FLAGRANTE: Polícia Federal detém PMs fortemente armados em fazenda de Biné Figueiredo

Dois policiais militares foram detidos ontem (21) no povoado Puraquê, fazenda do ex-prefeito de Codó, Biné Figueiredo, na estrada que leva à Cajazeiras, que está em conflito com 60 famílias que desejam a desapropriação da área.

Eles foram identificados como sendo o segundo sargento da PM, Aldenor Duarte, lotado em São Luís, e o soldado da reserva, Arternilson Brito da Silva, também da capital do Maranhão.

Com os dois a Polícia Rodoviária Federal, que acompanhava integrantes da Caravana da Liberdade no povoado, encontrou  pistolas calibre 380 e uma conhecida como ponto 40, além de uma escopeta calibre 12.

Em conversa com o blogdoacelio, o advogado da Fetaema, Diogo Cabral, afirmou que eles não foram presos em flagrante, mas foram conduzidos até a 4ª delegacia regional onde prestaram depoimento ao delegado Rômulo Vasconcelos e até às 22h da ontem a situação deles ainda era indefinida, ou seja, ninguém sabia se ficaram detidos.

“Não sei se eles vão ser liberados não, o delegado  tá fazendo o procedimento”, disse o advogado Diogo Cabral

TRABALHO DE JAGUNÇO

Para o advogado e a Caravana da Liberdade, formada por juízes e procuradores do Trabalho que estão combatendo o trabalho escravo e infantil em Codó, os homens estavam fazendo as vezes de jagunços do proprietário da terra, algo que já havia sido denunciado pelos lavradores que gravaram até um vídeo mostrando homens circulando pelo povoado fortemente armados.

“Quando lá chegamos nós nos deparamos, exatamente, com os homens armados. Eles estavam num veículo preto. Os policiais federais revistaram o carro e constataram que eles estavam com armas”, disse o advogado

Perguntamos – O QUE ELES (PMs) ALEGARAM QUE ESTAVAM FAZENDO?

“O que eles estavam fazendo era trabalho de jagunço na área, colocando medo na comunidade, ameaçando todo mundo, é um escândalo isso”, respondeu

23 comentários sobre “FLAGRANTE: Polícia Federal detém PMs fortemente armados em fazenda de Biné Figueiredo”

  1. Tem que prender é o dono da fazenda portanto o responsavel pela contratação dos jagunços ,ainda bem que o não é prefeito se não estaria a guarda municipal comandada pelo Capitão Teo) amedontrando os trabalhadores rural.

  2. CADÊ O MURILO SALEM? PORQUE NÃO COMENTA ESSA NOTICIA? SERÁ QUE TÁ COM O DEDO ENGESSADO?

    Ele pode até comentar, mais ele vai usar a TÁTICA dos… quando vão .., cidadão de bem!

  3. Alguém pode me informar se ja acharam o Prefeito Zito? kakakakakakakaka

    Ontem no fórum o Farinha seca disse que estavam cassando o prefeito, e já são mais de 09h00s e não tem nada sobre ACHADO nos blogs da cidade!

  4. NÃO ESTOU DEFENDENDO O SR. BINÉ FIGUEIREDO. MAS SEJAMOS COERENTES, O
    MESMO, É PROPRIETÁRIO DAS TERRAS E OS MORADORES E INVASORES QUEREM
    QUE O INCRA FAÇA A DESAPROPRIAÇÃO. O QUE DEVERIAM FAZER?? PROCURAREM
    O INCRA, PROVANDO COM O REGISTRO DE UMA COMUNIDADE E ESPERAREM A
    DEFINIÇÃO DO ORGÃO COMPETENTE QUE, POR MEIOS LEGAIS, FARÁ VISITAS PARA
    CONSTATAR SE AS TERRAS SÃO PRODUTIVAS E, MESMO ASSIM, DETERMINAR A
    DESAPROPRIAÇÃO, INDENIZANDO O ATUAL PROPRIETÁRIO. AGORA, EU PERGUNTO,
    QUEM NÃO DEFENDE O QUE É SEU E DE SUA FAMÍLIA?? IMAGINEMOS, APOIAR AS
    INVASÕES DAS PROPRIEDADES SEM OS MEIOS LEGAIS, ESTAREMOS CONTRIBUINDO
    COM A DESORDEM PÚBLICA, TRAZENDO INSEGURANÇA AOS PROPRIETÁRIOS. A
    CONSTITUIÇÃO FEDERAL ESTÁ EM PLENO VIGOR, NÃO QUEREMOS BAGUNÇAS.

    1. Bagunça não sr. Murilo, JAGUNÇO, isto sim,é que é bagunça,assim como é bagunça defender quem contrata jagunços fortemente armados e bagunceiro quem está a defender um Biné Figueiredo,”o pescador”.

