Fale com Acélio

Fotografia tirada em 23 de maio - dia do plantio
Fotografia tirada em 23 de maio – dia do plantio

No dia 23 de maio deste ano um grupo de estudantes e participantes do Pro-Jovem do bairro Santo Antonio, sob o comando da ONG Plan Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estiveram plantando 50 mudas de árvores nativas da mata ciliar do Itapecuru.

Dois meses depois nós voltamos ao local para ver o que tinha ocorrido com o chamado Projeto de Redução de Riscos à Desastres, de iniciativa da Organização Não-Governamental.

 A área do plantio não é grande (menos de 200 metros quadrados),  o que dificulta encontrar o que foi plantado  são outros fatores. O principal deles é a falta de cuidado, cuidado este, na época, delegado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e à Guarda Municipal como bem dissera, em maio à nossa reportagem, o assistente técnico de programa da Plan, Anselmo Costa.

 “ A gente tá inclusive com uma parceria com o pessoal da Guarda Municipal e da Secretaria do Meio Ambiente do município para que eles possam disponibilizar pessoas pra fazer a limpeza da área onde estão sendo plantadas estas mudas e impedir também que vândalos, pessoas ou animais mesmo quebrem essas mudas”, afirmou naquele dia

NADA SE CONCRETIZOU

Nada disso ocorreu. Pontos  onde são amarrados os animais (na maioria jumentos que puxam carroças)  para pastarem na margem continuam sendo usados, não houve limpeza, nem a proteção com pequenos cercados de cada muda. Das cinquenta plantadas, só encontramos três sobreviventes em meio a uma vegetação ainda rasteira, porém, maior que as quase futuras árvores nativas restantes.

 E AGORA, PLAN E SECRETARIA?

Na Plan fomos informados que a responsável pelo projeto está de férias. Já o secretário de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, aceitou conversar conosco. Disse que as pessoas não colaboraram retirando os animais e, além disso,  há sempre um desgaste natural das plantas quando precisam de uma readaptação ao solo o que aumenta a mortalidade.

“A gente planta 50, cem, 200 mudas esperando que duas, cinco, dez daquelas elas consigam fixar-se naquele local”, esclareceu

Perguntamos sobre o que será feito para que o projeto não termine em nada como está na atualidade. Disse que será realizado um novo plantio com os cuidados prometidos em maio.

 “ A gente precisa dar continuidade ao trabalho, sempre tá plantando, voltando pra dá os tratos culturais pra que a gente consiga não só mais duas ou três mudas, mais 10 ou cinquenta mudas se for o caso até a gente conseguir mais produtivo”, concluiu

7 Respostas

  1. ACELIO VC COMO HOMEM INTELIGENTE QUE E; VC JA PAROU PRA PENSAR QUANTA A PLAN RECEBE ANUALMENTE DO GOVERNO FEDERAL PARA EXERCER SUAS ATIVIDADES?
    QUANTO CUSTA AOS COFRES PUBLICO ESTA ENTIDADE? SERA SE SUAS RECEITAS E COMPATIVEL COM SUAS DESPESAS? ESSA ONG PRESTA CONTA COM QUEM? SERA SE NAO DAVA PRA FAZER UM TRABALHO MELHOR AO INVES DE ESTAR OSTENTANDO SO CARROES!
    VEJA TAMBEM
    VEJA TAMBEM A MONTANHA DE RECURSOS QUE CHEGA PARA NOSSA ANTIGA AGROTECNICA; SERA SE NAO DAVA PRA CAPACITAR MELHOR NOSSOS ALUNOS? SAO ENTIDADES QUE RECEBEM DINHEIRO PUBLICO PARA ATUAREM EM CODO E NINGUEM SABE MONTANTE DE RECURSOS E O QUE EFEITO COM ESSES RECURSOS;TA NA HORA DISSO SER PASSADO A LIMPO; TA MAIS QUE NA HORA; CADE NOSSA CAMARA DE VEREADORES? ONDE TA A IMPRESSA?

  2. POUCAS PALAVRAS. É IMPRESSIONANTE O NÚMERO DE ONGs EM CODÓ. PARA O MEU
    ENTENDER, ESSAS ONGs SIGNIFICAM “””ORGANIZAÇÃO NADA GARANTIDO”””. A
    SECRETARÍA DO MEIO AMBIENTE, NÃO RESOLVE NADA, PORQUE SEMPRE ESTÁ NO
    COMEÇO DO AMBIENTE, OU SEJA, NAS SALAS COM AR CONDICIONADO.

  3. Procurei onde fazer minha reivindicação como não encontrei vou fazer por aqui mesmo.
    Primeiro gostaria de começar falando das blits que hoje acontecem em nossa cidade, não sou contra as blits que acontecem, ou da forma que as vezes são feitas. A minha indignação ou os meus porquês. Porque essas tal blits são feitas apenas para condutores de motocicletas? Porque as cobranças são feitas apenas para motoqueiros, as cobranças são somente dirigida a eles?
    Em nossa cidade, mais preciso Codó-MA, temos motocicletas pendentes em algumas situações do trânsito como também temos motocicletas ou motoqueiro hábitos a circular sem problema algum pelas ruas da nossa cidade. Pois bem, do mesmo modo e maneira que existem esses motoqueiros como bom ou má condições de circulares temos condutores de automóveis ou motoristas infratores, motoristas sem habilitação, documentação irregulares e carros com faróis queimados, sem emplacamento, menores condutores, sinto de segurança quebrados, e apenas motoqueiros são parados e se algo de errado for notado é apreendido, por que só os motoqueiros? Aos domingos ou mesmo aos fins de semana motoristas alcoolizados conduzindo seus veículos e se passarem em uma blits não são parados e nem ao menos investigados, ainda não entendi o porquê, sei lá acho que deve mesmo existir leis somente para eles “Motoqueiros”. Fica a minha indignação e pergunta sobre esse assunto.
    Agora a minha outra reivindicação e ao mesmo tempo um pedido para as nossas autoridades e como eu acho que com uma forma até de humilhação peso para a PM de Codó passarem e olharem para o nosso bairro São Francisco conjunto Cohab Vereda. Um bairro cheio de mato, lixo, sem iluminação e com tudo isso proporciona marginais agirem em nossas ruas, assaltando usando entorpecentes e amedrontando nossas famílias, gostaria de solicitar a presença de vocês PM todos os dias em nosso bairro que é carente também de SEGURANÇA PÚBLICA.
    O meu outro pedido também para o meu bairro São Francisco Conjunto Cohab – Vereda, é para o pessoal que toma de conta da limpeza da nossa cidade e bairros, POR FAVOR venham no nosso bairro que para ser uma bairro organizado estar muito longe, estar mais para um matagal ou um lixão sei que a população tem uma boa parte nisso em tornar ele muito mais feio com esses lixos, só que vocês tem a RESPONSABILIDADE e OBRIGAÇÃO de manterem os bairros e cidade limpas e por isso eu lhes peso por favor venham em nosso bairro e ajude nus a torná-lo mais belo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES