
Depois da pressão dada pelo programa Fantástico, seguido pelo Jornal Nacional e demais programas da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, por meio de reportagens do jornalista, Alex Barbosa, a Assembleia Legislativa do Estado reduziu o número de salários anuais de seus 42 deputados.
Eram 18, agora serão 15 por ano, de pouco mais de 20 mil reais por mês.
“Hoje a Comissão de Constituição e Justiça encaminhou para o plenário da Casa, por solicitação nossa, já votamos e encerramos este assunto”, disse o presidente Arnaldo Melo, ao vivo, no Jornal do Maranhão 1ª Edição.
FIM DA AJUDA PALETÓ
Melo explicou aos telespectadores que a verba extra era paga no mês de fevereiro e em dezembro, chamada de ‘ajuda paletó’. Com a decisão da manhã de hoje, 11, unânime, os deputados ficarão sem esta grana a partir de agora.
“Na realidade, esta verba de representação ela é paga no início do ano, mês de fevereiro, e seria paga em dezembro. O assunto está encerrado, só seria pago e dezembro, não será mais porque todos nós votamos em plenário, portanto é assunto encerrado. Nos nivelamos a todos às Câmara do Brasil, inclusive à Câmara Federal, que nós nos baseamos, inclusive, pela Constituição o deputado estadual ganha um percentual do salário do deputado federal”
REDUZIR PARA 13
O presidente da Assembleia Legislativa destacou que é possível que os parlamentares maranhenses fiquem apenas com 13 salários, pois já tramita na Casa pedido dos deputados César Pires (DEM) e Bira do Pindaré (PT) neste sentido.
Mas por enquanto, o Poder Legislativo estadual vai manter a ‘sintonia’ com a Câmara e o Senado Federal onde todos recebem 15 salários por ano.
“Quero adiantar ao povo do meu Estado, ao povo do Maranhão que nós estamos trabalhando com transparência e de forma harmônica com este poder e estaremos atentos a medida em o Senado ou Câmara tomar alguma medida a esse respeito reduzindo de 15, que na realidade poderão ser até 13, daqui para o fim do ano, existe este pedido do deputado César Pires e do deputado Bira do Pindaré, e todos nós, agora não vamos aqui tentar tomar medidas antecipadas em relação à Câmara Federal”, garantiu