Francisco Nagib pede autorização da Câmara para contratar professores analisando só os currículos

Por meio de mensagem Nº 01/2017, encaminhada à Câmara, que a recebeu dia 26 de janeiro de 2017, às 9h05min, o Poder Executivo pede que os vereadores votem em REGIME DE URGÊNCIA e em SESSÃO EXTRAORDINÁRIA um projeto de lei que:

“AUTORIZA, NO PRIMEIRO ANO DE MANDATO, A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DE AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO COM TITULAÇÃO COMPROVADA E PLANO ANUAL DE ENSINO E DÁ OUTRA PROVIDÊNCIA

Justificando a urgência,  diz o texto enviado ao legislativo:

“O projeto em referência é de grande importância para o bom funcionamento do Sistema Municipal  de Educação, notadamente o cumprimento dos duzentos dias letivos dos discentes regularmente matriculados”

O governo MAIS AVANÇOS, MAIS CONQUISTAS também esclarece aos parlamentares que reconhece que o modo certo seria por concurso público, conforme art. 32, II, da Lei nº 1.505/2009, mas o município não dispõe deste tempo.

“Desse modo, imperioso concluir que neste momento seria impossível o lançamento de um edital nos termos retro estabelecidos  que viabilizasse à Secretaria de Educação iniciar o período letivo de 2017 com todas as salas de aulas em pleno funcionamento como é devido. Assim, a realização de todas as etapas expostas acima implicaria em gravíssimo atraso no início do ano letivo, o que  comprometeria seriamente o cumprimento dos duzentos dias letivos obrigatórios para o ano de 2017”, descreve o Projeto de Lei do Executivo

Voltando a fortificar o argumento da seleção por currículo, a mensagem do executivo diz ao final:

“ Nesse passo, a seleção através da análise do currículo de titulação devidamente comprovada acompanhado de plano anual de ensino traduz-se em medida que se impõe por ser mais rápida e hábil a assegurar a continuidade do serviço público de qualidade, bem como selecionar os profissionais com a habilidade exigida por etapa e componente curricular”.

E A VOTAÇÃO?

O projeto de lei poderá ser votado a qualquer momento se a assessoria jurídica da Câmara não emitir parecer desfavorável à sua ida a plenário, quando então retornará ao Executivo para que seja ’emendado’.

ÀS CEGAS (MINHA OPINIÃO)

Se formos considerar apenas a urgência alegada, o projeto de lei merece ser aprovado para que não tenhamos mais prejuízos aos nossos lascados alunos, afinal todo ano temos essa ladainha de contratação de professores que já vi se estender quase pelo primeiro semestre inteiro, uma desgraça.

Também devo registrar que já vi terminar o ano letivo em Codó sem professor de muitas disciplinas em sala de aula. Quer um exemplo? O caso da escola de Cajazeiras, ano passado, foi terrível (para não usar de outro adjetivo).

Se formos atentar para o ponto de vista legal, a iniciativa do governo MAIS AVANÇOS, MAIS CONQUISTAS é uma aberração total. O correto é fazer concurso e pronto, o resto é invenção temporária para a qual o legislador brasileiro e, por consequência, nossa Justiça têm fechado os olhos.

Esta da análise  ‘só dos currículos’ é de uma coragem jurídica sem precedentes.

Ademais, talvez para economizar espaço na folha, tinta, neurônios ou sei lá o quê, o referido projeto de lei, de página e meia apenas, não diz aos edis ( que não tão nem aí mesmo) uma linha sequer sobre como, na prática, se dará esta seleção.

É uma banca examinadora com notáveis educadores, mestres, doutores? é um grupo de secretários? é uma mistura de gente com o cão chupando manga? quem fará a tal análise de currículo, ainda que com a melhor das intenções?

Onde será? qual o nível de isenção e  comprometimento com a nossa educação terão os  tais ‘escolhedores’? haverá a ‘misera’  do bilhetinho com a assinatura do Q.I. embaixo com a frase ‘favor atender’?

Clareza, clareza senhores é o mínimo que esperamos neste momento, afinal o que significa mesmo MUDANÇA na cabeça deste novo governo?

Deus salve a América.

49 comentários sobre “Francisco Nagib pede autorização da Câmara para contratar professores analisando só os currículos”

  1. Acelio o governo nagib está perdido e mal assessorado. Parece uma armação para colocar o pessoal já estabelecido que eles qyerem. Dpedir para vereadores isso nunca foi feito antes, pq agora?

    1. Perguntar não ofende: A atual secretária não era a responsável por aqueles famosos “projetos” da gestão passada que nunca saíram do papel, mas recebia gordas comissões em cima deles?

  2. É triste e ao mesmo tempo eu olho pra esse povo, me desculpem, que não foram enganados, votaram sabendo é tão, agora o opovo, vai vê o que já sabia: chibatada até umas horas. São pessoas sem sentimentos, até pelos parentes. E não adianta se lastimar mais não. Agora é pedir a Deus, que pode todas as coisas,, pra tocar o coração desse homem.

  3. Meu Deus! Que confusão em!
    Esta parecendo que vai ser o mesmo lenga lenga…,será? Métodos ultrapassados ou sem clareza em sua organização. Tem que mostrar transparência prefeito, pois pelo contrário isso não significa nem avanço e tampouco conquista.

  4. Concordo que seria impossível concurso agora,pois isso atrasaria e muito o ano letivo,mas espero que tenha ainda esse ano,chega de humilhação,todo ano é isso.

  5. Quem vai nalisar os curriculum são os servidores da secretaria? Para colocar os seus e este plano de ensino é baixado da net? É só pra quem já trabalhou? Os recem formados não tem vez? Vai ter relatório de diretor perceguidor que nem fizeram seletivos e foram colocados pela janela pois não tinham habilitação ou não prestaram contas do dinheiro que recebeu para poder se candidatar? Se for assim dei meu voto perdido não teve avanço e se houve conquistas foi para os que já estavam no poder pois conseguiram conquistar os seus lugares novamente.

    1. Isso é uma tristeza, houvi esses comentários e sendo assim o seletivo passa a ser uma indicação. Ou seja, quem entrou por indicação, invibializaria os norvoa formandos. Uma vez que o currículo só tem a breve formação. Ficando a merçe dessa injustiça.
      Porque até então, quem tinha um vereador amigo, tinha um contrato por indição. Agora, com esse falso seletivo, prejudica ue realmente deveria estar lutando por educação que Codó realmente merece.

    2. Isso é uma tristeza, houvi esses comentários e sendo assim o seletivo passa a ser uma indicação. Ou seja, quem entrou por indicação, invibializaria os novos formandos. Uma vez que o currículo só tem a breve formação. Ficando a merçe dessa injustiça.
      Porque até então, quem tinha um vereador amigo, tinha um contrato por indição. Agora, com esse falso seletivo, prejudica quem realmente deveria estar lutando por uma educação que Codó realmente merece.

  6. o que adianta fazer concurso se o pessoal vem de teresina e toma as vagas de voces que em vez de ta estudando ta se importando e com o prefeito que ja e muito ricoo,tem e que agradecer selecionar e por curriculo mesmo só asssim o povo de teresina não vem de la e toma a vaga desse povo que nem uma redação sabe fazer

  7. Agora, depois de oitos anos ganhando dinheiro no governo zito rolim e de mais outros empresários, é muito fácil pra Daniel denunciar o que ele não concordava. é um radialista tão compromissado com o povo e com a verdade, que ficou oito anos do governo zito calado. agora, como quer fazer as mesmas chantegans com Nagib começa a fazer oposição.

    muito cômodo e oportuno não é Daniel????????

    Acelio por favor publique! pois todas sabem sobre isso

  8. Acélio tu acaba com os professores contratados desse jeito.Nao existe em nenhum lugar do Bradil 100% efetivos.podem fazer a pesquisa.Mesmo que façam concurso depois meu caro.Nao da pra fazer nem concurso e nem seletivo de prova escrita agora,pois um edital nao é elaborado da noite pro dia.Todo ano nós professores contratados somos massacrados.No governo do Zito foi pior,começando pelo salário.Acélio eu me garanto,sou professora ha 17 anos nas escola privada e públicas e amo o que faço e não me troco por nenhum efetivo.Os pais ficam revoltados quando ficam salas sem o professor,somente com efetivos.

  9. PERSEGUIDOR…. É POUCO. …
    ANALISAR CURRÍCULO, ESTÁ CORRETO, PORÉM, NÃO OPORTUNIDADE TRABALHO PARA AS PESSOAS
    POR ÓDIO AO NÃO APOIO POLÍTICO, ISSO É SER CRUEL. ….
    HOJE ELE É PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CODÓ, E NÃO DE MEIA DÚZIA DE PESSOAS.
    SE SÃO RICOS, ABASTADOS, VIERAM DE OUTRO ESTADO E CONQUISTARAM RIQUEZAS AQUI E ALI …DEVERIAM RESPEITAR O NOSSO POVO, QUE ERROU DRASTICAMENTE VONTANDO EM UM DITADOR.

  10. O Partido Socialismo e Liberdade de Codó – PSOL acionou na manhã desta terça feira, 31, o Ministério Público Estadual para que este exija da prefeitura o cumprimento da lei, no que se refere à admissão de servidores públicos através de concurso público. Na semana passada o prefeito encaminhou para a Câmara de vereadores um projeto de lei pedindo autorização para contratar professores com base apenas em análise de currículo, o que de modo algum altera o caráter ilegal do ato, mas apenas poderá envolver também os vereadores.

    Segundo a representação protocolada pelo PSOL “Considerando a ilegalidade do referido projeto de lei, requer-se a exigência de imediata realização de concurso público para provimento de todos os cargos vagos do magistério municipal. E em caso de descumprimento por parte do prefeito municipal, seja ajuizada a respectiva Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, bem como a punição dos vereadores que compactuarem com o referido projeto de lei”.

    Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
    Diretório Municipal de Codó

    http://lutasocialista.blogspot.com.br/2017/01/psol-aciona-mp-para-exigir-concurso.html

  11. Isso é uma vergonha….ultimo concurso de verdade foi em 2009, onde houve vagas para vários cargos, já faz 8 anos e agora começa tudo de novo. Infelizmente o atual prefeito quando candidato nem prometeu concurso que eu me lembre imaginem agora depois de eleito, muito triste. E o povo vai continuar mendigando contratos de vigia, zelador, assistente administrativo, professor, motorista, técnicos de enfermagem e outros, com salários de fome e humilhação e os eleitos e seus assessores: mordomias e bons salários, pois o povão que os elegem não tem oportunidade de um concurso, e CADÊ O MINISTÉRIO PUBLICO para fazer cumprir a CONSTITUIÇÃO, Isso é uma vergonha…. AGORA QUEM TA ALEGRE É QUEM É DA PANELINHA DO GRUPO DO PREFEITO, INCLUSIVE DEFENDEM A INICIATIVA.

  12. agradeço a iniciativa amigo Acelio, pois é o único blogueiro que tem sido coerente e critico em favor do povo. Onde os outros blogs estão calados. PARABÉNS.

  13. Espero que se de fato essa medida se concretizar, que seja apenas uma medida paliativa e que no máximo até o ano de 2018, o senhor prefeito faça acontecer o concurso público, conforme estabelece a lei que dispõe sobre essa questão.
    A respeito da análise dos currículos, isso pode ser extremamente perigoso e injusto se não for feito por pessoas competentes para desempenhar essa função. certamente não são seus secretários!
    Entendo que principalmente dentro da UFMA, campus-Codó, ele encontrará pessoas preparadas para cumprir essa tarefa. Professores mestres e doutores, com ampla experiência em várias áreas de conhecimento, que muito podem contribuir para o município.

  14. MEU FILHO QUER REMÉDIO CARTEIRAS ESCOLAR .PARA FAZER POLITICA EM OUTRO MUNICÍPIO QRO MAIS NÃO
    MEU FILHO VC QUERIA GANHAR A PREFEITURA . NAO QRO NAO
    MAIS MEU FILHO QUERIA GANHAR O DINHEIRO QUE CAIA NA CONTA NOS DIAS 10 20 30
    ME D PAPAI

  15. O MP poderia obrigar o Prefeito a fazer as duas coisas: fazia o edital do concurso e o edital do seletivo sendo que os seletivados ficariam apenas 10 meses sem prorrogação e os concursados tomariam posse no inicio do ano letivo de 2018. Se nao for assim é balela. Vereador da oposição dê essa ideia.

  16. INTERESSANTE… QUE O PREFEITO FAÇA CONCURSO NÃO SÓ PARA PROFESSOR MAS, PARA TODOS OS DEMAIS CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO: Assistente administrativo, técnico enfermagem, vigia, zelador, motorista e demais cargos. Pois a lei diz que o acesso ao serviço publico deve ser por concurso e isso inclui os demais cargos. INCRÍVEL TODOS AQUI SÓ DISCUTEM CONCURSO PARA PROFESSORES E OS OUTROS CARGOS.

