Na manhã desta quinta-feira, 11, o advogado Moisés Reis Neto em coletiva à imprensa declarou que foi contratado pela família de professor Gilmar para ser assistente de acusação. Quando perguntado pelos repórter sobre o motivo de sua contratação, se a família desconfiava de que o Ministério Público não daria conta do caso a contento, ele respondeu da seguinte forma.
“É apenas um direito legal que eles estão exercendo (…) ela quer que seja feito tudo dentro do estrito cumprimento legal e que os responsáveis por este crime bárbaro sejam, devidamente, responsabilizados pelo estado através do Judiciário”, frisou
Gilmar Costa, de 39 anos, voltava do trabalho na zona rural. Foi abordado por bandidos no Morro do Canoeiro e assassinado a tiros, numa quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024. Os bandidos fugiram levando sua moto. Todos foram presos depois e estão, atualmente, sob custódia da Justiça em presídio estadual.
Os jornalista perguntaram ao advogado, agora assistente de acusação, sobre o menor que está envolvido no assassinato.
“Existe um menor e ele irá responder por ato infracional que, obviamente, irá ocorrer em processo separado na Vara da Infância e Juventude. Existe o Estatuto da Criança e do Adolescente que veda a proibição do nome do menor e também de comentários ou divulgação de documentos referentes ao procedimento judicial e ao próprio processo judicial, o que me impede de tecer maiores comentários’, afirmou
Pincelou sobre a atual fase processual revelando que ela ainda está em sua fase inicial.
“A fase atual do processo é, justamente, a fase da apresentação da primeira defesa por parte dos acusados que é o que a gente chama de resposta, tecnicamente falando”
E disse como atuará ajudando ao promotor de Justiça do processo.
“Nós iremos acompanhar, estamos no início do processo, como eu falei anteriormente que é, justamente, essa fase de apresentação defesa e iremos acompanhar dando o suporte ao membro do Ministério Público, que é o titular da ação penal exigindo e acompanhando que seja feito tudo dentro do estrito cumprimento do dever legal na expectativa de uma sentença condenatória ao final da jornada processual”, concluiu


Existem casos que não podem cair no esquecimento da população.
Encontrava-me em Codó quando aconteceu o terrivel acidente na rua Pernambuco em que vitimou o nosso amigo Ximenes.
Alguém pode informar neste blogue em que se encontra o zndamento deste processo ?
Foi uma cena tão chocante que, mesmo não sendo parente,fiquei bastante chocado não so pela morte mas também como aconteceu.
Que a familia acompanhe o andamento deste fato para que evite a inpunidade.
Quando fui vereador sempre defendi Pena de Morte inapelavel, para roubo, sequestro e estupro seguido de morte. Temos que acabar com isso.
Dizem que fez exame de sangue porque o único bafômetro estava desregulado, não sei da veracidade nem confirmo se foj isso que aconteceu.
Lembrem-se e revejam a foto do semblante do motorista já dentro do veículo policial, ali revela nitidamente o seu estado de embriaguez.
O conheço e tenho certeza que não houve a intenção de matar porém, incorreu no risco de provocar o ATERRORIZANTE ocorrido. A justiça deixa várias brechas para livrar essas pessoas de uma penalidade merecedora.
Que, pelo menos sirva de exemplo para os que enchem a cara e saem por aí matando, aleijado ou mesmo morrendo.