Fale com Acélio

O movimento Diálogos pelo Maranhão foi recebido por uma multidão em Barra do Corda na manhã do último sábado (31). Sob coordenação de Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSB), as lideranças locais debateram propostas de desenvolvimento justo, igual e democrático para a região e para o estado.

Flávio Dino
Flávio Dino

Situada na confluência dos rios Corda e Mearim a cidade relatou que problemas com a falta d’água ainda castigam a região. “Mesmo com tanta abundância de água nosso povo ainda precisa carregar latas d’águas na cabeça”, contou o vereador Raimundo Inácio (PCdoB).

Sobre isso, o pré-candidato Flávio Dino reassumiu o compromisso com a proposta de zerar o déficit de abastecimento de água no Maranhão, condensado no “Água para Todos”, primeira proposta do Programa de Governo construído pelo pré-candidato. “Não podemos mais admitir que o maranhense continue carregando água na cabeça. Nossa proposta visa garantir qualidade de vida e a presença de políticas públicas na casa de todos os maranhenses”, disse.

A falta de oportunidades para os jovens da região também foi discutida durante o evento. O presidente da Câmara Municipal, vereador Gil Lopes (SD), denunciou que seis, dos oito trabalhadores que morreram ano passado vítimas de desabamento numa obra em São Paulo, eram de Barra do Corda.

“Para o desenvolvimento da região nós defendemos a criação de uma universidade regional aqui em Barra do Corda. Se houvesse qualificação e oportunidades para os seis jovens de nossa terra que foram para São Paulo, eles não teriam sucumbido naquela tragédia”, explicou o vereador.

Outra necessidade proposta pelas lideranças locais foi a conclusão da MA-012 para que a rodovia possa servir como canal de desenvolvimento para a região. “Eles mostram na propaganda que as estradas estão asfaltadas, mas a realidade é outra. Barra do Corda e toda a região ainda aguarda a conclusão da MA-012”, disse Deoclides Macedo (PDT) ex-prefeito de Porto Franco.

A promoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do estado e que atenda às demandas da região foi defendida por Flávio Dino. “Queremos para o Maranhão um governo digno que tenha como marca a luta pela igualdade e a transformação real na vida das pessoas”.

O pré-candidato ao senado, Roberto Rocha (PSB) também defendeu a promoção do desenvolvimento da região, com investimentos em políticas sociais. “Nosso desafio é exatamente mudar o Maranhão. Mudar a forma de governar. Mudar a forma de fazer política. Mudar a vida das pessoas”, defendeu.

Assim como em outras edições, o movimento Diálogos pelo Maranhão reuniu importantes lideranças políticas do estado. Em Barra do Corda o evento contou com a presença dos deputados estaduais Raimundo Cutrim (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Eliziane Gama (PPS) e Bira do Pindaré (PSB). Entre os deputados federais que participaram do evento estavam Simplício Araújo (SD), Domingos Dutra (SD) e Weverton Rocha (PDT). Também estavam presentes o prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB); Sebastião Madeira (PSDB), prefeito de Imperatriz; e Kleber Alves (PP), o Tratorzão, prefeito de São Domingos do Maranhão.

 Apoio ao pequeno produtor

O movimento Diálogos pelo Maranhão também visitou o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Barra do Corda. A promoção do desenvolvimento sustentável, assistência técnica, apoio para a comercialização e fomento à agroindústria foram reivindicações da categoria.

Valdinar Barros (PT) explicou que acredita que a construção de propostas do Diálogos pelo Maranhão irá contemplar os trabalhadores rurais, que representam parte significativa da economia do estado. “O Flávio Dino sempre esteve próximo da nossa causa, por isso consagramos seu nome para receber o nosso apoio, com a certeza que de que ele contemplará o pequeno agricultor e a agricultura familiar”, disse.

O presidente do sindicato, Manoel Resende, também confirmou o apoio ao Flávio Dino e a falou da importância do movimento Diálogos pelo Maranhão. “Nos sentimos honrados com essa iniciativa de ouvir a nossa categoria. Temos a certeza de que o Flávio Dino é o nome mais preparado para lutar em prol da nossa causa”, avaliou.

