ENGRAÇADO É QUE VIVEMOS EM UM PAIS DEMOCRÁTICO ASSIM PREGA O NOSSO GOVERNO FEDERAL E OBRIGA AO SETOR PRIVADO OFERECER SERVIÇOS( OBRIGATÓRIOS A NOTE INTEIRA DE SAÚDE ),QUE POR LEI DEVIAM SER OFERECIDO SIM NOS HOSPITAIS PÚBLICOS,COM SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE QUALIDADE,SERÁ QUE NOS PAÍSES REALMENTE CIVILIZADOS ESSA OBRIGATORIEDADE ACONTECE?,VAMOS PENSAR NISSO.
Volto a Dizer TEM que Haver Mudanças nos Comandos Policiais de Codó,Delegacia Regional e Comando da Companhia de Policia de Codó,em quanto isso os MALAS estão fazendo o RASPA em Farmácias,Churrascaria,e as Policias Civil,e Militar nada Fazem pela Segurança dos Codoense.já Estão na Hora de Serem Transferidos.Por uma Codó Segura e Tranquila.