  5. CONCORDO COM VC MURILO, PORQUE ESSE PESSOAL NÃO AGUARDAM A DESCISÃO DE JUSTIÇA, VÃO LOGO INVADINDO AS TERRAS ALHEIA, VÃO INVADIR O PREDIO DO INCRA. ESSE POVINHO DE SINDICATOS, SÃO BADERNEIROS MESMOS. TODOS.

  6. Seu José Murilo Duailibe Salem, na minha opinião, acho que não seria necessário colocar jagunços fortemente armados em propriedade que só mora pessoas humildes, trabalhador da roça. Tenho certeza de que se o Biné tivesse tido uma conversa com as pessoas de lá, acho que não chegaria a tal ponto. Que coisa hém? Dias atraz o Biné andava nas ruas e em todos os povoados com aquele jeitinho tão manso, e agora ja ta se comportando como na época de seu pai, mas, como mudou.

  7. Esses invasores são desocupados e preguiçosos. Tem é que meter a lenha neles mesmo. Esse Diogo quer é ser deputado estadual. Um burguesinho de … que por ser incompetente só sabe agredir.E ….

  8. Esse meu amigo ludovicence tem muita vontade de ver o binezão preso. aí é que gostar do cara…eu sei que se Deus oivisse esse tipo de gente , biné já podre na cadeia…

  9. Esse meu amigo ludovicence tem muita vontade de ver o binezão preso. aí é que é gostar do cara…eu sei que se Deus oivisse esse tipo de gente , biné já tava podre na cadeia…Deus não ouve pessoas rancorosas assim. Te converte rapaz e serás feliz, se não vais amargar pro resto da vida esse teu ódio

  10. resposta a murilo ,o mesmo deveria fazer os donos das terras procura os orgao copetente e denucia e esperar a definiçao da justiça. nao fazer valer a força contratando “jagunços” para fazer valer as lei deles.

  11. ENGRAÇADO, O SR. MURILO SALEM CONDENA A FORMA COMO AS FAMÍLIAS TENTAM ADQUIRIR AS TERRAS, ALEGANDO QUE O CORRETO SERIA IR JUNTO AO INCRA E TAL E TAL, MAS APOIA A ATITUDE ILEGAL DO BINÉ QUANDO PÔS JAGUNÇOS PARA DEFENDER SEUS DIREITOS.
    JÁ QUE SE PREOCUPA TANTO COM O CERTO, NÃO DEVERIA ORIENTAR SEU AMIGO BINÉ A PROCURAR JUSTIÇA PARA PROVIDENCIAR A RETIRADA DESSE POVO DE SUA PROPRIEDADE?
    QUAL É MURILO, TEU PASSADO TE CONDENA. QUEM É VOCÊ PRA FALAR DO QUE É CERTO OU ERRADO???

  12. UMA RESPOSTA ADEQUADA, AO ANTONIO RODRIGUES E AO TAL DE GOZADOR.PRIMEIRO
    AO ANTONIO RODRIGUES. REALMENTE, COMO VOCÊ É SABEDOR, O MEU DEDO, AQUELE
    MAIOR DA MÃO DIREITA, ESTÁ ENGESSADO. VOCÊ SABE O PORQUE. EU NÃO TIVE, A
    DEVIDA PRECAUÇÃO AO ATENDER O TEU PEDIDO. AGORA, AO “”GOZADOR””. PESSOAS
    ARMADAS, EM QUALQUER PROPRIEDADE, SERVEM PARA MANTER A SEGURANÇA DOS NÃO
    ENVOLVIDOS NESSE TIPO DE CONFLITO E PROTEGAR UM PATRIMÔNIO QUE, CONFORME
    A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ASSEGURA O DIREITO PATRIMONIAL SOB TODOS ASPECTOS
    ATÉ ACONTECER, DENTRO DA LEI, UMA DESAPROPRIAÇÃO. QUAISQUER COMENTÁRIOS,
    DIFERENTES DAS LEIS E DOS DIREITOS ASSEGURADOS, TÊM, APENAS, CONOTAÇÕES
    DE UMA POLÍTICA PROVINCIANA,NAS TENTATIVAS DE OFUSCAR O MAIS IMPORTANTE
    DO QUE ESTÁ ACONTECENDO. TERMINO DIZENDO, AO LONGO DA MINHA VIDA, JÁ VI
    LUTAS INTERMINÁVEIS POR CAUSA DE 1/2 METRO DE QUINTAIS, QUANTO MAIS DE
    UMA FAZENDA. CONTESTEM O QUE QUIZEREM, MAS A PROPRIEDADE É INVIOLÁVEL.