    1. Codoense esclarecido você foi muito feliz nesse seu comentário parabéns. Bem observado meu caro apesar de se jovem ter só 32 anos de idade me lembro que na historia do nosso município entre todos os concursos realizados aqui em Codó terem sido ofertadas vagas para os cargos de Vigia e Zelador.

  17. OUTRA COISA DIZER QUE O POVO DE FORA VEM TOMAR AS VAGAS, ENTÃO PORQUE A PREFEITURA NÃO FAZ UM CURSINHO PARA PREPARAR OS CODOENSES DURANTE ALGUNS MESES E INCENTIVA O POVO A ESTUDAR. QUEM PENSA EM DESENVOLVIMENTO TEM BOAS IDEIAS E COLHE RESULTADOS, AGORA POLITICAGEM É FAZER AS MESMAS COISAS QUE OUTROS POLÍTICOS FIZERAM PARA TEREM VOTOS (CONTRATOS POR VOTOS) E ISSO NÃO GERA DESENVOLVIMENTO GERA ATRASO, POIS ISSO VIVEMOS ESSE ATRASO DE ANOS. ISSO É UMA VERGONHA UM PREFEITO SER ELEITO PARA CUMPRIR A LEI E NÃO CUMPRI. A LEI É CONCURSO E NÃO CONTRATO. CONTRATO É TEMPORÁRIO E EM CASO DE EXCEPCIONALIDADE.

  18. Prefeito Nagib está certissimo, e está pensando na melhor maneira possível para se contratar professores e não atrasar o ano letivo e logo será feito um concurso.

  19. Concordo com a medida de avaliaçao de curriculos desde que seja feita por pessoas capacitadas e imparciais, ja que concurso agora seria inviável, tal medida talvez não impeça mais dificulta as praticas de “apadrinhamento”, onde so se consegui emprego com ajuda de pessoas influentes, ajuda a amenizar contratos fraudelentos onde contratados fantasmas so recebem e nao trabalham. Enfim, ha muito o que fazer na cidade, nao da pra solucionar todos os problemas de um dia pro outro, precisamos ficar atentos e apontar possiveis soluçoes, so assim contribuimos para o bom funcionamento administrativo da cidade.

  20. Eu mando meu currículo para onde? Para a Secretaria de Educação, para o Gabinete do Prefeito ou para o setor de RH das Indústrias Oliveira?!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    “Caçou” os fantasmas do governo anterior, agora vai repovoar o cemitério!

    Mas vocês foram avisados! Lembram?! “Taca, taca, taca, taca, taca, taca, taca, taca, taca, taca, taca, taca…!”

    Príncipe do Sabão, se eu fosse V.Exª, mudaria urgentemente a equipe de Procuradores Municipais. Cuidado!

  21. Concordo com o prefeito, fazer concurso agora será atrasar mais a pobre educação dos nossos filhos, agora tem até setembro pra elaborar e fazer um concurso pra todas as areas, assim vamos parar de reclamar e estudem, porquer ficar só reclamando do prefeito não vai adiantar, porque na hora vem gente de teresina e outras cidades onde se interessam por concursos e levam a chance de vocês.
    Estudem povo.

    1. Verdade concordo plenamente contigo muitas pessoas reivindicam a realização de um concurso publico porem poucas pessoas realmente estudam para serem aprovadas, olha só eu sou um dos poucos professores codoenses que foram aprovados no concurso de 2014 e me lembro que no dia que tomamos posse na UFMA vários professores de fora estavam comentando o fato de que poucos professores codoenses terem passado no concurso da sua própria cidade.

  22. o que eu acho tao engraçado é que no governo d0 RICARDO e do Zito ninguem falava nada tudo calado,agora querem dar pitaco no governo do prefeito Nagib.No governo do Zito teve dois concursos e dois seletivos refresquem a memoria.

  23. Bom ver o quanto de “professores esclarecidos” temos aqui e quantos pseudo conhecedores dá lei!

    Segue um trecho do PCCS de Codó para leitura dos senhores(as):

    Art. 31 – Para a garantia de continuidade dos serviços de ensino, nas
    situações em que o atendimento ao aluno e o funcionamento da escola
    sejam os fatores primordiais, poderá ocorrer contratação de professor, por
    tempo determinado, nos termos da legislação municipal vigente.
    Art. 32 – A contratação de que trata o artigo anterior, observará as
    seguintes normas:
    I. Será sempre em caráter suplementar e a título precário, mediante
    verificação prévia da falta de profissionais aprovados em
    concurso público ou em razão de necessidade excepcional e/ou
    temporário relacionado ao ensino.
    II. A contratação de docentes será precedida da seleção pública
    (mediante prova escrita e de currículo), regulamentada em edital
    pela Secretaria de Administração em conjunto com a Secretaria
    de Educação, e será por prazo de um ano letivo, permitida a
    prorrogação por mais um ano letivo.
    III.Somente poderão ser contratados os professores que possuem a
    qualificação mínima exigida para os professores do Subquadro de
    Cargos Permanentes.

  24. Eu concordo plenamente com o se prefeito Francisco Nagib, professor tem q ter capacidade, pq o qmais tem e professor desqualifiacdos. Gente que faz ensino fundamental, médio e o magistério em 1ano e 6 meses e jáse diz qualificado para lecionar. Professor tem q ser avaliado e bem preparado. Parabéns prefeito

  25. Me lembro que no mandato do Zito teve um seletivo em 2014 para professores no mês de fevereiro e eu fui um dos aprovados e assumi em Abril daquele ano.

  26. Só Jesus..Brasil colonial ainda vive nossa Codó…Certo ou errado,verdadeiro ou falso…esta chegando uma geração Q será sem bla..bla..bla…A geração Q não ficou plantada na cidade..Logo será bem firme em decisões..Até Pq todos conhecem o Mimimi….Não critiquem ninguém,muito menos o povo…Essa é nossa história Q tem Q ser mudada…Quem não está fazendo certo..vai aprender ou vai continuar um ser insignificante,egoísta…Quem nasce e é criado aí,e anda os outros Brasis,sabe quem é de bem e quem não é…Afinal..Em Codó só se conhecia família de políticos..estes Q mandavam e tentam até hoje…Só acho Q o apocalipse está se cumprindo..Os últimos serão os primeiros..,E só Deus sabe a forma certa de julgar..Portanto,parem de olhar P próprios umbigos e agem..pqp.,,”””Da forma certa”…

  27. que cade a doutora secretaria que esta mais perdida que bala em tiroteio fazer professor trabalhar sete sabados por falta de organizaçao dela estamos pronta desde de hoje primeiro de fevereiro doutora se organize educaçao nao anda

  28. verdade fui na escola hoje e me disseram so dia nove e se preparem que terao que trabalhar sete sabado isso e brincadeira dorme com essa sete sabados onde sabemos que aula nos sabados nao rende, se organizem educaçao

  29. o ano ja esta começando atrasado e como sempre os professores pagam o pato por falta de organizaçao da doutora alunso terao que ir sete sabados isso e pra dormi acorda codo

  30. Prefeito Francisco Nagib, o seu eleitorado e agora seus administrados acreditam no senhor, faça o concurso esse ano e dê oportunidade para quem estudar, em Codó tem muita gente capacitada e os que não querem estudar é que ficam correndo atras de contratos todo ano, mas veja 90% dos contratados não passam em concurso por que não estudam e ficam só reclamando que o pessoal de fora toma as vagas, mas não é verdade pois mais de 80% dos professores de Codó são da casa.

  31. CONHEÇO VARIAS PESSOAS QUE TRABALHARAM CONTRATADAS NOS GOVERNOS DE RICARDO ARCHER 8 ANOS + 4 ANOS DE BINÉ + 8 ANOS DE ZITO = 20 ANOS DE CONTRATO DE PREFEITURA, E AO IREM AO INSS, NÃO CONSTA NENHUMA CONTRIBUIÇÃO PARA SE APOSENTAR E IMAGINA AGORA COM ESSE GOVERNO TEMER COM REFORMA DA PREVIDÊNCIA, VÃO MORRER DE TRABALHAR SEM TER DIREITO A UMA APOSENTADORIA. ISSO EU CHAMO DE VERGONHA E HUMILHAÇÃO, AS PESSOAS PASSAREM A VIDA TODA TRABALHANDO E NÃO TER DIGNIDADE DE IREM AO INSS E TER O DIREITO DE SE APOSENTAR E LA NA VELHICE TER QUE MENTI PARA O INSS DIZENDO QUE É LAVRADOR SEM NUNCA TER BROCADO UMA LINHA DE ROÇA, E AINDA TEM GENTE QUE É CONTRA CONCURSO.

Deixe uma resposta