O pré-candidato Flávio Dino reafirmou seu compromisso com a causa agrária. “Visitar o STTR de Barra do Corda é como visitar a casa de cada trabalhador rural que sofre com a falta de assistência, com a falta d’água e com a falta de recursos. Estou aqui para reafirmar meus compromissos com a luta agrária”

Diálogos Pelo Maranhão

2 comentários sobre “Flávio Dino é recebido em Barra do Corda”

  1. Pedetistas desmentem Jornal de Sarney

    Deoclides Macedo: O PDT continuará honrando sua história e o legado de Jackson Lago. Está firme com Flávio Dino na oposição.

    A Edição deste domingo (1) do Jornal O Estado do Maranhão, explorou mais uma vez as supostas investidas do pré-candidato do PMDB, Lobão Filho pra cima do PDT. O Jornal trás uma nota que dá a entender que Lobão Filho está em pleno processo de negociação com lideranças da sigla para um entendimento no sentido de levar o PDT para o arco de alianças que dão sustentação ao candidato do consórcio Sarney-Lobão.

    Diz a nota intitulada “Preferidos do PDT” :

    “É o próprio pré-candidato a governador, Lobão Filho, que vem cuidando das tratativas para o PDT participar da coligação que o apoiará nas eleições deste ano.

    Se as articulações, nesse sentido, chegarem a bom termo, ao PDT será oferecida a vaga de vice-governador.

    Três pedetistas fazem parte da preferência de Edinho: Rosângela Corudo (sic), líder política em Imperatriz, Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago e Deoclides Macedo, prefeito de Porto Franco.”

    Conversei com os três citados na matéria, que desmentiram cabalmente qualquer aproximação
    Rosângela Curado, sem possibilidade de aceitar investidas para vaga de vice na chapa do PMDB

    Rosângela Curado, sem possibilidade de aceitar investidas para vaga de vice na chapa do PMDB

    com o pré-candidato do PMDB.

    Deoclides Macedo declarou, na condição de membro da executiva do PDT da qual faz parte na condição de vice-presidente estadual que: ” Firmamos posição, inclusive comunicada ao presidente nacional, que o partido continuará honrando sua história de lutas e conquistas em defesa dos trabalhadores e da alternância de poder, na trincheira daqueles que querem e lutam por mudanças. Nossa posição é essa, nçao abandonaremos o legado de Jackson Lago. Estamos unidos com os demais partidos de oposição apoiando a pré-candidatura de Flávio Dino”

    Rosângela Curado seguiu a mesma linha, ao declarar que “não há possibilidade para outro projeto político em 2014″ .

    Já Igor Lago, também citado na matéria, foi curto e grosso: “Deus me livre dos dois”, ao referir-se à Edinho Lobão e ao PDT.

    É claro que o teor da nota atenta contra a veracidade dos fatos no próprio corpo do texto, já que coloca o médico Igor Lago como um dos pedetistas com quem Lobão Filho estaria conversando. Como se sabe, Igor se desfiliou do PDT e se transferiu para as hostes do PPS. A nota também se equivoca ao tratar o ex-deputado estadual Deoclides Macedo como atual prefeito de Porto Franco, além de errar de modo grosseiro a grafia do sobrenome de Rosângela Curado. No entanto, o registro valeu para tirar a limpo a série de boatos sem fundamento, espalhados todos os dias nos meios de comunicação do grupo Sarney sobre a posição do PDT.
    sem comentários

    Flávio Dino, pelo Maranhão e pelo Brasil
    or Walter Sorrentino

    Repercutiu recente artigo neste blog, comentando decisão do PT na sucessão estadual do Maranhão. Vi reação sincera, ao lado da costumeira exploração da imprensa marrom, pescadores de águas turvas.

    O PCdoB e o PT, desde a fundação deste, têm relações duradouras porque estratégicas: partilham um projeto em comum para o Brasil na atual etapa de luta para alcançar patamar civilizatório para a nação e o povo brasileiro. Como se sabe, depois do PT, o PCdoB foi o único a apoiar todas as candidaturas de Lula desde 1989, até a próxima vitória de Dilma em outubro

    Hoje, isso se concretiza precisamente em reeleger Dilma Rousseff : esse é o centro da tática atual de ambos os partidos. O PCdoB diz que o país chegou a nova etapa que requer outros desenvolvimentos do projeto de desenvolvimento; o PT igualmente diz que é necessário um novo ciclo de mudanças depois da Grande Transformação realizada nestes doze anos. Os dois afirmam a necessidade de asseguarar a continuidade das atuais forças no governo para promover outras mudanças, centradas na realização de reformas democráticas estruturantes – a reforma política, a da regulação da mídia, a reforma agrária e urbana, a reforma tributária, da saúde e educação.