  13. Acélio, a fazendo desse empresário foi praticamente tomada de um homem, já falecido, chamado Manoel Elisiário…

    Comprou a fazenda mas não pagou… Essa história é antiga… Era pai de uma mulher, cujo marido trabalha para Biné há mais de 30 anos…

    ME revolto com essas coisas… Biné você está colhendo apenas o que plantou… Essas terras nunca foram suas…

    Aguardem, os filhos do velho falecido, legítimo dono do puraqué estão chegando em Codó, com a escritura das terras…

    Aguardem a matéria…

  14. É O SEGUINTE SE O SEU MURILO TIVESSE FAZENDA, SERIA O MAIOR … DO MARANHÃO. QUANTO AO BINE … ISSO É NORMAL, PQ ATE O ZITO, CHIQUINHO FAZ ISSO NA MAIOR CARA DE PAU. E DEPOIS TEM POBRES PARA TODOS OS FINS

  15. Que coisa, pimenta no cu dos outros e refresco. Propriedade privada é inviolavel, a Nossa Carta Magna é clara, qualquer ameaça desta, o dever de seu dono é protege-la dentro dos limites a ele oferecidos. Se existe alguma ameaça e este a protege, qual o crime cometido por este? Legitima defesa é crime? As pessoas confudem segurança com Jagunço, puro sensacionalismo barato, qualque difamação a um cidadão, seja ele um mendigo ou empresario da mais alta sociedade é crime. A investigação tem que ser feita respeitando os direitos de ambos, pois estão valorizando situações anteriores para justificar esta, cada caso é um caso, e todos os cidadãos merecem respeito, pois so vamos ter um pais melhor quanto respeitarmos o proximo, gostamos que respeitem nosso direito, mas não respeitamos o direito do proximo, somos totalmente

  16. Contei 5 babacas a defender essa atitudes, Cade aquele Biné q vivi dizendo q amava o povo?….. kkkkkkkk eu faço é rir de Otarios e babacas a defender isso.. kkkkkkk Parabens, ate um ae usou o Nome de Deus pra defender essas atitudes…. essa ae Precisa mesmo ter Deus no coração.

  17. AO CARO BLOGUEIRO ACELÍO, QUERO DEMONSTRAR MINHA INDIGNAÇÃO POR SUA FALTA DE PROFISSIONALISMO AO POSTAR INFORMAÇÕES BASEADAS EM ESPECULAÇÕES INFUNDADAS,INFORMAÇÕES ESSAS BASEADAS EM UM VÍDEO ONDE MOSTRA APENAS ALGUNS HOMENS ANDANDO DENTRO DE UMA PROPRIEDADE PRIVADA E QUE PODE SER INTERPRETADO DE VARIAS FORMAS. NÃO SE VER NENHUM ATO DE AMEAÇA E NEM ARMAS FORAM APONTADAS PARA AS PESSOAS QUE ALI ESTAVAM E NEM PALAVRAS AMEAÇADORAS, O VÍDEO REGISTRA POR SINAL QUE FORAM ELAS QUE FORAM AO ENCONTRO DOS DITOS“SEGURANÇAS“ ACUSANDO-OS DE SEREM PISTOLEIROS,COISA QUE VOCÊ COMO UMA PESSOA INTELIGENTE DEVERIA PERCEBER, SE REALMENTE FOSSE NÃO SE DEIXARIAM SEREM FILMADOS, E TAMBÉM JÁ FOI CONSTATADO QUE AS ARMAS TEM REGISTRO E PROCEDÊNCIA, FATO JÁ COMPROVADO PELA POLÍCIA LOCAL, TANTO QUE NÃO HOUVE PRISÃO EM FLAGRANTE, ALEM DISSO QUALQUER PESSOA PODE TER SEGURANÇA PARTICULAR QUANDO SE SENTE AMEAÇADA, QUANTOS PREFEITOS TEM PMs COMO SEGURANÇA PARTICULAR? A MAIORIA, INCLUSIVE O DE CODÓ.

  18. BINÉ FIGUEIREDO JÁ TEM ESTE HÁBITO HERDADO DO PAI, MINHA FAMÍLIA QUE MORAVA NAS NAS PROXIMIDADES DO ARADO FOI EXPULSA POR ESTE HOMEM, E A PRÁTICA É SEMPRE A MESMA, ELE COMPRA CEM HECTARES DE TERRA E QUER TOMAR CONTA DE MIL. BINÉ FAZ PARTE DO GRUPO DOS GRANDES G DE TERRA DESTA REGIÃO. E AGORA ESTÁ CONTRATANDO M PARA AFRONTAR OS TRABALHADORES, PESSOAS QUE MORAM A SETENTA ANOS NA TERRA.

    EU ESTOU DO LADO DOS COMPANHEIROS LAVRADORES, VAMOS A LUTA SEM RECUAR.

Deixe uma resposta