    O PCdoB tem a reeleição de Dilma Rousseff como centro de seu projeto para se fortalecer com a eleição de governadores, senadores e deputados. Fortalecer o núcleo básico do que é a esquerda brasileira – PT e PCdoB – é importante para aglutinar um amplo bloco político e social de afinidade com um programa progressista e de esquerda e, ao mesmo tempo, nortear ampla coalizão de forças em torno desse programa.

    No Maranhão, é mister alinhar o projeto do Estado com o do Brasil. É uma evidência meridiana que os amplos benefícios do desenvolvimento com inclusão social e direitos do povo não chegaram inteiramente ao bravo povo maranhense. Flávio Dino representa essa esperança, mais que qualquer outro candidato, dizem as pesquisas, e tem chances efetivas de vitória – em 2010 não foi ao segundo turno por 0,2% dos votos, no que corrijo artigo anterior imperfeitamente digitado. Nesse sentido, Maranhão é Brasil, e Brasil é Maranhão. Um frêmito democrático e progressista nesse sentido é muito presente país afora, o de abrir a etapa pós-sanerysista no Estado para essa brava gente.

    Flávio Dino e o PCdoB buscaram estabelecer uma ampla união contra a oligarquia cinquentenária, a mais longeva do país, que tem representado um regime político de atraso para o desenvolvimento do Estado e progresso para o povo. O eixo histórico dessa união tem sido, nas diversas etapas percorridas, o PDT do valoroso brizolista Jackson Lago, o PT e o PCdoB, o PSB que criou condições para a derrota do sarneysismo com Jackson Lago e uma série de outras legendas que se somam agora para o anseio e possibilidade de vitória.

    É justo e compreensível que Flávio Dino, encabeçando o projeto, numa disputa antioligárquica, receba apoios variados, amplos e difusos. Foi assim também nas eleições de Lula e mesmo na de Dilma atualmente. Mas Flávio e o PCdoB têm lado e representam um campo político claro: o PCdoB está com Dilma Rousseff nacionalmente, do Acre a Pernambuco, do Rio Grande do Sul ao Maranhão. Ninguém duvida disso, menos ainda a presidenta Dilma Rousseff.

    O PT neste momento decidiu não perfilar esse caminho, que seria o lugar político natural dele. É uma opção cujas razões são essencialmente políticas e explícitas – não tanto eleitorais em beneficio de Dilma no Estado, diga-se -, em função de um aliado nacional. Isso já ocorrera em 2010, embora estivéssemos aliados na disputa à Prefeitura de São Luís em 2008, com um belo resultado para ambos. Sempre dissemos que Sarney no plano nacional não é o sarneysismo como regime oligárquico no Maranhão.

    Afirmei no artigo que a posição do PT contraria o que me parece ser um sentimento dominante entre o eleitorado petista, já que Dilma tem cerca de 62% nas pesquisas no Estado e Flávio Dino tem recorrentemente 55%. Então, isso é uma evidência, até o momento. Talvez tenha me expressado mal ao dizer “petistas” em vez de “eleitorado petista”. Os resultados eleitorais vão comprovar ou não essa assertiva.

    O PCdoB errou politicamente, e o reconheceu, quando na década dos 1990 participou do anterior governo Roseana Sarney. É importante aprender com os erros próprios e alheios, sobretudo entre as forças mais avançadas politicamente. O futuro dirá se a opção do PT foi a melhor.

    Dilma-Flávio, Flávio-Dilma, são as melhores opções para o Maranhão e para o Brasil. Ambos temos enormes responsabilidades para com a nação e o povo brasileiro como um todo. A vitória de Flávio fortalece o projeto nacional e será bom até mesmo para o PT e o eleitorado petista maranhenses. É isso no que acredito pessoalmente.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias